???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1824
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Aprendizagem da docência por homologia: experiências formativas no Programa de Bolsas em Monitoria (PBM)
???metadata.dc.creator???: Alves, Ingrid da Silva 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Fabrício Oliveira da
???metadata.dc.description.resumo???: A presente dissertação aborda as aprendizagens decorrentes das experiências formativas na relação com os professores universitários, destacando as contribuições do Programa de Bolsas em Monitoria. O objetivo central é compreender experiências formativas na docência universitária pela ação homológica das práticas desenvolvidas durante a participação no Programa de Bolsa em Monitoria da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). A pesquisa adotou os princípios da pesquisa qualitativa na abordagem (auto)biográfica, utilizando entrevistas narrativas como dispositivo de pesquisa. O estudo foi conduzido no ambiente acadêmico, especificamente em uma instituição que integra o Programa de Bolsas em Monitoria, contando com a participação de cinco colaboradores que participaram do Programa de Bolsas em Monitoria. As análises foram inspiradas pelo método compreensivointerpretativo. Logo, este trabalho dissertativo revelou que o PBM é o meio proporcionador que oferece uma condição aos estudantes monitores de experienciar o cotidiano universitário e entender como a docência é apresentada na prática em seus contextos reais. Dessa forma, inserir um estudante-monitor em processo formativo o fará compreender que a universidade é composta por elementos que dão sentido ao trabalho docente por meio do contexto temporal de aprendizagens.
Abstract: This dissertation addresses the learning resulting from formative experiences in the relationship with university professors, highlighting the contributions of the Monitoring Scholarship Program. The main objective is to understand formative experiences in university teaching through the homological action of the practices developed during the participation in the Monitoring Scholarship Program of the State University of Feira de Santana (UEFS). The research adopted the principles of qualitative research in the (auto)biographical approach, using narrative interviews as a research device. The study was conducted in the academic environment, specifically in an institution that is part of the Monitoring Scholarship Program, with the participation of five collaborators who participated in the Monitoring Scholarship Program. The analyses were inspired by the comprehensive-interpretative method. Therefore, this dissertation work revealed that PBM is the means that provides a condition for student monitors to experience the daily life of the university and understand how teaching is presented in practice in their real contexts. Thus, inserting a student-monitor in the training process will make him understand that the university is composed of elements that give meaning to the teaching work through the temporal context of learning
Keywords: Aprendizagens Experienciais
Relação Homológica
Programa de Bolsas em Monitoria
Entrevista Narrativa
Experiential Learning
Homological Relationship
Monitoring Scholarship Program
Narrative Interview
???metadata.dc.subject.cnpq???: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: ALVES, Ingrid da Silva. Aprendizagem da docência por homologia: experiências formativas no Programa de Bolsas em Monitoria (PBM), 2025, 106 f., Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1824
Issue Date: 20-Feb-2025
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
INGRID DA SILVA ALVES - Dissertação.pdfAlves, Ingrid da Silva - Dissertação1.02 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.