???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1834
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Eventos de letramentos e atividades de leitura em Língua Portuguesa por pessoas surdas em uma igreja evangélica em Feira de Santana
???metadata.dc.creator???: França, Elisângela Souza Vasconcelos 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Anecleto, Úrsula Cunha
???metadata.dc.description.resumo???: Reconhecendo que a atividade de leitura é imprescindível para a formação reflexiva das pessoas e que as práticas de letramentos se diferenciam de acordo com os contextos sociais, esta pesquisa de mestrado tem como objeto de estudo a discussão sobre as formas de atribuição de sentidos aos textos do ambiente religioso, especificamente de uma igreja evangélica, realizadas por pessoas Surdas. Apresenta como objetivo geral compreender como a participação em eventos de letramentos religiosos oportuniza a formação leitora em Língua Portuguesa da pessoa Surda, integrante do Ministério de Acessibilidade em Libras e em Língua Portuguesa (MALP). A pesquisa se apoia, teoricamente, nos estudos sobre Letramentos, Leitura e Surdez sócio-cultural. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo etnográfica, devido à ambiência da pesquisadora no locus da pesquisa. Além disso, a etnografia se justifica na pesquisa por propor um envolvimento ativo e consensual entre a pesquisadora e os participantes. Como dispositivos de pesquisa, optou-se pela observação participante, entrevistas semiestruturadas e anotações no diário de campo. O locus da pesquisa é uma instituição evangélica, denominada Primeira Igreja Batista, situada em Feira de Santana, Bahia, especificamente, o Ministério MALP, considerado neste estudo como uma microagência de letramento. Como resultados, identificou-se o papel que a leitura de texto em LP exerce na formação linguística e textual da pessoa Surda, principalmente, em relação ao conhecimento das funcionalidades, da estrutura e do papel sociocomunicativo dos gêneros textuais que fazem parte do contexto religioso estudado. Além disso, observou-se que os participantes da pesquisa constroem (e construíram), a todo momento, táticas de leitura para a atribuição de sentidos aos textos em LP, por movimentos de antecipação (ao acionarem conhecimentos prévios sobre a religião e os textos que fazem parte dessa agência), decifração (ao relacionar conhecimentos sobre a língua/linguagem em Libras ao universo de LP) e interpretação (ao atribuírem sentido aos textos em LP a partir dos movimentos de interação entre Surdos e intérpretes durante a realização dos eventos de letramento no MALP).
Abstract: Recognizing that reading activity is essential for people's reflective formation and literacy practices differ according to social contexts, this master's research aims to discuss how deaf people attribute meaning to texts in the religious environment, specifically in an evangelical church. Its general objective is to understand how participation in religious literacy events provides opportunities for reading training in Portuguese for deaf people, members of the Ministério de Acessibilidade em Libras e em Língua Portuguesa (MALP). The research is theoretically based on studies on literacy, reading and sociocultural deafness. Methodologically, this is qualitative ethnographic research, due to the researcher's environment in the research locus. Furthermore, ethnography is justified in research because it proposes active and consensual involvement between the researcher and the participants. As research devices, participant observation, semi-structured interviews and notes in the field diary were chosen. The locus of the research is an evangelical institution, Primeira Igreja Batista, located in Feira de Santana, Bahia, specifically, the MALP Ministry, considered in this study as a micro-agency of literacy. As a result, the role that reading text in Portuguese plays in the deaf person's linguistic and textual formation was identified, mainly concerning the knowledge of the functionalities, structure and socio-communicative role of the textual genres that are part of the religious context studied. Furthermore, it was observed that the research participants construct (and constructed), at all times, reading tactics for attributing meaning to texts in Portuguese, through movements of anticipation (when activating previous knowledge about religion and the texts that are part of this agency), deciphering (when relating knowledge about the language/language in Libras to the universe of Portuguese) and interpretation (when attributing meaning to texts in LP based on the movements of interaction between Deaf people and interpreters during literacy events at MALP).
Keywords: Eventos de letramento
Atividades de leitura em LP
Instituição religiosa
Pessoa Surda
Literacy events
Reading activities
Religious institution
Deaf person
???metadata.dc.subject.cnpq???: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTES
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Citation: FRANÇA, Elisângela Souza Vasconcelos. Eventos de letramentos e atividades de leitura em Língua Portuguesa por pessoas surdas em uma igreja evangélica em Feira de Santana, 2025, 127 f., Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1834
Issue Date: 2-Apr-2025
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELISÂNGELA SOUZA VASCONCELOS FRANÇA - Dissertacao.pdfFrança, Elisângela Souza Vasconcelos - Dissertação3.4 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.