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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Avaliação de sentimentos e aprendizagem de estudantes de programação introdutória em uma abordagem híbrida com PBL
???metadata.dc.creator???: Souza, Suenny Mascarenhas 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Bittencourt, Roberto Almeida
???metadata.dc.description.resumo???: A aprendizagem de programaçãoo pode ser difícil e desafiadora, haja visto os índices preocupantes de evasão e reprovação nas disciplinas de introdução à programação. Os sentimentos dos estudantes são considerados fatores relevantes ligados a estas dificuldades e possuem influência sobre o aprendizado. Este trabalho avalia os sentimentos e o desempenho dos estudantes em um componente curricular integrado de programação introdutória (CS1) cuja abordagem de ensino utiliza aulas expositivas em conjunto com o método de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) no primeiro semestre do curso de Engenharia de Computação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Exploramos, em um estudo de caso, as relações entre motivação, engajamento e atitudes dos estudantes com seu desempenho. Em uma análise confirmatória, ainda comparamos o desempenho e os sentimentos dos estudantes ao utilizarem linguagens de programação distintas, C e Python. Os resultados deste trabalho sugerem que os estudantes apresentam uma motivação positiva ao vivenciar a abordagem híbrida. Contudo, nesta abordagem, o engajamento não pareceu expressivo. Enquanto isso, os estudantes parecem manter atitudes também positivas após passarem pelo componente curricular. Ainda, a motivação é diferente nos tutoriais PBL em comparação ás aulas expositivas, enquanto o engajamento é similar nos dois métodos. Quanto ao desempenho acadêmico dos estudantes, este se mantém mediano ao longo do semestre, porém é relativamente melhor nos tutoriais PBL quando comparado ás aulas expositivas. No que diz respeito ás relações entre sentimentos e desempenho, os resultados sugerem que a motivação é capaz de prever os resultados de aprendizagem dos estudantes dentro da abordagem de ensino adotada. As categorias Confiança e Satisfação são as mais preditivas. Por outro lado, o engajamento não parece prever tanto o desempenho, principalmente nas aulas expositivas. Mesmo assim, a Dedicação e o Vigor parecem apresentar certa relação com o desempenho. Em relação ás atitudes, os resultados sugerem certa importância para as categorias Confiança e Interesse. Já os resultados da análise confirmatória sugerem que não há diferença no desempenho e nos sentimentos dos estudantes ao vivenciarem a abordagem PBL híbrida com a linguagem C ou Python. Apenas o senso de utilidade parece ser mais elevado com a linguagem C. Acreditamos que estes resultados podem auxiliar na compreensão dos fatores que podem ocasionar as dificuldades enfrentadas por estudantes de disciplinas de programação introdutória. Também podem levar a melhores práticas de ensino, tanto em aulas expositivas quanto na aplicação do método PBL. Além disso, os resultados destetrabalho podem ajudar na compreensão da experiência vivenciada pelos estudantes de CS1 dentro de uma abordagem PBL híbrida com as linguagens C ou Python.
Abstract: Learning programming can be difficult and challenging, given the worrying dropout and failure rates in introductory programming courses. Students’ sentiments are considered relevant factors linked to these difficulties and have an influence on learning. This work evaluates students’ sentiments and their performance in an integrated course of introductory programming (CS1) whose teaching approach uses lectures and the Problem-Based Learning (PBL) method, in the first semester of the Computer Engineering program at the State University of Feira de Santana (UEFS). We explored, in a case study, the relationship between motivation, engagement and students’ attitudes with their performance. In a confirmatory analysis, we also compared students’ performance and sentiments when using different programming languages: C and Python. Results suggest that students are positively motivated when they experience the hybrid approach. However, within this approach, engagement did not seem expressive. Meanwhile, students also seem to maintain positive attitudes after the integrated course. Also, motivation is different in PBL tutorials compared to lectures, while engagement is similar in both methods. As for students’ performance, it remains median throughout the semester, but is relatively better in PBL tutorials when compared to lectures. Regarding the relationships between sentiments and student performance, results suggest that motivation is capable of predicting students’ learning outcomes within the adopted teaching approach. Confidence and Satisfaction categories are the most predictive. On the other hand, engagement does not seem to predict learning results as much, especially in lectures. Even so, Dedication and Vigor seem to have a certain relationship with performance. Regarding attitudes, results suggest a certain importance for Confidence and Interest categories. Confirmatory analysis also suggests that there is no difference in either students’ performance or sentiments when they experience the hybrid PBL approach either with C or Python. Only the sense of usefulness seems to be higher with the C language. We believe that these results can help understand the factors that may lead to the difficulties faced by students in introductory programming courses. They may also help foster better teaching practices, both in lectures and in the PBL method. Furthermore, results of this work can aid in understanding the experience lived by CS1 students within a hybrid PBL approach with either C or Python languages.
Keywords: PBL
Motivação
Engajamento
Atitudes
Aprendizagem
CS1
PBL
Motivation
Engagement
Attitudes
Learning
CS1
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
Citation: SOUZA, Suenny Mascarenhas. Avaliação de sentimentos e aprendizagem de estudantes de programação introdutória em uma abordagem híbrida com PBL, 2021, 188 f., Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1840
Issue Date: 13-Aug-2021
Appears in Collections:Coleção UEFS

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