???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1866
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Processos de subjetivação postos em funcionamento pelo discurso da educação (matemática) escolar quilombola
???metadata.dc.creator???: Suzarte, Ayrton Pereira 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Grilo, Jaqueline de Souza Pereira
???metadata.dc.description.resumo???: O foco desta dissertação está no processo de constituição do sujeito quilombola no contexto da educação escolar (quilombola), com ênfase na matemática, a partir das teorizações foucaultianas. O objetivo principal é compreender os processos de subjetivação postos em funcionamento pelo discurso da educação (matemática) escolar quilombola. Adotando uma abordagem qualitativa baseada em pressupostos pós-estruturalistas, a pesquisa foi conduzida por meio de uma análise documental, utilizando como fonte os documentos curriculares oficiais referentes à EEQ e os livros didáticos de Matemática aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2024-2027. Para isso, foram examinadas a Resolução CNE/CEB nº 08, de 20 de novembro de 2008, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola (DCNEEQ) e a Resolução do Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE/BA) nº 68, de 30 de julho de 2013, que regulamenta a implementação e o funcionamento das DCNEEQ no Sistema Estadual de Ensino da Bahia (DCEEQ-BA). A análise dessas diretrizes curriculares possibilitou a identificação de nove posições de sujeito quilombola articuladas pelo discurso da EEQ. Tais posições demandam um sujeito quilombola que afirme sua identidade, valorize suas memórias, reconheça seus territórios e se engaje na luta por direitos e na resistência contra o apagamento histórico. Essas posições demanda um sujeito quilombola protagonista, consciente de sua história e de seu papel político e social. A análise do livro didático buscou entender como esse material didático opera com as normas hegemônicas quando se está em perspectiva a formação de sujeitos quilombolas, ou seja, críticos e conscientes de seu pertencimento cultural e histórico, em consonância com os princípios das DCNEEQ. Por fim, este estudo aponta que contribuir para uma compreensão crítica das dinâmicas de poder na educação escolar quilombola, questionando discursos hegemônicos e fomentando formas mais autênticas de expressão e resistência no contexto educacional, demanda o reconhecimento da diversidade e da complexidade das experiências quilombolas, a escuta atenta dessas comunidades e a valorização dos seus saberes, memórias e práticas culturais e, além disso, exige a construção de práticas pedagógicas que promovam a autonomia, a representatividade e a insurgência desses sujeitos no espaço educacional.
Abstract: This dissertation focuses on the process of constituting the quilombola subject in the context of quilombola school education, with an emphasis on mathematics, based on Foucauldian theories. The main objective is to understand the processes of subjectivation put into operation by the discourse of quilombola school (mathematics) education. Adopting a qualitative approach based on post-structuralist assumptions, the research was conducted through a documentary analysis, using as sources the official curricular documents related to quilombola school education and the mathematics textbooks approved in the Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2024–2027. For this purpose, the study examined the Resolutions which establishes the Curricular Guidelines for Quilombola School Education. The analysis of these curricular guidelines enabled the identification of nine quilombola subject positions articulated by the discourse of quilombola school education. These positions demand a quilombola subject who affirms their identity, values their memories, recognizes their territories, and engages in the struggle for rights and resistance against historical erasure. These positions construct an image of a quilombola subject as a protagonist, aware of their history and their political and social role. The analysis of the textbook aimed to understand how this educational material operates with hegemonic norms when considering the formation of quilombola subjects — that is, critical individuals conscious of their cultural and historical belonging, in alignment with the principles of the Curricular Guidelines. Finally, this study points out that contributing to a critical understanding of power dynamics in quilombola school education, questioning hegemonic discourses, and fostering more authentic forms of expression and resistance in the educational context requires recognizing the diversity and complexity of quilombola experiences, attentively listening to these communities, and valuing their knowledge, memories, and cultural practices. Moreover, it demands the construction of pedagogical practices that promote the autonomy, representativeness, and insurgency of these subjects in the educational space.
Keywords: Subjetivação
Educação Escolar Quilombola
Educação Matemática
Subjectivation
Quilombola School Education
Mathematics Education
???metadata.dc.subject.cnpq???: MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: SUZARTE, Ayrton Pereira. Processos de subjetivação postos em funcionamento pelo discurso da educação (matemática) escolar quilombola, 2025, 118 f., Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1866
Issue Date: 26-Mar-2025
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AYRTON PEREIRA SUZARTE - Dissertação.pdfSuzarte, Ayrton Pereira - Dissertação2.68 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.