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http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1871
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Gênero e sexualidade: o que revelam os grafitos produzidos por jovens no espaço escolar |
???metadata.dc.creator???: | Melo, Tatiele Nascimento Santos ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Iriart, Mirela Figueiredo Santos |
???metadata.dc.description.resumo???: | Esta dissertação investiga as expressões de gênero e sexualidade por meio dos grafitos produzidos por jovens no espaço escolar, com foco em uma escola pública de Feira de Santana, Bahia. O estudo parte da premissa de que os grafitos, frequentemente vistos como atos de vandalismo, são, na verdade, manifestações importantes de identidade, pertencimento e resistência, revelando questões complexas sobre raça, gênero e sexualidade. A pesquisa busca compreender os sentidos e significados que os jovens atribuem a essas inscrições, analisando como elas refletem as dinâmicas sociais e culturais que permeiam suas vivências. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, utilizando a cartografia como método de investigação. A pesquisa foi realizada com estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II, com idades entre 14 e 17 anos, em uma escola localizada em um bairro periférico de Feira de Santana. Foram utilizados registros fotográficos dos grafitos, diários de campo, questionários socioidentitários e grupos de discussão para coletar e analisar os dados. A análise interseccional permitiu explorar como as opressões de raça, gênero e classe se entrelaçam nas expressões juvenis. Os resultados revelam que os grafitos são uma forma de linguagem não convencional, utilizada pelos jovens para expressar suas identidades e questionar normas sociais. As inscrições abordam temas como sexualidade, violência de gênero, racismo e desigualdades sociais, refletindo as tensões e contradições presentes no ambiente escolar. Os jovens utilizam os grafitos como uma linguagem de resistência, por meio da qual podem discutir assuntos que são frequentemente silenciados ou marginalizados, como a homossexualidade, o assédio e a violência doméstica. Os grafitos, portanto, não são apenas marcas físicas, mas também textos visuais que carregam múltiplas camadas de significado. Em conclusão, este estudo contribui para a compreensão das culturas juvenis no espaço escolar, destacando a importância de se olhar para os grafitos como uma gramática do corpo e das performances de gênero e sexualidade. |
Abstract: | This dissertation investigates expressions of gender and sexuality through graffiti produced by young people in the school environment, focusing on a public school in Feira de Santana, Bahia. The study is based on the premise that graffiti, often seen as acts of vandalism, are, in fact, important manifestations of identity, belonging, and resistance, revealing complex issues related to race, gender, and sexuality. The research aims to understand the meanings and significance that young people attribute to these inscriptions, analyzing how they reflect the social and cultural dynamics that permeate their experiences. The methodology adopted is qualitative, using cartography as an investigative method. The research was conducted with students from the 8th and 9th grades of Elementary School II, aged between 14 and 17, in a school located in a peripheral neighborhood of Feira de Santana. Photographic records of the graffiti, field diaries, socio-identity questionnaires, and discussion groups were used to collect and analyze the data. Intersectional analysis allowed for an exploration of how oppressions related to race, gender, and class intertwine in youth expressions. The results reveal that graffiti serve as a form of unconventional language used by young people to express their identities and challenge social norms. The inscriptions address themes such as sexuality, gender-based violence, racism, and social inequalities, reflecting the tensions and contradictions present in the school environment. Young people use graffiti as a language of resistance, through which they can discuss topics that are often silenced or marginalized, such as homosexuality, harassment, and domestic violence. Graffiti, therefore, are not just physical marks but also visual texts that carry multiple layers of meaning. In conclusion, this study contributes to the understanding of youth cultures in the school space, highlighting the importance of viewing graffiti as a grammar of the body and performances of gender and sexuality. |
Keywords: | Grafitos Juventude Gênero Sexualidade Graffiti Youth Gende Sexuality |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual de Feira de Santana |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UEFS |
???metadata.dc.publisher.department???: | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citation: | MELO, Tatiele Nascimento Santos. Gênero e sexualidade: o que revelam os grafitos produzidos por jovens no espaço escolar, 2025, 126 f., Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1871 |
Issue Date: | 27-Mar-2025 |
Appears in Collections: | Coleção UEFS |
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