???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1790
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Menino veste azul e menina veste rosa: a ex-ministra Damares Alves e o seu evento polêmico
???metadata.dc.creator???: Pereira, Clara Cristiana Odilon 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Lucas Nascimento
???metadata.dc.description.resumo???: Damares Alves, ex-ministra do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, do governo de Jair Bolsonaro (2019-2022), fez diversas declarações polêmicas durante a sua permanência no cargo. Uma delas é Menino veste azul e menina veste rosa, que gerou opiniões divergentes dentro e fora das mídias digitais. Essas divergências representam as disputas políticas e culturais contemporâneas, mas que, desde os tempos longínquos, sempre fizeram parte da sociedade, promovendo discursos que se tornaram centrais nesse contexto. Sendo assim, no contexto atual, inúmeros são os discursos que trazem enunciados polêmicos em meio à atuação política no Brasil. Dessa forma, tomando como objeto o evento polêmico que gira em torno da declaração Menino veste azul e menina veste rosa, de Damares Alves, propomos uma análise de quatro vídeos postado na plataforma digital Youtube em quatro canais diferentes: Jonathan Nemer (2019); Déia e Tiba (2019); Louie Ponto (2019); Nunca Te Pedi Nada (2019). Foram selecionados, de cada canal, um vídeo vinculado ao enunciado da ex-ministra com a intenção de caracterizar os campos discursivos do evento polêmico em análise. Os vídeos foram empregados para a análise dos discursos antagônicos a fim de caracterizá-los, como também para proceder à análise dos atos polêmicos dos sujeitos argumentantes buscando a compreensão dos sentidos dos argumentos e como eles se constituem. Portanto, tomando como ponto de partida a Análise Dialógica da Argumentação (Nascimento, 2018a), foram analisadas as relações entre o orador e o auditório, bem como os atos polêmicos que os permeiam assim como as noções de polêmica em espaços públicos, eventos polêmicos, atos polêmicos. A partir desta análise, foi possível ampliar o debate sobre polêmicas em espaços públicos, especialmente em contextos político-sociais, como o suscitado pelo evento polêmico Menino veste azul e menina veste rosa, objeto central deste estudo. Além disso, foi possível compreender o percurso desse evento polêmico na conjuntura atual. Os resultados deste trabalho proporcionaram a identificação de valores e a compreensão dos campos discursivos presentes no ato polêmico em questão, assim como evidenciaram a maneira como os atos polêmicos dos sujeitos argumentantes influenciam no caráter migratório da polêmica dentro do evento analisado.
Abstract: Damares Alves, former Minister of the Ministry of Women, Family, and Human Rights in Jair Bolsonaro’s government (2019–2022), made several polemic statements during her tenure. One of these is Boys wear blue, and girls wear pink,which sparked divergent opinions both within and outside digital media. These divergences reflect contemporary political and cultural disputes, which, despite their historical roots, have always been part of society, fostering discourses that have become central in this context. Thus, in the current context, numerous discourses include polemic statements within the realm of Brazilian politics. In this light, focusing on the polemic event surrounding Damares Alves’s statement Boys wear blue, and girls wear pink, we propose an analysis of four videos posted on the YouTube platform by four different channels: Jonathan Nemer (2019); Déia e Tiba (2019); Louie Ponto (2019); and Nunca Te Pedi Nada (2019). One video related to the former minister's statement was selected from each channel to characterize the discursive fields of the polemic event under analysis. Thesevideos were used to analyze the antagonistic discourses, as well as the polemic acts of the arguing subjects, aiming to understand the meanings of their arguments and how these meanings are constructed. Thus, based on the Dialogical Argumentation Analysis framework (Nascimento, 2018a), we examined the relationships between the speaker and the audience, the polemic acts that permeate them, and the notions of polemic in public spaces, polemic events, and polemic acts. This analysis made it possible to expand the debate about polemics in public spaces, particularly in political-social contexts like the one triggered by the polemic event Boys wear blue, and girls wear pink, the central object of this study. Moreover, it allowed for an understanding of this polemic event's trajectory in the current context. The results of this study identified values and provided an understanding of the discursive fields present in the polemic act in question. Additionally, they highlighted how the polemic acts of the arguing subjects influence the migratory nature of the polemic within the analyzed event.
Keywords: Argumentação
Polêmica
Política
Discurso
Estudos de Gênero
Argumentation
Polemic
Politics
Discourse
Gender Studies.
???metadata.dc.subject.cnpq???: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTES
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Citation: PEREIRA, Clara Cristiana Odilon. Menino veste azul e menina veste rosa: a ex-ministra Damares Alves e o seu evento polêmico, 2025, 125 f., Dissertação (mestrado) Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1790
Issue Date: 5-Feb-2025
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CLARA_CRISTIANA_ODILON_PEREIRA___VERSAO_POS_DEFESA.pdfPareira, Clara Cristina Odilon - Dissertação1.1 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.