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Tipo do documento: Dissertação
Título: Entre a emancipação e a adaptação: uma análise da politica curricular para a rede estadual de ensino a partir do Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB)
Autor: Lima, Cléo Emidio dos Santos 
Primeiro orientador: Silva, Fábio Dantas de Souza
Resumo: O presente trabalho está vinculado à área de política educacional por apresentar uma reflexão sobre a nova política curricular estabelecida a partir da Reforma do Novo Ensino Médio e sua BNCC. Dessa forma, por meio de pesquisa documental, considerando as modificações enunciadas nas normativas, buscou-se refletir e compreender a correlação dessas políticas no documento do DCRB e analisar seus pressupostos para a organização pedagógica na rede estadual da Bahia. Foram analisados documentos em âmbito nacional e estadual, expedidos pelo Ministério da Educação, pelo Conselho Nacional de Educação, pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia e pelo Conselho Estadual de Educação. Estes, compõem o corpus documental da pesquisa por apresentarem as principais diretrizes pedagógicas e operacionais e os marcos regulatórios relacionados à implementação do Novo Ensino Médio para a rede estadual. Tomou-se como base o referencial do materialismo histórico dialético, instrumento capaz de evidenciar as contradições, a historicidade e a totalidade que articula a Reforma com o contexto social e político mais amplo. A partir de Cunha (1977), Antunes (2015, 2018), Gramsci (1995, 2006), Fontes (2020), Mattos (2020), Corti (2019), Kuenzer (2017), Silva (2018, 2020), Silva e Souza (2022), Saviani (2020) e Malanchen e Zank (2020), constituíram-se as principais ferramentas teóricas para refletir sobre a relação sociedadeeducação, assim como no tocante a abordagem das políticas curriculares e as disputas colocadas para a etapa do ensino médio. Embora no DCRB seja anunciada uma proposta curricular que proporcione a construção de um projeto de vida com base emancipatória, partindo de uma formação crítica, constatou-se que a roupagem da nova política curricular formulada para a rede estadual coaduna com os princípios gerais da Reforma, orientada por seu pressuposto pedagógico da pedagogia das competências e sua lógica de redução do currículo dos estudantes da escola pública, sendo fator de reforço das desigualdades sociais, da dualidade na educação e da adaptação dos sujeitos às condições impostas pelo neoliberalismo
Abstract: This work is linked to the area of educational policy by presenting a reflection on the new curricular policy established from the Reform of the New Middle School and its BNCC. In this way, by means of documentary research, considering the modifications stated in the regulations, we seek to reflect and understand the correlation of these policies in the DCRB document and analyze its budgets for the pedagogical organization in the state network of Bahia. For documents analyzed at the national and state level, issued by the Ministry of Education, the National Council of Education, the Secretariat of Education of the State of Bahia and the State Council of Education. These are the documentary corpus of research to present the main pedagogical and operational directives and the regulatory frameworks related to the implementation of New Middle School for the state network. Part-is you basis or referential of dialectical historical materialism, an instrument capable of evidencing the contradictions, the historicity and the totality that articulates Reform as the broader social and political context. From Cunha (1977), Antunes (2015, 2018), Gramsci (1995, 2006), Fontes (2020), Mattos (2020), Corti (2019), Kuenzer (2017), Silva (2018, 2020), Silva e Souza (2022), Saviani (2020) and Malanchen e Zank (2020), constituted the main theoretical tools to reflect on the society-education relationship, as well as how the approach to curriculum policies and the disputes raised for a middle school stage. Now the DCRB has been announced a curricular proposal that provides the construction of a life project with an emancipatory basis, starting from a critical formation, it is confirmed that the clothing of the new curriculum policy formulated for the state network is in relation with the guiding principles of Reform, oriented by its pedagogical budget of pedagogy of competencies and its logic of reduction of the curriculum of public school students, being a factor in reinforcing social inequalities, of duality in education and of adaptation of subjects to the conditions imposed by neoliberalism.
Palavras-chave: Políticas Educacionais
Política Curricular
Novo Ensino Médio
BNCC do Ensino Médio
Flexibilização curricular
Educational Policies
Curricular Policy
New Middle School
BNCC do Middle School
Curriculum flexibility
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Feira de Santana
Sigla da instituição: UEFS
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: LIMA, Cléo Emidio dos Santos. Entre a emancipação e a adaptação: uma análise da politica curricular para a rede estadual de ensino a partir do Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB), 2024, 152 f., Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1807
Data de defesa: 7-Jun-2024
Aparece nas coleções:Coleção UEFS

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