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dc.creatorSantana Júnior, Eduardo José de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7068862323151974por
dc.contributor.advisor1Ferreira, Carlos Augusto Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5080003389498032por
dc.date.accessioned2025-06-02T17:32:16Z-
dc.date.issued2025-03-07-
dc.identifier.citationSANTANA JÚNIOR, Eduardo José de. Representações do fascismo na HQ "Maus: a história de um sobrevivente.", 2025, 134 f., Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Desenho Cultura e Interatividade, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1825-
dc.description.resumoEsta dissertação investiga as representações do fascismo na Histórias em Quadrinhos “Maus” (1987; 1995), de Art Spiegelman, articulando as teorias de Maurice Halbwachs (1990) sobre memória coletiva, Roger Chartier (1988; 1991; 2010) sobre representações culturais e as análises de Robert Paxton (2004), Theodor Adorno (2020) e Umberto Eco (2018) acerca da dinâmica fascista. A pesquisa parte da premissa de Halbwachs de que a memória é um fenômeno socialmente construído, mediado por quadros sociais e esquemas de percepção. A obra é analisada como um artefato cultural e histórico situado na intersecção entre memória individual e coletiva, operando como um dispositivo crítico para desvelar práticas e representações de discursos fascistas. Demonstra-se que Maus transcende o testemunho histórico ao revelar, por meio de estratégias gráficas e narrativas, a persistência do fascismo como fenômeno político-cultural. A articulação entre análise visual e teoria crítica reforça o potencial das Histórias em Quadrinhos como instrumentos para confrontar legados autoritários, contribuindo para os estudos sobre memória, representação e cultura visual. Metodologicamente, a pesquisa combina análise estrutural, contextual e qualitativa, expandindo abordagens anteriores (Chico, 2020) e incorporando a observação de elementos paratextuais e sequências narrativas completas (Luca, 2020). A fragmentação da narrativa, com a alternância de tempos e vozes entre Vladek e Art, ilustra a memória como reconstrução dialógica. Ao examinar o fascismo como movimento dinâmico e adaptável, estabelece-se um arcabouço teórico para compreender sua representação em Maus, não só como reconstrução histórica, mas também como reflexão sobre mobilização ideológica e violência sistêmica. Consideramos Maus um espelho crítico: por meio da linguagem das Histórias em Quadrinhos, identificamos, contextualizamos e analisamos a retórica fascista. Assim, demonstramos que a luta contra a ascensão da extrema-direita não é um capítulo encerrado da história, mas um desafio ético permanente. Por fim, convidamos os leitores a reconhecerem, em Maus, os mecanismos de opressão e violência que seguem se reinventando nas sociedades contemporâneas.por
dc.description.abstractThis dissertation investigates the representations of fascism in the comic book "Maus" (1987; 1995), by Art Spiegelman, articulating the theories of Maurice Halbwachs (1990) about collective memory, Roger Chartier (1988; 1991; 2010) about cultural representations and the analyzes of Robert Paxton (2004), Theodor Adorno (2020) and Umberto Eco (2018) on fascist dynamics. The research starts from Halbwachs's premise that memory is a socially constructed phenomenon, mediated by social frameworks and perception schemes. The artwork is analyzed as a cultural and historical artifact located at the intersection between individual and collective memory, operating as a critical device to unveil practices and representations of fascist discourses. It is demonstrated that “Maus” transcends historical testimony by revealing, through graphic and narrative strategies, the persistence of fascism as a political-cultural phenomenon. The articulation between visual analysis and critical theory reinforces the potential of comic books as instruments to confront authoritarian legacies, contributing to studies on memory, representation and visual culture. Methodologically, the research combines structural, contextual and qualitative analysis, expanding previous approaches (Chico, 2020) and incorporating the observation of paratextual elements and complete narrative sequences (Luca, 2020). The fragmentation of the narrative, with the alternation of times and voices between Vladek and Art, illustrates memory as a dialogical reconstruction. By examining fascism as a dynamic and adaptable movement, a theoretical framework is established to understand its representation in "Maus", not only as a historical reconstruction, but also as a reflection about ideological mobilization and systemic violence. We consider "Maus" a critical mirror: through the language of comic books, we identify, contextualize and analyze fascist rhetoric. Thus, we demonstrate that the fight against the rise of the extreme right wing is not a closed chapter of history, but a permanent ethical challenge. Finally, we invite readers to recognize, in "Maus", the mechanisms of oppression and violence that continue to reinvent themselves incontemporary societies.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniela Costa (dmscosta@uefs.br) on 2025-06-02T17:32:16Z No. of bitstreams: 1 Eduardo_Jose_de_Santana_Junior_2025.1 - Dissertação.pdf: 7905314 bytes, checksum: 3873c57b2c34049b92e8235717e7259a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-02T17:32:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Eduardo_Jose_de_Santana_Junior_2025.1 - Dissertação.pdf: 7905314 bytes, checksum: 3873c57b2c34049b92e8235717e7259a (MD5) Previous issue date: 2025-03-07eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPEBpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.uefs.br:8080/retrieve/7618/Eduardo_Jose_de_Santana_Junior_2025.1%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTESpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Desenho Cultura e Interatividadepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRepresentaçõespor
dc.subjectHistórias em quadrinhospor
dc.subjectFascismopor
dc.subjectMemória coletivapor
dc.subjectRepresentationseng
dc.subjectComic bookseng
dc.subjectFascismeng
dc.subjectCollective memoryeng
dc.subject.cnpqARTES PLASTICAS::DESENHOpor
dc.titleRepresentações do fascismo na HQ "Maus: a história de um sobrevivente."por
dc.typeDissertaçãopor
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Eduardo_Jose_de_Santana_Junior_2025.1 - Dissertação.pdfSantana Junior, Eduardo José - Dissertação7,72 MBAdobe PDFThumbnail

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