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http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1787
???metadata.dc.type???: | Tese |
Title: | Escrita acadêmica e ação comunicativa: reflexões do professor sobre a produção de textos acadêmicos em inglês no contexto universitário na Venezuela |
???metadata.dc.creator???: | Ramírez, Egledys Guadalupe Zárraga ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Anecleto, Úrsula Cunha |
???metadata.dc.description.resumo???: | Ensinar a escrita em uma língua estrangeira na Universidade é um processo que envolve aspectos linguísticos, comunicativos e discursivos que, no caso da formação inicial de professores, contribuem para o desenvolvimento de habilidades críticas dos estudantes para a criação e utilização de gêneros próprios da esfera acadêmica. Nesse sentido, esta pesquisa busca compreender como a escrita acadêmica é ensinada pelos professores de inglês como língua estrangeira na Universidad Nacional Experimental Francisco de Miranda (UNEFM), na Venezuela, considerando os aspectos linguísticos, comunicativos e discursivos que constituem a produção de textos acadêmicos. Teoricamente, fundamenta-se na Teoria da Ação Comunicativa (TAC) de Habermas, além das contribuições dos estudos de letramento acadêmico de Lea e Street (1998) e do Modelo de Pedagogia de Gênero de Devitt (2009). A metodologia baseia-se na pesquisa-formação, com uma abordagem qualitativa, utilizando o grupo de discussão e a revisão documental como dispositivos para a construção das informações. O grupo de discussão foi composto por quatro professores do Departamento de Línguas da UNEFM, que, durante as três sessões do grupo, manifestaram suas concepções teóricas e metodológicas sobre o ensino da escrita acadêmica em inglês. Para a revisão documental, foram analisados dois documentos institucionais: os desenhos instrucionais das disciplinas do Curso de Inglês e o perfil do egresso da UNEFM. Os extratos dos documentos institucionais e os discursos dos participantes foram analisados e interpretados através dos momentos da hermenêutica-crítica: preconceito, compreensão, interpretação e autocompreensão-reflexão. Entre os achados da pesquisa, identificou-se nos documentos institucionais da UNEFM que a escrita acadêmica é considerada uma competência essencial para o desenvolvimento dos estudantes, enfatizando a produção textual como uma forma de demonstrar conhecimentos linguísticos e socioculturais. Os professores participantes apontaram desafios relacionados à falta de formação específica para o ensino da escrita acadêmica, principalmente em uma língua estrangeira, e mencionaram a necessidade de uma abordagem mais integradora, que contemple tanto os aspectos linguísticos quanto os discursivos e comunicativos da escrita. Do grupo de discussão, emergiram reflexões sobre práticas pedagógicas que priorizam gêneros acadêmicos variados, como resumos e ensaios, mas que, em muitos casos, necessitam de maior contextualização ou de uma relação mais direta com a realidade acadêmica e profissional dos estudantes. Como parte das contribuições dos professores, surgiu uma abordagem crítica para o ensino da escrita acadêmica, que integra a perspectiva da TAC e destaca a necessidade de promover interações dialógicas entre professores e estudantes, além de considerar os interesses técnico-instrumentais, prático-interpretativos e crítico-emancipatórios no ensino da escrita acadêmica. |
Abstract: | Teaching writing in a foreign language at the university level is a process that involves linguistic, communicative, and discursive aspects. In the case of initial teacher training, these aspects contribute to the development of students' critical skills for creating and using genres specific to the academic sphere. In this regard, this research aims to understand how academic writing is taught by English as a foreign language (EFL) teachers at the Universidad Nacional Experimental Francisco de Miranda (UNEFM) in Venezuela, considering the linguistic, communicative, and discursive aspects that constitute the production of academic texts. Theoretically, the study is based on Habermas' Theory of Communicative Action (TCA), as well as contributions from academic literacy studies by Lea and Street (1998) and the Genre Pedagogy Model by Devitt (2009). The methodology is grounded in research-training with a qualitative approach, using discussion groups and document analysis as tools for data collection. The discussion group consisted of four professors from the UNEFM Department of Languages, who, over three sessions, shared their theoretical and methodological conceptions of academic writing instruction in English. The document analysis included two institutional documents: instructional designs of the courses in the English Program and the graduate profile of UNEFM. Extracts from institutional documents and participants’ discourse were analyzed and interpreted through the stages of critical hermeneutics: preconception, understanding, interpretation, and self-comprehensionreflection. Among the research findings, institutional documents from UNEFM indicate that academic writing is considered an essential competency for students' development, emphasizing textual production as a way to demonstrate linguistic and sociocultural knowledge. The participating professors pointed out challenges related to the lack of specific training for teaching academic writing, especially in a foreign language, and highlighted the need for a more integrative approach that encompasses linguistic, discursive, and communicative aspects of writing. The discussion group generated reflections on pedagogical practices that prioritize various academic genres, such as summaries and essays, but often require greater contextualization or a more direct connection with students’ academic and professional realities. As part of the teachers' contributions, a critical approach to teaching academic writing emerged, integrating the TCA perspective and emphasizing the need to foster dialogic interactions between teachers and students while considering technical-instrumental, practical-interpretative, and critical-emancipatory interests in writing instruction |
Keywords: | Escrita acadêmica Letramento acadêmico Teoria da ação comunicativa Formação inicial de professores Ensino de inglês como língua estrangeira Academic writing Academic literacy Theory of communicative action Initial teacher training English as a foreign language teaching |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual de Feira de Santana |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UEFS |
???metadata.dc.publisher.department???: | DEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTES |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos |
Citation: | RAMÍREZ, Egledys Guadalupe Zárrag. Escrita acadêmica e ação comunicativa: reflexões do professor sobre a produção de textos acadêmicos em inglês no contexto universitário na Venezuela, 2025, 204 f., Tese (doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1787 |
Issue Date: | 27-Mar-2025 |
Appears in Collections: | Coleção UEFS |
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TESE_EGLEDYS_GUADALUPE_ZARRAGA_RAMIREZ.pdf | Ramirez, Egledys Guadalupe Zárraga - Tese | 3.17 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
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