???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1877
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Entre saberes e experiências: trajetórias de profissionalidade dos professores e professoras de Educação Física da rede pública de Catu-BA
???metadata.dc.creator???: Vasconcelos, Maiane Luz de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Ramos, Evódio Maurício Oliveira
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho busca, por meio da pesquisa qualitativa (Stake, 2011), compreender de que maneira se constituem as trajetórias de profissionalidade dos professores e professoras da rede pública de ensino da cidade de Catu - Bahia. Para tanto, utilizou-se as narrativas dos professores como fonte geradora de dados, obtidos através de entrevista (Gil, 2008), cuja análise foi realizada através dos procedimentos previstos na Análise Textual Discursiva (Moraes, 2003). O lastro teórico é formado por conceitos de autores como Contreras (2002), Ambrosetti e Almeida (2009) e Roldão (2005), que discutem acerca da profissionalidade docente; Castellani Filho et. al. (2009) e Bracht (1997), no que diz respeito à concepção de Educação Física; Campos (2021) e Gatti (1996), que trazem suas contribuições sobre a construção da identidade profissional, bem como Imbernón (2009) e Tardif (2014), que colaboram com a compreensão de formação profissional. Cada um desses elementos que compõem o referencial teórico desta pesquisa, a saber: formação, identidade e profissionalidade, são entendidas como basilares para a compreensão das trajetórias de profissionalidade desses professores, contribuindo para a reflexão do trabalho pedagógico realizado com o componente de Educação Física no referido município. Os achados da pesquisa evidenciam o compromisso expressado por cada colaborador, ao descrever suas trajetórias e atuações, e apontam que a profissionalidade desses professores e professoras constituem-se, sobretudo, pelo movimento que fazem dentro da docência, ao reconhecer seu papel social e sua identidade, ao buscar formação e transformá-la em práticas exitosas e no constante fazer pedagógico, que a prática cotidiana exige para habitar a docência.
Abstract: The present work seeks, through qualitative research (Stake, 2011), to understand how the professional trajectories of public-school teachers in the city of Catu (Bahia) are formed. To this end, it intends to use teachers' narratives as a source of data obtained through interviews (Gil, 2008), whose analysis will be carried out using the procedures provided in Discursive Textual Analysis (Moraes, 2003). The general objective proposed in this investigation is to understand the professional trajectories of public-school Physical Education teachers of Catu, Bahia. The theoretical foundation is formed by concepts from authors such as Contreras (2002), Ambrosetti and Almeida (2009), and Roldão (2005) who discuss teaching professionality; Castellani Filho et al. (2009) and Bracht (1997) regarding the conception of Physical Education; Campos (2021) and Gatti (1996), who provide contributions on the construction of professional identity, as well as Imbernón (2009) and Tardif (2014) who contribute to the understanding of professional training. Each of these elements that make up the theoretical framework of this research, namely: training, identity, and professionality, are understood as foundational for comprehending the professional trajectories of these teachers, contributing to the reflection on the pedagogical work carried out with the Physical Education component in the mentioned municipality. The research findings show that the commitment expressed by each participant when describing their trajectories and performances reveal that the professionality of these teachers is primarily constituted by the movement they make within teaching by recognizing their social role and identity, by seeking training and transforming it into successful practices, and in the constant pedagogical effort that daily practice demands to inhabit the teaching profession.
Keywords: Profissionalidade
Formação de Professores
Educação Física
Professionality
Teacher Training
Physical Education
???metadata.dc.subject.cnpq???: EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: VASCONCELOS, Maiane Luz de. Entre saberes e experiências: trajetórias de profissionalidade dos professores e professoras de Educação Física da rede pública de Catu-BA, 2024, 87 f., Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1877
Issue Date: 18-Jun-2024
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MAIANE LUZ DE VASCONCELOS - Dissertação.pdfVasconcelos, Maiane Luz de - Dissertação1.22 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.