???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1824
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAlves, Ingrid da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5684628624055087por
dc.contributor.advisor1Silva, Fabrício Oliveira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9101271365317978por
dc.date.accessioned2025-06-02T16:46:42Z-
dc.date.issued2025-02-20-
dc.identifier.citationALVES, Ingrid da Silva. Aprendizagem da docência por homologia: experiências formativas no Programa de Bolsas em Monitoria (PBM), 2025, 106 f., Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1824-
dc.description.resumoA presente dissertação aborda as aprendizagens decorrentes das experiências formativas na relação com os professores universitários, destacando as contribuições do Programa de Bolsas em Monitoria. O objetivo central é compreender experiências formativas na docência universitária pela ação homológica das práticas desenvolvidas durante a participação no Programa de Bolsa em Monitoria da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). A pesquisa adotou os princípios da pesquisa qualitativa na abordagem (auto)biográfica, utilizando entrevistas narrativas como dispositivo de pesquisa. O estudo foi conduzido no ambiente acadêmico, especificamente em uma instituição que integra o Programa de Bolsas em Monitoria, contando com a participação de cinco colaboradores que participaram do Programa de Bolsas em Monitoria. As análises foram inspiradas pelo método compreensivointerpretativo. Logo, este trabalho dissertativo revelou que o PBM é o meio proporcionador que oferece uma condição aos estudantes monitores de experienciar o cotidiano universitário e entender como a docência é apresentada na prática em seus contextos reais. Dessa forma, inserir um estudante-monitor em processo formativo o fará compreender que a universidade é composta por elementos que dão sentido ao trabalho docente por meio do contexto temporal de aprendizagens.por
dc.description.abstractThis dissertation addresses the learning resulting from formative experiences in the relationship with university professors, highlighting the contributions of the Monitoring Scholarship Program. The main objective is to understand formative experiences in university teaching through the homological action of the practices developed during the participation in the Monitoring Scholarship Program of the State University of Feira de Santana (UEFS). The research adopted the principles of qualitative research in the (auto)biographical approach, using narrative interviews as a research device. The study was conducted in the academic environment, specifically in an institution that is part of the Monitoring Scholarship Program, with the participation of five collaborators who participated in the Monitoring Scholarship Program. The analyses were inspired by the comprehensive-interpretative method. Therefore, this dissertation work revealed that PBM is the means that provides a condition for student monitors to experience the daily life of the university and understand how teaching is presented in practice in their real contexts. Thus, inserting a student-monitor in the training process will make him understand that the university is composed of elements that give meaning to the teaching work through the temporal context of learningeng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniela Costa (dmscosta@uefs.br) on 2025-06-02T16:46:42Z No. of bitstreams: 1 INGRID DA SILVA ALVES - Dissertação.pdf: 1039382 bytes, checksum: 003476ce610017a2b54aa77f1d87430a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-02T16:46:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 INGRID DA SILVA ALVES - Dissertação.pdf: 1039382 bytes, checksum: 003476ce610017a2b54aa77f1d87430a (MD5) Previous issue date: 2025-02-20eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.uefs.br:8080/retrieve/7670/INGRID%20DA%20SILVA%20ALVES%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAprendizagens Experienciaispor
dc.subjectRelação Homológicapor
dc.subjectPrograma de Bolsas em Monitoriapor
dc.subjectEntrevista Narrativapor
dc.subjectExperiential Learningeng
dc.subjectHomological Relationshipeng
dc.subjectMonitoring Scholarship Programeng
dc.subjectNarrative Intervieweng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleAprendizagem da docência por homologia: experiências formativas no Programa de Bolsas em Monitoria (PBM)por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
INGRID DA SILVA ALVES - Dissertação.pdfAlves, Ingrid da Silva - Dissertação1.02 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.