Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1824
Tipo do documento: Dissertação
Título: Aprendizagem da docência por homologia: experiências formativas no Programa de Bolsas em Monitoria (PBM)
Autor: Alves, Ingrid da Silva 
Primeiro orientador: Silva, Fabrício Oliveira da
Resumo: A presente dissertação aborda as aprendizagens decorrentes das experiências formativas na relação com os professores universitários, destacando as contribuições do Programa de Bolsas em Monitoria. O objetivo central é compreender experiências formativas na docência universitária pela ação homológica das práticas desenvolvidas durante a participação no Programa de Bolsa em Monitoria da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). A pesquisa adotou os princípios da pesquisa qualitativa na abordagem (auto)biográfica, utilizando entrevistas narrativas como dispositivo de pesquisa. O estudo foi conduzido no ambiente acadêmico, especificamente em uma instituição que integra o Programa de Bolsas em Monitoria, contando com a participação de cinco colaboradores que participaram do Programa de Bolsas em Monitoria. As análises foram inspiradas pelo método compreensivointerpretativo. Logo, este trabalho dissertativo revelou que o PBM é o meio proporcionador que oferece uma condição aos estudantes monitores de experienciar o cotidiano universitário e entender como a docência é apresentada na prática em seus contextos reais. Dessa forma, inserir um estudante-monitor em processo formativo o fará compreender que a universidade é composta por elementos que dão sentido ao trabalho docente por meio do contexto temporal de aprendizagens.
Abstract: This dissertation addresses the learning resulting from formative experiences in the relationship with university professors, highlighting the contributions of the Monitoring Scholarship Program. The main objective is to understand formative experiences in university teaching through the homological action of the practices developed during the participation in the Monitoring Scholarship Program of the State University of Feira de Santana (UEFS). The research adopted the principles of qualitative research in the (auto)biographical approach, using narrative interviews as a research device. The study was conducted in the academic environment, specifically in an institution that is part of the Monitoring Scholarship Program, with the participation of five collaborators who participated in the Monitoring Scholarship Program. The analyses were inspired by the comprehensive-interpretative method. Therefore, this dissertation work revealed that PBM is the means that provides a condition for student monitors to experience the daily life of the university and understand how teaching is presented in practice in their real contexts. Thus, inserting a student-monitor in the training process will make him understand that the university is composed of elements that give meaning to the teaching work through the temporal context of learning
Palavras-chave: Aprendizagens Experienciais
Relação Homológica
Programa de Bolsas em Monitoria
Entrevista Narrativa
Experiential Learning
Homological Relationship
Monitoring Scholarship Program
Narrative Interview
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Feira de Santana
Sigla da instituição: UEFS
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: ALVES, Ingrid da Silva. Aprendizagem da docência por homologia: experiências formativas no Programa de Bolsas em Monitoria (PBM), 2025, 106 f., Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1824
Data de defesa: 20-Fev-2025
Aparece nas coleções:Coleção UEFS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
INGRID DA SILVA ALVES - Dissertação.pdfAlves, Ingrid da Silva - Dissertação1,02 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.