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dc.creatorBatista, Gabriele de Jesus-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6969527095436959por
dc.contributor.advisor1Lima, Rita de Cássia Bréda Mascarenhas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6183209530072462por
dc.contributor.advisor-co1Silva, Claudilene Maria da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5637844544469243por
dc.date.accessioned2025-07-16T17:44:27Z-
dc.date.issued2025-03-31-
dc.identifier.citationBATISTA, Gabriele de Jesus. História e Cultura Afiro-Brasileira e Africana na Educação Infantil: um estudo de caso em uma escola da rede pública de ensino do municipio de Candeias-BA, 2025, 150 f., Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1870-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo compreender como tem acontecido a implementação da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na prática pedagógica da Educação Infantil do Centro de Educação Gisella Tygel de Candeias-BA. Para isso, delineou-se os seguintes objetivos específicos: identificar a percepção das docentes e da integrante da gestão escolar quanto a relevância do estudo da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana; analisar a prática pedagógica da escola acerca do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana em sala de aula; analisar no Projeto Político-Pedagógico da instituição se a escola tem uma proposta/projeto de trabalho voltado para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. O estudo propõe-se a responder à seguinte questão: De que maneira as práticas pedagógicas da Educação Infantil do Centro de Educação Gisella Tygel de Candeias-BA, têm contemplado a História e Cultura Afro-Brasileira e Africana? Buscando responder à questão, assim como os objetivos propostos, elegeu-se a abordagem qualitativa (Minayo, 2007), o método de inspiração etnográfica, e o estudo de caso (André, 2013; Ludke; André, 1986), tendo em vista a adequação à proposta. Para a coleta e geração dos dados, utilizou-se de entrevistas semiestruturadas com duas professoras da Educação Infantil — uma do G4 e uma do G5 — e uma integrante da equipe gestora; da observação participante durante os meses de julho, agosto e setembro de 2024, nas turmas das professoras colaboradoras; do diário de campo; da análise do Projeto Político-Pedagógico do Centro de Educação Gisella Tygel; e do questionário de perfil (Ludke; André, 1986; Gil, 2011). Os dados gerados foram analisados a partir da análise temática proposta por Bardin (1997). Os resultados apontam a ausência de projetos e propostas voltados para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana a serem trabalhados no ambiente escolar, bem como indicam que as ações e atividades relacionadas a essa temática só aparecem no ambiente escolar no mês de novembro. Os achados também indicam a falta de formação inicial e continuada como um desafio a ser superado para uma prática pedagógica que contemple a História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas turmas de EI.por
dc.description.abstractThis research aims to understand how the implementation of Afro-Brazilian and African History and Culture has taken place in the pedagogical practice of Early Childhood Education at the Gisella Tygel Education Center, located in Candeias, Bahia. To this end, the following specific objectives were defined: to identify the perceptions of the teachers and the school management member regarding the relevance of studying Afro-Brazilian and African History and Culture; to analyze the school’s pedagogical practice concerning the teaching of this theme in the classroom; and to examine whether the school’s Political-Pedagogical Project includes a plan or proposal focused on the teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture. The study seeks to answer the following research question: In what ways have the pedagogical practices of Early Childhood Education at the Gisella Tygel Education Center addressed AfroBrazilian and African History and Culture? To answer this question and achieve the proposed objectives, a qualitative approach was adopted (Minayo, 2007), employing an ethnographicinspired method and a case study strategy (André, 2013; Ludke; André, 1986), given their alignment with the research purpose. Data were collected and generated through semistructured interviews with two Early Childhood Education teachers—one from the G4 class and one from the G5 class—and a member of the school management team; participant observation conducted during July, August, and September 2024 in the participating classrooms; field notes; analysis of the institution’s Political-Pedagogical Project; and a profile questionnaire (Ludke; André, 1986; Gil, 2011). Thematic analysis, as proposed by Bardin (1997), was used to examine the data. The results reveal the absence of structured projects and proposals focused on teaching Afro-Brazilian and African History and Culture in the school setting, indicating that actions related to the theme occur only in the month of November. The findings also highlight the lack of initial and continuing education as a key challenge to be overcome in order to ensure that pedagogical practice effectively addresses Afro-Brazilian and African History and Culture in Early Childhood Education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniela Costa (dmscosta@uefs.br) on 2025-07-16T17:44:27Z No. of bitstreams: 1 GABRIELE DE JESUS BATISTA - Dissertação.pdf: 1062715 bytes, checksum: 59acbcb807a96e58b944b8a0242d1ab0 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-16T17:44:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GABRIELE DE JESUS BATISTA - Dissertação.pdf: 1062715 bytes, checksum: 59acbcb807a96e58b944b8a0242d1ab0 (MD5) Previous issue date: 2025-03-31eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.uefs.br:8080/retrieve/7728/GABRIELE%20DE%20JESUS%20BATISTA%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectLei.10.639/2003por
dc.subjectEnsino da História e Cultura AfroBrasileira e Africanapor
dc.subjectEducação Infantilpor
dc.subjectPedagogical Practiceeng
dc.subjectLaw 10.639/2003eng
dc.subjectTeaching of Afro-Brazilian and African History and Cultureeng
dc.subjectEarly Childhood Educationeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.titleHistória e Cultura Afiro-Brasileira e Africana na Educação Infantil: um estudo de caso em uma escola da rede pública de ensino do municipio de Candeias-BApor
dc.typeDissertaçãopor
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