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dc.creatorOliveira, Márcio Luiz de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7510078082777562por
dc.contributor.advisor1Kibuuka, Brian Gordon Lutalo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5276135301125711por
dc.date.accessioned2025-05-30T18:11:16Z-
dc.date.issued2025-02-19-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Márcio Luiz de. Jamais aconteceu nem se viu coisa igual: uma análise do discurso de Juízes 19-21, 2025, 102 f., Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1822-
dc.description.resumoEsta dissertação pesquisa a perspectiva discursiva de Juízes 19 – 21, o discurso de violência contra a Concubina do Levita e seus desdobramentos. Este corpus, como parte do Antigo Testamento da Bíblia Hebraica, trata de uma mulher anônima, a Concubina, segunda esposa do Levita, um membro da classe sacerdotal do Antigo Israel, que, depois de ‘conflito’ com o marido, foge para a casa paterna, mas é buscada pelo consorte. No caminho de retorno, sofre estupro coletivo no lugar do marido, morre e, por fim, é esquartejada pelo mesmo, e as partes do seu corpo são entregues às Tribos de Israel como convocação de guerra. Seguem-se, então, os desdobramentos: uma guerra fratricida das Tribos contra a Tribo de Benjamim, os estupradores, que foram quase extintos. Como paliativo ao genocídio, são entregues aos benjaminitas as moças virgens de Jabes de Galaad, como casamento forçado, e, depois, as jovens de Silo, para serem raptadas. Ou seja, esse discurso religioso, protagonizado por sacerdotes judeus da satrapia persa de Yehud (Judeia), coloca as mulheres em situação de fragilidade e morte. Frente ao corpus de tão explícita violência, utilizamos a Análise de Discurso de Dominique Maingueneau, na perspectiva de reconhecer as intencionalidades discursivas para a produção de sentido. Metodologicamente, no primeiro momento, partimos do campo discursivo de Juízes 19 – 21, onde pesquisamos a História do Israel Bíblico para encontrar o terreno do discurso, ou seja, a rede de posicionamentos, divergências e convergências de onde emerge o discurso. Foi onde desvelamos a classe sacerdotal judia como promotora e articuladora do discurso e assim, da violência mesmo que discursiva. No segundo momento, estudamos o teatro do discurso, que são as cenas da enunciação, o empenho genérico, pois o gênero é parte fundamental da realização discursiva. Foi onde apontamos para a importância da cenografia, ou seja do pano de fundo do discurso, enquanto “inventora” de uma história sacerdotal. Por fim, no terceiro momento, buscamos o corpo do discurso, ou seja, o ethos discursivo, onde entendemos o tom de voz desse enunciador. Ou seja, essa classe sacerdotal, inventando uma história para sua realização de poder. Assim, esta pesquisa demonstra a pertinência da Análise do Discurso para analisar corpus da Antiguidade, bem como lança alguma perspectiva de discussões sobre o enfrentamento da violência contra a mulher no discurso religioso.por
dc.description.abstractThis dissertation investigates the discursive perspective of Judges 19–21, the discourse of violence against the Levite’s Concubine, and its developments. This corpus, as part of the Old Testament of the Hebrew Bible, deals with an anonymous woman, the Concubine, the second wife of the Levite, a member of the priestly class of Ancient Israel, who, after a ‘conflict’ with her husband, flees to her father’s house, but is sought out by her husband. On the way back, she is gang-raped in place of her husband, dies, and is finally dismembered by him, and her body parts are delivered to the Tribes of Israel as a call to war. The developments then follow: a fratricidal war of the Tribes against the Tribe of Benjamin, the rapists, who were almost extinct. As a palliative measure to the genocide, the virgin girls of Jabesh-Gilead were handed over to the Benjaminites for forced marriage, and then the young women of Shiloh were kidnapped. In other words, this religious discourse, led by Jewish priests of the Persian satrapy of Yehud (Judea), places women in a situation of fragility and death. Faced with such an explicit body of violence, we used Dominique Maingueneau's Discourse Analysis to recognize the discursive intentions for the production of meaning. Methodologically, we first started with the discursive field of Judges 19–21, where we researched the History of Biblical Israel to find the terrain of the discourse, that is, the network of positions, divergences, and convergences from which the discourse emerges. This is where we revealed the Jewish priestly class as the promoter and articulator of the discourse and, therefore, of violence, even if discursive. In the second moment, we studied the theater of discourse, which are the scenes of enunciation, the generic commitment, since genre is a fundamental part of discursive realization. This is where we pointed out the importance of scenography, that is, the background of the discourse, as the “inventor” of a priestly story. Finally, in the third moment, we sought the body of the discourse, that is, the discursive ethos, where we understood the tone of voice of this enunciator. In other words, this priestly class, inventing a story for its exercise of power. Thus, this research demonstrates the relevance of Discourse Analysis to analyze a corpus from Antiquity, as well as shedding some perspective on discussions about confronting violence against women in religious discourse.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniela Costa (dmscosta@uefs.br) on 2025-05-30T18:11:16Z No. of bitstreams: 1 MÁRCIO LUIZ DE OLIVEIRA_DISSERTACAO_VERSAO_FINAL.pdf: 1207752 bytes, checksum: d3101264b000a424d415332725567e54 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-30T18:11:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MÁRCIO LUIZ DE OLIVEIRA_DISSERTACAO_VERSAO_FINAL.pdf: 1207752 bytes, checksum: d3101264b000a424d415332725567e54 (MD5) Previous issue date: 2025-02-19eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPEBpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.uefs.br:8080/retrieve/7676/M%c3%81RCIO%20LUIZ%20DE%20OLIVEIRA_DISSERTACAO_VERSAO_FINAL.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTESpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Linguísticospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectJuízes 19 - 21por
dc.subjectAnálise do Discursopor
dc.subjectDominique Maingueneaupor
dc.subjectDiscurso de Violênciapor
dc.subjectClasse Sacerdotalpor
dc.subjectJudges 19 - 21eng
dc.subjectDiscourse Analysiseng
dc.subjectDominique Maingueneaueng
dc.subjectDiscourse of Violenceeng
dc.subjectPriestly Classeng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleJamais aconteceu nem se viu coisa igual: uma análise do discurso de Juízes 19-21por
dc.typeDissertaçãopor
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