???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1877
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorVasconcelos, Maiane Luz de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3742539398159088por
dc.contributor.advisor1Ramos, Evódio Maurício Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9465362636921446por
dc.date.accessioned2025-07-21T17:42:54Z-
dc.date.issued2024-06-18-
dc.identifier.citationVASCONCELOS, Maiane Luz de. Entre saberes e experiências: trajetórias de profissionalidade dos professores e professoras de Educação Física da rede pública de Catu-BA, 2024, 87 f., Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1877-
dc.description.resumoO presente trabalho busca, por meio da pesquisa qualitativa (Stake, 2011), compreender de que maneira se constituem as trajetórias de profissionalidade dos professores e professoras da rede pública de ensino da cidade de Catu - Bahia. Para tanto, utilizou-se as narrativas dos professores como fonte geradora de dados, obtidos através de entrevista (Gil, 2008), cuja análise foi realizada através dos procedimentos previstos na Análise Textual Discursiva (Moraes, 2003). O lastro teórico é formado por conceitos de autores como Contreras (2002), Ambrosetti e Almeida (2009) e Roldão (2005), que discutem acerca da profissionalidade docente; Castellani Filho et. al. (2009) e Bracht (1997), no que diz respeito à concepção de Educação Física; Campos (2021) e Gatti (1996), que trazem suas contribuições sobre a construção da identidade profissional, bem como Imbernón (2009) e Tardif (2014), que colaboram com a compreensão de formação profissional. Cada um desses elementos que compõem o referencial teórico desta pesquisa, a saber: formação, identidade e profissionalidade, são entendidas como basilares para a compreensão das trajetórias de profissionalidade desses professores, contribuindo para a reflexão do trabalho pedagógico realizado com o componente de Educação Física no referido município. Os achados da pesquisa evidenciam o compromisso expressado por cada colaborador, ao descrever suas trajetórias e atuações, e apontam que a profissionalidade desses professores e professoras constituem-se, sobretudo, pelo movimento que fazem dentro da docência, ao reconhecer seu papel social e sua identidade, ao buscar formação e transformá-la em práticas exitosas e no constante fazer pedagógico, que a prática cotidiana exige para habitar a docência.por
dc.description.abstractThe present work seeks, through qualitative research (Stake, 2011), to understand how the professional trajectories of public-school teachers in the city of Catu (Bahia) are formed. To this end, it intends to use teachers' narratives as a source of data obtained through interviews (Gil, 2008), whose analysis will be carried out using the procedures provided in Discursive Textual Analysis (Moraes, 2003). The general objective proposed in this investigation is to understand the professional trajectories of public-school Physical Education teachers of Catu, Bahia. The theoretical foundation is formed by concepts from authors such as Contreras (2002), Ambrosetti and Almeida (2009), and Roldão (2005) who discuss teaching professionality; Castellani Filho et al. (2009) and Bracht (1997) regarding the conception of Physical Education; Campos (2021) and Gatti (1996), who provide contributions on the construction of professional identity, as well as Imbernón (2009) and Tardif (2014) who contribute to the understanding of professional training. Each of these elements that make up the theoretical framework of this research, namely: training, identity, and professionality, are understood as foundational for comprehending the professional trajectories of these teachers, contributing to the reflection on the pedagogical work carried out with the Physical Education component in the mentioned municipality. The research findings show that the commitment expressed by each participant when describing their trajectories and performances reveal that the professionality of these teachers is primarily constituted by the movement they make within teaching by recognizing their social role and identity, by seeking training and transforming it into successful practices, and in the constant pedagogical effort that daily practice demands to inhabit the teaching profession.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniela Costa (dmscosta@uefs.br) on 2025-07-21T17:42:54Z No. of bitstreams: 1 MAIANE LUZ DE VASCONCELOS - Dissertação.pdf: 1250302 bytes, checksum: 5d24d9e4e11aa9276acf8de6827c1cea (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-21T17:42:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MAIANE LUZ DE VASCONCELOS - Dissertação.pdf: 1250302 bytes, checksum: 5d24d9e4e11aa9276acf8de6827c1cea (MD5) Previous issue date: 2024-06-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.uefs.br:8080/retrieve/7906/MAIANE%20LUZ%20DE%20VASCONCELOS%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProfissionalidadepor
dc.subjectFormação de Professorespor
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectProfessionalityeng
dc.subjectTeacher Trainingeng
dc.subjectPhysical Educationeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.titleEntre saberes e experiências: trajetórias de profissionalidade dos professores e professoras de Educação Física da rede pública de Catu-BApor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MAIANE LUZ DE VASCONCELOS - Dissertação.pdfVasconcelos, Maiane Luz de - Dissertação1.22 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.