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http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1839
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Ensino de emaranhamento quântico no Ensino Médio utilizando a sociointeracionista de Vigotsky: uma sequência didática partindo do clássico para o quântico |
???metadata.dc.creator???: | Santos, Klinsmann Patrick dos ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Alves, Álvaro Santos |
First advisor-co: | Carvalho Neto, Rodolfo Alves de |
???metadata.dc.description.resumo???: | Neste trabalho, apresenta-se uma proposta de sequência didática para abordagemdoemaranhamento quântico no Ensino Médio, bem como os resultados de uma intervençãopedagógica realizada com estudantes da 3ª série de uma unidade escolar da rede públicadacidade de Madre de Deus -BA, localizada na região metropolitana de Salvador, objetivandoaintrodução do tema EQ, bem como conceitos correlatos a temática. ASDfoi elaboradaapartir da perspectiva sociointeracionista de Vygotsky. Metodologicamente, a propostaconsiste da utilização de mediadores semióticos (vídeos, simuladores, imagens e textos) edamediação social (interação entre os sujeitos envolvidos nos processos de ensinoeaprendizagem).Sendo assim, o tema foi escolhido por sua atualidade científica e pelapresençamaciça de tecnologias Digitais de informação e comunicação (TDIC) no cotidianoescolar,que potencializam o acesso e o uso destes mediadores semióticos emdiferentes momentosesituações, permitindo aos alunos mediações sociais extraclasse. Dessa forma, as atividadesdaSD foram desenvolvidas visando o levantamento das concepções espontâneas dos alunosrelativas a conceitos da MC e da MQ. Após a apresentação de cada vídeo, os alunosforamestimulados ao debate, mediado pelo professor. A utilização de vídeos como mediadoressemióticos mostrou-se potencializadora dos debates entre os pares, já avaliação foi realizadaatravés das respostas das questões norteadoras e situações-problemas utilizando umsimuladorvirtual de emaranhamento e os vídeos de curta duração. Os dados foramtranscritoseanalisados buscando-se indícios de internalização do conceito do EQ. Vale ressaltar queosparticipantes da pesquisa tiveram um maior amadurecimento nas respostas e análisesdosimulador virtual no decorrer da SD, apesar de não apresentaremo domíniodoemaranhamento, com isso houve uma construção, (res)significação do conceito físicodaMQ.Uma conclusão que nos parece plausível é o fato de a utilização dos mediadores semióticosesociais, associados a conceitos clássicos, como onda e partícula, permitiramagir nazonadedesenvolvimento proximal dos participantes da pesquisa para que se apropriassemdaideiadoemaranhamento quântico. |
Abstract: | In this work, a proposal for a didactic sequence (DS) is presented to approachquantumentanglement (EQ) in High School (EM), as well as the results of a pedagogical interventioncarried out with 3rd grade students of a public school unit. from the city of Madre deDeus-BA, located in the metropolitan region of Salvador, aiming to introduce the EQtheme, aswellas concepts related to the theme. The DS was elaborated from Vygotsky's sociointeractionistperspective. Methodologically, the proposal consists of the use of semiotic mediators (videos,simulators, images and texts) and social mediation (interaction between the subjects involvedin the teaching and learning processes). massive presence of digital informationandcommunication technologies (TDIC) in the school routine, which enhance the access anduseof these semiotic mediators in different moments and situations, allowing students tohavesocial mediations outside the classroom. Thus, SD activities were developed withaviewtosurveying the students' spontaneous conceptions regarding MC and QMconcepts. Afterthepresentation of each video, students were encouraged to debate, mediated by the teacher. Theuse of videos as semiotic mediators proved to enhance debates between peers, sincetheevaluation was carried out through the answers to the guiding questions andproblemsituations using a virtual entanglement simulator (IVMZ) and short videos. The dataweretranscribed and analyzed, looking for evidence of internalization of the EQconcept. It isworth mentioning that the research participants had a greater maturity in the responsesandanalyzes of the IVMZ during the DS, although they did not present the masteryofentanglement, with that there was a construction, (re)signification of the physical concept ofMQ. A conclusion that seems plausible to us is the fact that the use of semiotic andsocialmediators, associated with classical concepts such as wave and particle, allowed theresearchparticipants to act in the zone of proximal development so that they could appropriatetheideaof quantum entanglement. |
Keywords: | Emaranhamento Quântico Vygotsky Ensino de Física Quantum entanglement Vygotsky Physics teaching |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | FISICA::FISICA GERAL |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual de Feira de Santana |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UEFS |
???metadata.dc.publisher.department???: | DEPARTAMENTO DE FÍSICA |
???metadata.dc.publisher.program???: | Mestrado Nacional Profissional em Física |
Citation: | SANTOS, Klinsmann Patrick dos. Ensino de emaranhamento quântico no Ensino Médio utilizando a sociointeracionista de Vigotsky: uma sequência didática partindo do clássico para o quântico, 2023, 88 f., Dissertação(mestrado) - Mestrado Nacional Profissional em Física, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1839 |
Issue Date: | 7-Feb-2023 |
Appears in Collections: | Coleção UEFS |
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