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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Descolonizando corpos: o potencial transformador da educação circense periférica
???metadata.dc.creator???: Costa, Renildes da Conceição 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Rios, Pedro Paulo Souza
???metadata.dc.description.resumo???: Através dos relatos de circenses da cena baiana, esta pesquisa buscou compreender como corpos em dissidência utilizam-se das diversas linguagens circenses para construírem práticas educativas capazes de inspirar outras pessoas a se apropriarem das suas próprias narrativas. Dada a subjetividade do tema, o estudo adotou a abordagem qualitativa utilizando a narrativa como método de pesquisa, e para fundamentar as discussões, a perspectiva teórica decolonial. A investigação recorreu às entrevistas como fonte de coleta de dados, a escolha das participantes foi pautada nos seguintes critérios: mulheres negras – cisgênera, transgênera ou travesti, artistas que desenvolvem performance utilizando as diversas expressões artísticas circenses, com idade a partir dos 18 anos, residentes na Bahia. Para a análise das narrativas, optou-se pelo método interseccional, que permitiu uma melhor compreensão das relações entre raça, classe e identidade de gênero no contexto educativo não formal. Ao final da pesquisa evidenciou-se que dentro do processo de transformação social, as primeiras pessoas impactadas foram as próprias circenses, que ao fortalecerem suas identidades passam a inspirar outras pessoas a assumirem a autonomia das suas narrativas, inferindo que mesmo diante de uma sociedade racista, sexista, classista e transfóbica, as artes ainda têm a capacidade de promover fissuras no sistema de poder para fortalecer as identidades marginalizadas.
Abstract: Through narratives the circus scene of Bahia, this research sought to understand how dissident bodies utilize various circus languages to construct educational practices capable of inspiring others to take ownership of their own narratives. Given the subjectivity of the theme, the study adopted a qualitative approach, using narrative as the research method, and grounded its discussions in a decolonial theoretical perspective. The investigation relied on interviews as the primary data collection method, with participant selection based on the following criteria: Black women— whether cisgender, transgender, or travesti—who are artists developing performances using various circus artistic expressions, aged 18 or older, and residing in Bahia. For narrative analysis, an intersectional method was chosen, allowing for a deeper understanding of the relationships between race, class, and gender identity within the context of non-formal education. At the conclusion of the research, it became evident that within the process of social transformation, the first individuals impacted were the circus artists themselves, who, by strengthening their identities, inspire others to claim autonomy over their narratives. The findings suggest that even in the face of a racist, sexist, classist, and transphobic society, the arts remain capable of creating fissures in the system of power, fostering the empowerment of marginalized identities.
Keywords: Práticas Educativas
Corpos Dissidentes
Artes Circenses
Educational Practices
Dissident Bodies
Circus Arts
???metadata.dc.subject.cnpq???: EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: COSTA, Renildes da Conceição. Descolonizando corpos: o potencial transformador da educação circense periférica, 2025, 128 f., Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1867
Issue Date: 25-Mar-2025
Appears in Collections:Coleção UEFS

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