???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1867
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCosta, Renildes da Conceição-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6836073547077650por
dc.contributor.advisor1Rios, Pedro Paulo Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4706453501967580por
dc.date.accessioned2025-07-15T19:13:17Z-
dc.date.issued2025-03-25-
dc.identifier.citationCOSTA, Renildes da Conceição. Descolonizando corpos: o potencial transformador da educação circense periférica, 2025, 128 f., Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1867-
dc.description.resumoAtravés dos relatos de circenses da cena baiana, esta pesquisa buscou compreender como corpos em dissidência utilizam-se das diversas linguagens circenses para construírem práticas educativas capazes de inspirar outras pessoas a se apropriarem das suas próprias narrativas. Dada a subjetividade do tema, o estudo adotou a abordagem qualitativa utilizando a narrativa como método de pesquisa, e para fundamentar as discussões, a perspectiva teórica decolonial. A investigação recorreu às entrevistas como fonte de coleta de dados, a escolha das participantes foi pautada nos seguintes critérios: mulheres negras – cisgênera, transgênera ou travesti, artistas que desenvolvem performance utilizando as diversas expressões artísticas circenses, com idade a partir dos 18 anos, residentes na Bahia. Para a análise das narrativas, optou-se pelo método interseccional, que permitiu uma melhor compreensão das relações entre raça, classe e identidade de gênero no contexto educativo não formal. Ao final da pesquisa evidenciou-se que dentro do processo de transformação social, as primeiras pessoas impactadas foram as próprias circenses, que ao fortalecerem suas identidades passam a inspirar outras pessoas a assumirem a autonomia das suas narrativas, inferindo que mesmo diante de uma sociedade racista, sexista, classista e transfóbica, as artes ainda têm a capacidade de promover fissuras no sistema de poder para fortalecer as identidades marginalizadas.por
dc.description.abstractThrough narratives the circus scene of Bahia, this research sought to understand how dissident bodies utilize various circus languages to construct educational practices capable of inspiring others to take ownership of their own narratives. Given the subjectivity of the theme, the study adopted a qualitative approach, using narrative as the research method, and grounded its discussions in a decolonial theoretical perspective. The investigation relied on interviews as the primary data collection method, with participant selection based on the following criteria: Black women— whether cisgender, transgender, or travesti—who are artists developing performances using various circus artistic expressions, aged 18 or older, and residing in Bahia. For narrative analysis, an intersectional method was chosen, allowing for a deeper understanding of the relationships between race, class, and gender identity within the context of non-formal education. At the conclusion of the research, it became evident that within the process of social transformation, the first individuals impacted were the circus artists themselves, who, by strengthening their identities, inspire others to claim autonomy over their narratives. The findings suggest that even in the face of a racist, sexist, classist, and transphobic society, the arts remain capable of creating fissures in the system of power, fostering the empowerment of marginalized identities.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniela Costa (dmscosta@uefs.br) on 2025-07-15T19:13:17Z No. of bitstreams: 1 RENILDES DA CONCEIÇÃO COSTA - Dissertação.pdf: 1954635 bytes, checksum: e32bbbd257488ae37f260920cfe468ac (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-15T19:13:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RENILDES DA CONCEIÇÃO COSTA - Dissertação.pdf: 1954635 bytes, checksum: e32bbbd257488ae37f260920cfe468ac (MD5) Previous issue date: 2025-03-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.uefs.br:8080/retrieve/7712/RENILDES%20DA%20CONCEI%c3%87%c3%83O%20COSTA%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPráticas Educativaspor
dc.subjectCorpos Dissidentespor
dc.subjectArtes Circensespor
dc.subjectEducational Practiceseng
dc.subjectDissident Bodieseng
dc.subjectCircus Artseng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.titleDescolonizando corpos: o potencial transformador da educação circense periféricapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RENILDES DA CONCEIÇÃO COSTA - Dissertação.pdfCosta, Renildes da Conceição - Dissertação 1.91 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.