???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1825
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Representações do fascismo na HQ "Maus: a história de um sobrevivente." |
???metadata.dc.creator???: | Santana Júnior, Eduardo José de ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Ferreira, Carlos Augusto Lima |
???metadata.dc.description.resumo???: | Esta dissertação investiga as representações do fascismo na Histórias em Quadrinhos “Maus” (1987; 1995), de Art Spiegelman, articulando as teorias de Maurice Halbwachs (1990) sobre memória coletiva, Roger Chartier (1988; 1991; 2010) sobre representações culturais e as análises de Robert Paxton (2004), Theodor Adorno (2020) e Umberto Eco (2018) acerca da dinâmica fascista. A pesquisa parte da premissa de Halbwachs de que a memória é um fenômeno socialmente construído, mediado por quadros sociais e esquemas de percepção. A obra é analisada como um artefato cultural e histórico situado na intersecção entre memória individual e coletiva, operando como um dispositivo crítico para desvelar práticas e representações de discursos fascistas. Demonstra-se que Maus transcende o testemunho histórico ao revelar, por meio de estratégias gráficas e narrativas, a persistência do fascismo como fenômeno político-cultural. A articulação entre análise visual e teoria crítica reforça o potencial das Histórias em Quadrinhos como instrumentos para confrontar legados autoritários, contribuindo para os estudos sobre memória, representação e cultura visual. Metodologicamente, a pesquisa combina análise estrutural, contextual e qualitativa, expandindo abordagens anteriores (Chico, 2020) e incorporando a observação de elementos paratextuais e sequências narrativas completas (Luca, 2020). A fragmentação da narrativa, com a alternância de tempos e vozes entre Vladek e Art, ilustra a memória como reconstrução dialógica. Ao examinar o fascismo como movimento dinâmico e adaptável, estabelece-se um arcabouço teórico para compreender sua representação em Maus, não só como reconstrução histórica, mas também como reflexão sobre mobilização ideológica e violência sistêmica. Consideramos Maus um espelho crítico: por meio da linguagem das Histórias em Quadrinhos, identificamos, contextualizamos e analisamos a retórica fascista. Assim, demonstramos que a luta contra a ascensão da extrema-direita não é um capítulo encerrado da história, mas um desafio ético permanente. Por fim, convidamos os leitores a reconhecerem, em Maus, os mecanismos de opressão e violência que seguem se reinventando nas sociedades contemporâneas. |
Abstract: | This dissertation investigates the representations of fascism in the comic book "Maus" (1987; 1995), by Art Spiegelman, articulating the theories of Maurice Halbwachs (1990) about collective memory, Roger Chartier (1988; 1991; 2010) about cultural representations and the analyzes of Robert Paxton (2004), Theodor Adorno (2020) and Umberto Eco (2018) on fascist dynamics. The research starts from Halbwachs's premise that memory is a socially constructed phenomenon, mediated by social frameworks and perception schemes. The artwork is analyzed as a cultural and historical artifact located at the intersection between individual and collective memory, operating as a critical device to unveil practices and representations of fascist discourses. It is demonstrated that “Maus” transcends historical testimony by revealing, through graphic and narrative strategies, the persistence of fascism as a political-cultural phenomenon. The articulation between visual analysis and critical theory reinforces the potential of comic books as instruments to confront authoritarian legacies, contributing to studies on memory, representation and visual culture. Methodologically, the research combines structural, contextual and qualitative analysis, expanding previous approaches (Chico, 2020) and incorporating the observation of paratextual elements and complete narrative sequences (Luca, 2020). The fragmentation of the narrative, with the alternation of times and voices between Vladek and Art, illustrates memory as a dialogical reconstruction. By examining fascism as a dynamic and adaptable movement, a theoretical framework is established to understand its representation in "Maus", not only as a historical reconstruction, but also as a reflection about ideological mobilization and systemic violence. We consider "Maus" a critical mirror: through the language of comic books, we identify, contextualize and analyze fascist rhetoric. Thus, we demonstrate that the fight against the rise of the extreme right wing is not a closed chapter of history, but a permanent ethical challenge. Finally, we invite readers to recognize, in "Maus", the mechanisms of oppression and violence that continue to reinvent themselves incontemporary societies. |
Keywords: | Representações Histórias em quadrinhos Fascismo Memória coletiva Representations Comic books Fascism Collective memory |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | ARTES PLASTICAS::DESENHO |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual de Feira de Santana |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UEFS |
???metadata.dc.publisher.department???: | DEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTES |
???metadata.dc.publisher.program???: | Mestrado Acadêmico em Desenho Cultura e Interatividade |
Citation: | SANTANA JÚNIOR, Eduardo José de. Representações do fascismo na HQ "Maus: a história de um sobrevivente.", 2025, 134 f., Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Desenho Cultura e Interatividade, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1825 |
Issue Date: | 7-Mar-2025 |
Appears in Collections: | Coleção UEFS |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Eduardo_Jose_de_Santana_Junior_2025.1 - Dissertação.pdf | Santana Junior, Eduardo José - Dissertação | 7.72 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.