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dc.creatorCarneiro, Bárbara Maria Nunes Pereira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8011722314444081por
dc.contributor.advisor1Barros, : Flávia Aninger de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9130941856755320por
dc.date.accessioned2025-07-15T19:55:18Z-
dc.date.issued2021-06-30-
dc.identifier.citationCARNEIRO, Bárbara Maria Nunes Pereira . A derradeira ilumiara de Ariano Suassuna: uma análise da voz narrativa no Romance de Dom Pantero no Palco dos Pecadores, 2021, 154 f., Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1869-
dc.description.resumoNo presente trabalho, analisamos aspectos da voz narrativa da derradeira ilumiara de Ariano Suassuna, o Romance de Dom Pantero no Palco dos Pecadores, publicado postumamente em 2017. Inicialmente, sondamos o processo de consolidação da voz autoral de Suassuna ao longo da sua trajetória na cena literária. Em seguida, investigamos a presença das notas autobiográficas, do diálogo com algumas vozes precursoras e a relação dessa prosa com a voz poética suassuniana. Contamos com o suporte teórico de autores como Lejeune (2008), Arfuch (2010), Hervot (2013), Velasco (2015) e declarações do próprio Suassuna. Nos debruçamos também sobre os textos de Tavares (2007), Dimitrov (2011) e Newton Junior (2017), especialistas na obra suassuniana. Visitamos discussões acerca da teoria do narrador, tentando identificar que tipo de narrador não é o narrador da ilumiara suassuniana; Benjamim (1994), Auerbach (1976) e Dal Farra (1978) nos acompanharam nessa incursão. Ao tratarmos do diálogo com a Tradição e da constituição de uma seleção de precursores da voz narrativa contamos com o aporte teórico de autores como Borges (1999) e no capítulo referente ao papel da voz poética no Romance de Dom Pantero, estudos como o de Simões (2016), Paz (1993) e Lucáks (2000) serviram de esteio para o desenvolvimento do nosso discurso de compreensão. A leitura teórica foi cotejada com o texto ficcional, cuja citação se impôs imperativamente nessa exposição. Inferimos, pois, que os aspectos autobiográficos desempenham papel determinante na formação de sentidos no texto, mas não o detém na esfera da autoficcção, que é extrapolada pelo trabalho de criação artística da matéria narrada cuja fonte e índice está ilustrada nas poesias suassunianas reunidas nessa obra sob o pseudônimo de Albano Cervonegro e que servem a Dom Pantero como uma espécie de mapa para o encontro com essa voz narrativa que se faz nova à medida que antiga.por
dc.description.abstractIn the present dissertation, aspects of the narrative voice of Ariano Suassuna's ultimate ilumiara, Romance de Dom Pantero no Palco dos Pecadores are analyzed. Initially, we probe the process of consolidation of Suassuna's authorial voice throughout his trajectory on the literary scene. Then, we investigate the presence of autobiographical notes, the dialogue with some precursor voices, and the relationship of this prose with the Suassunian poetic voice. We rely on the theoretical support of authors such as Lejeune (2008), Arfuch (2010), Hervot (2013), Velasco (2015) and statements by Suassuna himself. We also looked into the texts of Tavares (2007), Dimitrov (2011) and Newton Junior (2017), experts on the Suassunian work. We visited discussions about the theory of the narrator, trying to identify what kind of narrator is not the narrator of the Suassunian ilumiara; Benjamim (1994), Auerbach (1976), and Dal Farra (1978) accompanied us in this incursion. When dealing with the dialogue with Tradition and the constitution of a selection of precursors of the narrative voice, we counted on the theoretical support of authors such as Borges (1999) and in the chapter referring to the role of the poetic voice in the Romance de Dom Pantero, studies such as the ones by Simões (2016), Paz (1993) and Lucáks (2000) served as support for the development of our discourse of understanding. The theoretical reading was collated with the fictional text, from which the citation was imperatively imposed in this exposition. We have inferred, therefore, that autobiographical aspects play a determining role in the formation of meanings in the text, but do not hinder it in the sphere of autofiction, which is extrapolated by the work of artistic creation of the narrated matter whose source and index is illustrated in the Suassuna poetry collected in this work under the pseudonym Albano Cervonegro and that serves in Dom Pantero as a kind of map for the encounter with this narrative voice that becomes as new as it is ancient.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniela Costa (dmscosta@uefs.br) on 2025-07-15T19:55:18Z No. of bitstreams: 1 Barbara_Maria_Nunes_Pereira_Carneiro - Dissertação.pdf: 2370125 bytes, checksum: dee4dbeac3a266cf7c7ee71c26610316 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-15T19:55:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Barbara_Maria_Nunes_Pereira_Carneiro - Dissertação.pdf: 2370125 bytes, checksum: dee4dbeac3a266cf7c7ee71c26610316 (MD5) Previous issue date: 2021-06-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.uefs.br:8080/retrieve/7842/Barbara_Maria_Nunes_Pereira_Carneiro%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTESpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Estudos Literáriospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAriano Suassunapor
dc.subjectRomance de Dom Panteropor
dc.subjectVoz narrativapor
dc.subjectIntertextualidadepor
dc.subjectAriano Suassunaeng
dc.subjectRomance de Dom Panteroeng
dc.subjectNarrative voiceeng
dc.subjectIntertextualityeng
dc.subject.cnpqLETRAS::TEORIA LITERARIApor
dc.titleA derradeira ilumiara de Ariano Suassuna: uma análise da voz narrativa no Romance de Dom Pantero no Palco dos Pecadorespor
dc.typeDissertaçãopor
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