???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1882
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCampos, Fabiola Correia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3792250084114918por
dc.contributor.advisor1Tonucci, Edward Landi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8609921666090628por
dc.date.accessioned2025-08-05T12:31:17Z-
dc.date.issued2024-12-06-
dc.identifier.citationCAMPOS, Fabiola Correia. Otimização conceituada com o auxílio de games e aplicada a problemas de máximos e mínimos de funções: uma proposta de sequência didática, 2024, 85 p., Dissertação (mestrado profissional) - Programa de Pós-Graduação em Matemática, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1882-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo integrar o conceito de otimização ao ensino de funções polinomiais, utilizando jogos como uma ferramenta pedagógica para tornar a aprendizagem mais atrativa e significativa. A proposta apresenta uma sequência didática que se baseia no uso do jogo “Bridge Constructor”, que simula a constru ção de pontes, para introduzir o conceito de otimização de maneira prática e intuitiva. Através do jogo, os alunos têm a oportunidade de explorar a maximização e minimização de recursos, conceitos fundamentais na otimização de funções, aplicados tanto às situações do dia a dia quanto a desafios matemáticos. Além disso, a dissertação ressalta a importância de incluir a otimização atrelada à resolução de problemas de máximos e mínimos de funções no currículo de matemática do ensino médio, destacando como esse conteúdo pode contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico, a tomada de decisões informadas e o maior engajamento dos estudantes. A proposta da sequência didática é detalhada com algumas atividades que buscam fixar e aprofundar o aprendizado dos alunos, conectando a teoria à prática de maneira lúdica e interativa.por
dc.description.abstractThis work aims to integrate the concept of optimization into the teaching of polynomial functions, using games as a pedagogical tool to make learning more attractive and meaningful. The proposal presents a didactic sequence based on the use of the game “Bridge Constructor”, which simulates bridge construction, to introduce the concept of optimization in a practical and intuitive way. Through the game, students have the opportunity to explore the maximization and minimization of resources, fundamental concepts in the optimization of functions, applied to both everyday situations and mathematical challenges. Moreover, the dissertation emphasizes the importance of including optimization tied to solving maximum and minimum function problems in the high school mathematics curriculum, highlighting how this content can contribute to the development of critical thinking, informed decision-making, and greater student engagement. The proposed didactic sequence is detailed with some activities that aim to consolidate student learning by connecting theory to practice in a playful and interactive manner.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniela Costa (dmscosta@uefs.br) on 2025-08-05T12:31:17Z No. of bitstreams: 1 Fabiola_Correia_Campos - Dissertação.pdf: 13991462 bytes, checksum: 8ae74aeb837b95550b5b9b61c71b8fdc (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-05T12:31:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Fabiola_Correia_Campos - Dissertação.pdf: 13991462 bytes, checksum: 8ae74aeb837b95550b5b9b61c71b8fdc (MD5) Previous issue date: 2024-12-06eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.uefs.br:8080/retrieve/7930/Fabiola_Correia_Campos%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATASpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectOtimizaçãopor
dc.subjectFunçõespor
dc.subjectMáximo e Minimopor
dc.subjectGamespor
dc.subjectOptimizationeng
dc.subjectFunctionseng
dc.subjectMaximum and Minimumeng
dc.subjectGameseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleOtimização conceituada com o auxílio de games e aplicada a problemas de máximos e mínimos de funções: uma proposta de sequência didáticapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fabiola_Correia_Campos - Dissertação.pdfCampos, Fabiola Correia - Dissertação13.66 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.