???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1807
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLima, Cléo Emidio dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1690509839481218por
dc.contributor.advisor1Silva, Fábio Dantas de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4895226886312268por
dc.date.accessioned2025-05-16T17:32:34Z-
dc.date.issued2024-06-07-
dc.identifier.citationLIMA, Cléo Emidio dos Santos. Entre a emancipação e a adaptação: uma análise da politica curricular para a rede estadual de ensino a partir do Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB), 2024, 152 f., Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1807-
dc.description.resumoO presente trabalho está vinculado à área de política educacional por apresentar uma reflexão sobre a nova política curricular estabelecida a partir da Reforma do Novo Ensino Médio e sua BNCC. Dessa forma, por meio de pesquisa documental, considerando as modificações enunciadas nas normativas, buscou-se refletir e compreender a correlação dessas políticas no documento do DCRB e analisar seus pressupostos para a organização pedagógica na rede estadual da Bahia. Foram analisados documentos em âmbito nacional e estadual, expedidos pelo Ministério da Educação, pelo Conselho Nacional de Educação, pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia e pelo Conselho Estadual de Educação. Estes, compõem o corpus documental da pesquisa por apresentarem as principais diretrizes pedagógicas e operacionais e os marcos regulatórios relacionados à implementação do Novo Ensino Médio para a rede estadual. Tomou-se como base o referencial do materialismo histórico dialético, instrumento capaz de evidenciar as contradições, a historicidade e a totalidade que articula a Reforma com o contexto social e político mais amplo. A partir de Cunha (1977), Antunes (2015, 2018), Gramsci (1995, 2006), Fontes (2020), Mattos (2020), Corti (2019), Kuenzer (2017), Silva (2018, 2020), Silva e Souza (2022), Saviani (2020) e Malanchen e Zank (2020), constituíram-se as principais ferramentas teóricas para refletir sobre a relação sociedadeeducação, assim como no tocante a abordagem das políticas curriculares e as disputas colocadas para a etapa do ensino médio. Embora no DCRB seja anunciada uma proposta curricular que proporcione a construção de um projeto de vida com base emancipatória, partindo de uma formação crítica, constatou-se que a roupagem da nova política curricular formulada para a rede estadual coaduna com os princípios gerais da Reforma, orientada por seu pressuposto pedagógico da pedagogia das competências e sua lógica de redução do currículo dos estudantes da escola pública, sendo fator de reforço das desigualdades sociais, da dualidade na educação e da adaptação dos sujeitos às condições impostas pelo neoliberalismopor
dc.description.abstractThis work is linked to the area of educational policy by presenting a reflection on the new curricular policy established from the Reform of the New Middle School and its BNCC. In this way, by means of documentary research, considering the modifications stated in the regulations, we seek to reflect and understand the correlation of these policies in the DCRB document and analyze its budgets for the pedagogical organization in the state network of Bahia. For documents analyzed at the national and state level, issued by the Ministry of Education, the National Council of Education, the Secretariat of Education of the State of Bahia and the State Council of Education. These are the documentary corpus of research to present the main pedagogical and operational directives and the regulatory frameworks related to the implementation of New Middle School for the state network. Part-is you basis or referential of dialectical historical materialism, an instrument capable of evidencing the contradictions, the historicity and the totality that articulates Reform as the broader social and political context. From Cunha (1977), Antunes (2015, 2018), Gramsci (1995, 2006), Fontes (2020), Mattos (2020), Corti (2019), Kuenzer (2017), Silva (2018, 2020), Silva e Souza (2022), Saviani (2020) and Malanchen e Zank (2020), constituted the main theoretical tools to reflect on the society-education relationship, as well as how the approach to curriculum policies and the disputes raised for a middle school stage. Now the DCRB has been announced a curricular proposal that provides the construction of a life project with an emancipatory basis, starting from a critical formation, it is confirmed that the clothing of the new curriculum policy formulated for the state network is in relation with the guiding principles of Reform, oriented by its pedagogical budget of pedagogy of competencies and its logic of reduction of the curriculum of public school students, being a factor in reinforcing social inequalities, of duality in education and of adaptation of subjects to the conditions imposed by neoliberalism.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniela Costa (dmscosta@uefs.br) on 2025-05-16T17:32:34Z No. of bitstreams: 1 CLÉO EMIDIO DOS SANTOS LIMA - Dissertação.pdf: 1532894 bytes, checksum: 213c2df943ccf31d30ed75a24e021567 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-16T17:32:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CLÉO EMIDIO DOS SANTOS LIMA - Dissertação.pdf: 1532894 bytes, checksum: 213c2df943ccf31d30ed75a24e021567 (MD5) Previous issue date: 2024-06-07eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPolíticas Educacionaispor
dc.subjectPolítica Curricularpor
dc.subjectNovo Ensino Médiopor
dc.subjectBNCC do Ensino Médiopor
dc.subjectFlexibilização curricularpor
dc.subjectEducational Policieseng
dc.subjectCurricular Policyeng
dc.subjectNew Middle Schooleng
dc.subjectBNCC do Middle Schooleng
dc.subjectCurriculum flexibilityeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.titleEntre a emancipação e a adaptação: uma análise da politica curricular para a rede estadual de ensino a partir do Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB)por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CLÉO EMIDIO DOS SANTOS LIMA - Dissertação.pdfLima, Cléo Emidio dos Santos Lima - Dissertação1.5 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.