???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1865
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAssis, Joana Carla de Jesus-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6858877754440762por
dc.contributor.advisor1Silva, Welington Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3726850876744384por
dc.date.accessioned2025-07-14T19:43:45Z-
dc.date.issued2025-03-24-
dc.identifier.citationASSIS, Joana Carla de Jesus. Feminismo negro para uma educação libertadora: um diálogo sobre a teoria educacional de Patricia Hill Collins, 2025, 102 f., Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação,Feira de Santana.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1865-
dc.description.resumoEsta pesquisa, qualitativa de tipo teórico e de delineamento bibliográfico, objetivou examinar elementos que caracterizem uma teoria educacional da teórica feminista e socióloga estadunidense, Patricia Hill Collins. Para tanto foram retomados conceitos fundamentais do pensamento feminista negro, que fundamentam as reivindicações deste mesmo movimento por uma educação crítica e emancipadora. No desenvolvimento da pesquisa também nos dedicamos a esmiuçar a crítica que Collins constrói em torno do conceito de democracia, e o modo como o liberalismo tem impactado as instituições públicas e distanciado a educação pública de seu papel crucial na crítica e reconstrução de uma democracia efetivamente justa e igualitária. Para tanto, utilizamos a teoria dos domínios de poder (estrutural, disciplinar, cultural e interpessoal) estabelecida por Collins, e promovemos diálogos entre o contexto social brasileiro e o modo como cada domínio explora diferentes dimensões para efetivar a opressão nas escolas e nas demais instituições sociais. Discutimos alternativas para a consolidação dessa educação emancipadora por meio do questionamento da estrutura hegemônica da educação e do ensino de habilidades de contravigilância nas escolas. Por fim, nos dedicamos a pensar como a cultura e as comunidades a que pertencem os membros de grupos historicamente subalternizados atuam como agentes educadores, que podem tanto reproduzir a opressão, quanto viabilizar a construção de políticas de questionamento das injustiças sociais, que culminam num movimento educador que se estende muito além das escolas, mas compreende a ação prática de cada sujeito nos contextos da vida social.por
dc.description.abstractThis qualitative research, of a theoretical nature and bibliographical design, aimed to examine elements that characterize an educational theory by the American feminist theorist and sociologist, Patricia Hill Collins. To this end, fundamental concepts of black feminist thought were revisited, which underpin the demands of this same movement for a critical and emancipatory education. In developing the research, we also dedicated ourselves to scrutinizing the critique that Collins constructs around the concept of democracy, and the way in which liberalism has impacted public institutions and distanced public education from its crucial role in the critique and reconstruction of an effectively fair and egalitarian democracy. To this end, we used the theory of domains of power (structural, disciplinary, cultural and interpersonal) established by Collins, and promoted dialogues between the Brazilian social context and the way in which each domain explores different dimensions to carry out oppression in schools and other social institutions. We discussed alternatives for the consolidation of this emancipatory education by questioning the hegemonic structure of education and teaching countersurveillance skills in schools. Finally, we dedicate ourselves to thinking about how the culturand communities to which members of historically subalternized groups belong act as educational agents, which can both reproduce oppression and enable the construction of policies to question social injustices, culminating in an educational movement that extends far beyond schools, but encompasses the practical action of each subject in the contexts of social life.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniela Costa (dmscosta@uefs.br) on 2025-07-14T19:43:45Z No. of bitstreams: 1 JOANA CARLA DE JESUS ASSIS - Dissertação.pdf: 826931 bytes, checksum: 7b59b11b075fa5508ff53b0cc559b256 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-14T19:43:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JOANA CARLA DE JESUS ASSIS - Dissertação.pdf: 826931 bytes, checksum: 7b59b11b075fa5508ff53b0cc559b256 (MD5) Previous issue date: 2025-03-24eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.uefs.br:8080/retrieve/7648/JOANA%20CARLA%20DE%20JESUS%20ASSIS%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFeminismo negropor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectDemocraciapor
dc.subjectComunidadepor
dc.subjectBlack feminismeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectDemocracyeng
dc.subjectCommunityeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.titleFeminismo negro para uma educação libertadora: um diálogo sobre a teoria educacional de Patricia Hill Collinspor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOANA CARLA DE JESUS ASSIS - Dissertação.pdf807.55 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.