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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Estratégias e tecnologias desenvolvidas por uma universidade pública do interior da Bahia para o enfrentamento da pandemia de Covid-19
???metadata.dc.creator???: Vila Nova, Carla Taiana Araújo 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Araújo, Mariana de Oliveira
???metadata.dc.description.resumo???: Introdução: A Universidade, enquanto lugar e espaço de produção e reflexão do conhecimento e das relações, entre os anos de 2020 a 2023 vivenciou um processo de adaptabilidade compulsória induzida pela pandemia de Covid-19. As transformações impostas pela pandemia culminaram no desenvolvimento de estratégias e tecnologias direcionadas ao planejamento do cuidado interno e regional para garantia da continuidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Objetivos: Analisar as estratégias e tecnologias desenvolvidas e utilizadas, por uma universidade pública do interior da Bahia para o enfrentamento da pandemia de Covid-19; conhecer os desafios/dificuldades e fortalezas/facilidades; e construir um infográfico com as estratégias e tecnologias desenvolvidas. Metodologia: Trata-se de um estudo que possui caráter qualitativo exploratório, realizado na Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). A coleta de dados ocorreu entre os meses de abril e junho de 2024, por meio de entrevistas semiestruturadas e análise de documentos. Os participantes do estudo foram constituídos de três grupos: seis docentes (Grupo I), seis técnicos administrativos em educação (Grupo II) e seis estudantes (Grupo III), totalizando 18 participantes. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo Temática, emergindo quatro categorias: 1) Estratégias e Tecnologias: desvendando conceitos; 2) Enfrentamento da pandemia de Covid19 por uma universidade pública: estratégias (re)planejadas; 3) O entrelaçamento das tecnologias leve, leve-duras e duras; 4) Labirinto de dificuldades e facilidades. Resultados: A estratégia foi explicitada como o uso ou aplicação da mudança situacional, visando alcançar a situação-objetivo, na qual, as tecnologias assumem papel instrumentador da sua materialização, que abarcam as relações, comunicação, saberes, bens e estrutura para atingir o objetivo/plano estabelecido. As estratégias foram definidas na garantia de manutenção das atividades da universidade, em que se destaca a suspensão das atividades presenciais, trabalho e ensino remoto e a formação de Grupo de Trabalho para Gerenciamento da COVID-19. As tecnologias comportam as tecnologias leves, voltadas ao acolhimento da comunidade universitária, leves-duras, demarcando centralidade na estratégia de vigilância em saúde institucional e duras, com enfoque principal ao processamento diagnóstico de amostras respiratórias e produção de recursos de proteção. Os desafios e dificuldades para gerir, propor e replanejar a continuidade das atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação estendemse a necessidade de “roupagens” que definissem as novas formas trabalhar e estudar, mas também vislumbramos práticas que facilitaram e contribuíram para a sua sustentação. Considerações finais: Por fim, observa-se que a manutenção das atividades da universidade, assumiram a centralidade na configuração das estratégias (re)planejadas e executadas, instrumentalizadas pelas tecnologias presentes nos processos decisórios de gestão e na mobilização de recursos. Acredita-se que o comprometimento de propor gerir e controlar para a transformação foi permeado por um (re)(des)construir e (re)aprender com os erros e acertos, as dificuldade e as facilidades, de modo a operacionalizar novas realidades e possibilidades em meio o cenário pandêmico.
Abstract: Introduction: The University, as a place and space for the production and reflection of knowledge and relationships, experienced a process of compulsory adaptability induced by the Covid-19 pandemic between 2020 and 2023. The transformations imposed by the pandemic culminated in the development of strategies and technologies aimed at planning internal and regional care to ensure the continuity of teaching, research, and extension activities. Objectives: To analyze the strategies and technologies developed and used by a public university in the interior of Bahia to face the Covid-19 pandemic; to understand the challenges/difficulties and strengths/facilities; and to build an infographic with the strategies and technologies developed. Methodology: This is a study with an exploratory qualitative character, carried out at the Federal University of Western Bahia (UFOB). Data collection took place between April and June 2024, through semi-structured interviews and document analysis. The study participants were divided into three groups: six professors (Group I), six administrative technicians in education (Group II), and six students (Group III), totaling 18 participants. The data were analyzed using Thematic Content Analysis, resulting in four categories: 1) Strategies and Technologies: unraveling concepts; 2) Coping with the COVID19 pandemic by a public university: (re)planned strategies; 3) The intertwining of soft, softhard, and hard technologies; 4) Labyrinth of difficulties and facilities. Results: The strategy was explained as the use or application of situational change, aiming to achieve the objective situation, in which technologies assume an instrumental role in its materialization, encompassing relationships, communication, knowledge, assets, and structure to achieve the established objective/plan. The strategies were defined to ensure the maintenance of university activities, in which the suspension of in-person activities, remote work and teaching, and the formation of a Working Group for COVID-19 Management stand out. The technologies include soft technologies, aimed at welcoming the university community, softhard technologies, demarcating centrality in the institutional health surveillance strategy, and hard technologies, with a main focus on the diagnostic processing of respiratory samples and production of protective resources. The challenges and difficulties in managing, proposing and replanning the continuity of teaching, research, extension and innovation activities extend to the need for “clothing” that defines the new ways of working and studying, but we also envision practices that facilitated and contributed to their sustainability. Final considerations: Finally, it is observed that the maintenance of university activities assumed centrality in the configuration of (re)planned and executed strategies, instrumentalized by the technologies present in the management decision-making processes and in the mobilization of resources. It is believed that the commitment to propose management and control for transformation was permeated by a (re)(de)construction and (re)learning from mistakes and successes, difficulties and facilities, in order to operationalize new realities and possibilities amid the pandemic scenario.
Keywords: Ensino Superior
Covid-19
Pandemia
Estratégia
Tecnologia
Higher Education
Covid-19
Pandemic
Strategy
Technology
???metadata.dc.subject.cnpq???: SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE SAÚDE
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Citation: VILA NOVA, Carla Taiana Araújo. Estratégias e tecnologias desenvolvidas por uma universidade pública do interior da Bahia para o enfrentamento da pandemia de Covid-19, 2024, 130 f., Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1800
Issue Date: 16-Dec-2024
Appears in Collections:Coleção UEFS

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