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dc.creatorRios, Amanda Freire da Costa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7695092869017122por
dc.contributor.advisor1Trinchão, Gláucia Maria Costa-
dc.date.accessioned2015-08-08T00:52:41Z-
dc.date.issued2013-12-10-
dc.identifier.citationRIOS, Amanda Freire da Costa. Imagem visual e texto: descobrindo e redescobrindo relações no livro didático de língua francesa. 2013. 146 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Desenho Cultura e Interatividade)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2013.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/187-
dc.description.resumoEsta pesquisa se insere no campo da História da Educação, com enfoque na cultura material escolar - livros didáticos, e discorre sobre a relação entre imagem visual e texto presente nos livros adotados para a disciplina de língua francesa no Brasil no século XX. Observou-se que esta relação se apresenta de três formas: exclusão, interação e complementação. Para entender como se deu o processo de produção de obras didáticas para esta disciplina, a pesquisa partiu da institucionalização do ensino de língua francesa no Brasil, em 1809, observando a relação entre imagens visuais e texto, até chegar à primeira edição do livro Cours de Français – Méthode Structurale, datada de1968, aqui analisado até 1975, ano da sua última publicação, a escolha por esse livro foi pela sua utilização na educação básica e ser o livro com mais edições. Parte-se do princípio de que a dependendo da relação entre imagem visual e texto poderá auxiliar o processo de compreensão e interpretação textual no âmbito escolar e aqui no caso na apreensão e domínio da língua francesa. Entre os diversos elementos da cultura material escolar, o livro didático é a ferramenta de ensino mais utilizada na prática pedagógica. Assim torna-se importante compreender de que forma este instrumento se estruturou na relação imagética, visto que, a percepção humana é muito mais visual que textual. Logo observou-se que as metodologia de ensino para língua estrangeira e as mudanças gráficas influenciaram na produção de livros, e que as relações entre imagem e texto se diversificam em um mesmo livro.por
dc.description.abstractCette recherche s'inscrit dans le domaine de l'histoire de l'éducation, en mettant l'accent sur matériels culture-scolaires et traite de la relation entre l'image visuelle et texte présent dans les livres adoptés pour la discipline de la langue française au Brésil au XXe siècle. Il a été observé que cette relation est présentée de trois manières : suppression, d'interaction et complémentation. Pour comprendre comment le processus de production de œuvres didactiques pour cette discipline, on a parti de l'institutionnalisation de l'enseignement de la langue française au Brésil, en 1809, en examinant la relation entre les images visuelles et texte, jusqu'à ce que vous atteigniez la première édition du livre Cours de Français-Méthode Structurale, daté de 1968, ici analysés jusqu'en 1975, l'année de sa dernière publication, le choix de ce livre a été pour leur utilisation dans l'éducation de base et être le livre avec plusieurs edition. Il est supposé que selon la relation entre texte et image visuelle peut faciliter le processus d'interprétation compréhensive textuel dans le contexte de l'école ici, dans le cas de la saisie et de la maîtrise de la langue française. Parmi les divers éléments de la culture matérielle de l'école, le manuel est l'outil d'enseignement plus largement utilisé dans la pratique pédagogique. Ainsi, il devient important de comprendre comment cet instrument est structuré en ce qui concerne l'image, la perception humaine étant beaucoup plus visuelle que verbale. Bientôt, il a été constaté que la méthodologie d'enseignement de langue étrangère et les changements graphiques influencé la production de livres, et que les relations entre texte et image se diversifie en un seul livre.fra
dc.description.provenanceSubmitted by Ricardo Cedraz Duque Moliterno (ricardo.moliterno@uefs.br) on 2015-08-08T00:52:41Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO FINAL AMANDA.pdf: 2530311 bytes, checksum: 422e03cc695e2b11c0aed97217e10dc7 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-08-08T00:52:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO FINAL AMANDA.pdf: 2530311 bytes, checksum: 422e03cc695e2b11c0aed97217e10dc7 (MD5) Previous issue date: 2013-12-10eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTESpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Desenho Cultura e Interatividadepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectImagem visualpor
dc.subjectTextopor
dc.subjectHistória da disciplinapor
dc.subjectManuelfra
dc.subjectImagefra
dc.subjectTextefra
dc.subjectHistoire de la disciplinefra
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpor
dc.subject.cnpqFUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqARTES PLASTICAS::DESENHOpor
dc.titleImagem visual e texto: descobrindo e redescobrindo relações no livro didático de língua francesapor
dc.typeDissertaçãopor
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