???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1818
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLopes, Priscila Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5106584290104320por
dc.contributor.advisor1Silva, Lucas Nascimento-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4295437582484487por
dc.date.accessioned2025-05-27T19:04:31Z-
dc.date.issued2025-02-12-
dc.identifier.citationLOPES, Priscila Santos. Obras de arte da exposição Queermuseu (2017) em polêmica: composição axiológica e conflito entre defensores da liberdade artística e político-religiosos, 2025, 155 f., Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1818-
dc.description.resumoA arte contemporânea no Brasil tem sido o cenário onde sobejam rastros de diversos debates pacíficos e conflituosos sobre a sua função no espaço público. Em um passado recente, especificamente em 2017, mais uma exposição gerou opiniões polêmicas. Nesse contexto, defensores da liberdade artística e político-religiosos protagonizaram discussões sobre os valores em torno de produções artísticas. Motivados por fundamentarem seu conceito de arte em bases diferentes, tais grupos antagônicos expressaram pontos de vistas profundamente dissonantes acerca de algumas produções artísticas, sobretudo a obra da artista plástica Bia Leite “Travesti da lambada e deusa das águas” (2013), que constitui a série “Born to Ahazar”, exposta na exposição Queermuseu – Cartografias da Diferença na Arte Brasileira, realizada em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Assim, nessa Dissertação, objetivou-se apresentar a caracterização do desacordo profundo entre as partes implicadas. Outrossim, pretendeu-se compreender não apenas como se deu o evento polêmico em torno da questão supracitada, mas também como os grupos imprimiram em suas falas aspectos culturais e políticos que refletem a contemporaneidade nas mídias digitais. O estudo está subsidiado na perspectiva da Análise Dialógica da Argumentação, proposta por Lucas Nascimento (2018), fundamentada em Mikhail Bakhtin (2011; 2018; 2020) e em Chaїm Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca (2014 [1966]), em diálogo com Ruth Amossy (2017) e Marc Angenot (2008). Além disso, foram utilizadas as contribuições da Análise do Discurso Digital (Paveau, 2013a, Paveau, 2013b; Paveau, 2013c; Paveau, 2021), no que tange a caracterização dos artigos de opinião e do editorial. Ademais, as contribuições da Argumentação Multimodal (Kjeldsen, 2015; 2018a, 2018b; Tseronis, 2018; Gonçalves-Segundo, 2021; 2022), para depreender o papel da interação verbo-imagética no evento polêmico. Sob tais perspectivas, foi possível analisar o desacordo nos artigos de opinião e no editorial veiculados nos jornais online, em que os argumentos dos opositores soam irracionais e inaceitáveis para os artistas argumentantes. Os resultados apontaram que o evento polêmico analisado ocorreu, porque os campos discursivos em disputa divergiram por questões relacionadas aos valores, e não por haver incoerência estilística nas obras de arte. Por isso, a obra Travesti da lambada e deusa das águas foi uma das mais discutidas. Além disso, a análise do corpus, constituído por sete artigos de opinião e um editorial, cujas autorias são de sujeitos argumentantes posicionados em diferentes espectros políticos, confirmou o relevo aos valores.por
dc.description.abstractContemporary art in Brazil has been the setting for several peaceful and conflicting debates about its function in the public space. In the recent past, specifically in 2017, yet another exhibition generated controversial opinions. In this context, defenders of artistic freedom and politico-religious leaders led discussions about the meaning of artistic productions. Motivated by basing their concept of art on different bases, these antagonistic groups expressed profoundly dissonant points of view about some artistic productions, especially the work of the artist Bia Leite "Travesti da lambada e deusa das águas" (2013), which constitutes the series "Born to Ahazar", exhibited in the exhibition Queermuseu – Cartographies of Difference in Brazilian Art. held in Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Thus, in this dissertation, the objective was to present the characterization of the deep disagreement between the parties involved. In addition, it was intended to understand not only how the controversial event around the aforementioned issue took place, but also how the groups imprinted in their speechescultural and political aspects that reflect the contemporaneity in digital media. The study is based on the perspective of the Dialogic Analysis of Argumentation, proposed by Lucas Nascimento (2018), based on Mikhail Bakhtin (2010; 2011; 2013; 2017; 2020) and Chaїm Perelman and Lucie Olbrechts-Tyteca (2014 [1966]), in dialogue with Ruth Amossy (2017) and Marc Angenot (2008). In addition, the contributions of Digital Discourse Analysis (Paveau, 2013a, Paveau, 2013b; Paveau, 2013c; Paveau, 2021), regarding the characterization of opinion articles, editorial and Multimodal Argumentation (Kjeldsen, 2015;2018, Tseronis, 2018; Gonçalves-Segundo, 2021; 2022), to understand the role of verbal-imagery interaction in the polemic event. From these perspectives, it was possible to analyze the disagreement in the opinion articles published in the online newspapers, in which the arguments of the opponents sound irrational and unacceptable to the arguing artists. The results showed that the controversial event analyzed took place because the discursive fields in dispute differed on issues related to values, and not because there was stylistic incoherence in the works of art. For this reason, the work Travesti da lambada e deus das águas was one of the most discussed. In addition, the analysis of the corpora, made up of seven opinion articles and one editorial, whose authors are argumentative subjects positioned in different political spectrums, confirmed the emphasis on values.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniela Costa (dmscosta@uefs.br) on 2025-05-27T19:04:31Z No. of bitstreams: 1 PRISCILA SANTOS LOPES___Dissertacao2025.pdf: 2724611 bytes, checksum: ae94de725384e5184d0e8295933bbde0 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-27T19:04:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PRISCILA SANTOS LOPES___Dissertacao2025.pdf: 2724611 bytes, checksum: ae94de725384e5184d0e8295933bbde0 (MD5) Previous issue date: 2025-02-12eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPEBpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.uefs.br:8080/retrieve/7560/PRISCILA%20SANTOS%20LOPES___Dissertacao2025.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTESpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Linguísticospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectArtepor
dc.subjectArgumentaçãopor
dc.subjectQueermuseupor
dc.subjectEvento Polêmicopor
dc.subjectArteng
dc.subjectArgumentationeng
dc.subjectQueermuseueng
dc.subjectPolemic Eveneng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.titleObras de arte da exposição Queermuseu (2017) em polêmica: composição axiológica e conflito entre defensores da liberdade artística e político-religiosospor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PRISCILA SANTOS LOPES___Dissertacao2025.pdfLopes, Priscila Santos - Dissertação 2.66 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.