???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1887
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Matemática para o ensino: a construção do raciocínio funcional para os anos iniciais do ensino fundamental |
???metadata.dc.creator???: | Almeida, Larissa Santana de ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Luna, Ana Virgínia de Almeida |
???metadata.dc.description.resumo???: | Esta pesquisa teve como objetivo construir uma matemática para o ensino nos anos iniciais a partir das realizações do raciocínio funcional por meio de diferentes contextos, a saber, estudos correlatos e uma formação continuada para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para atingir o objetivo geral, atribuímos dois objetivos específicos. O primeiro construir uma matemática para o ensino para os anos iniciais a partir de pesquisas relacionadas ao raciocínio funcional. E o segundo, constitui-se em construir uma matemática para o ensino do raciocínio funcional em uma formação continuada com professores dos anos iniciais. A escolha por uma pesquisa de cunho qualitativo encontra-se na construção do modelo por meio do que é comunicado como raciocínio funcional, seja por professores da educação básica em um ambiente de formação ou pela produção científica de pesquisadores. Utilizamos o dispositivo investigativo Estudo do Conceito de Brent Davis e Moshe Renert para identificar as diferentes realizações do raciocínio funcional nos anos iniciais. Este dispositivo foi entrelaçado as lentes teóricas dos trabalhos desenvolvidos pela pesquisadora Anna Sfard, que se constituiu em instrumento de análise e estratégia de modelagem teórica. Os resultados do estudo apontam uma variabilidade de realizações do raciocínio funcional que foram agrupadas em panoramas. Considerando os estudos correlatos foram identificados os panoramas: generalização de padrões, proporcionalidade e máquina de transformação. Já no estudo com professores foram identificados os panoramas: generalização de padrões, proporcionalidade, expressão algébrica e diagrama. |
Abstract: | This research aimed to construct a mathematics for teaching in the early years based on the achievements of functional reasoning in different contexts. Based on related studies and ongoing training for elementary school teachers. To achieve the general objective, we assigned two specific objectives. The first was to construct a mathematics for teaching based on research related to functional reasoning. And the second was to construct a mathematics for teaching functional reasoning in ongoing training for elementary school teachers. The choice for qualitative research lies in the construction of the model through what is communicated as functional reasoning, whether by elementary school teachers in a training environment or through the scientific production of researchers. We used the investigative device of BrentDavis and Moshe Renert's Concept Study to identify the different uses of functional reasoning in the early years. This device was intertwined with the theoretical lenses of the work developed by researcher Anna Sfard, which constituted an analysis instrument and theoretical modeling strategy. The results of the study indicate a variability of functional reasoning achievements that were grouped into panoramas. Considering the related studies, the following panoramas were identified: generalization of patterns, proportionality and transformation machine. In the study with teachers, the following panoramas were identified: generalization of patterns, proportionality, algebraic expression and diagram. |
Keywords: | Raciocínio Funcional Realizações Matemática para o Ensino Anos Iniciais Functional Reasoning Achievements Mathematics for Teaching Early Years |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual de Feira de Santana |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UEFS |
???metadata.dc.publisher.department???: | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citation: | ALMEIDA, Larissa Santana de. Matemática para o ensino: a construção do raciocínio funcional para os anos iniciais do ensino fundamental, 2025, 85 f., Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1887 |
Issue Date: | 18-Mar-2025 |
Appears in Collections: | Coleção UEFS |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LARISSA SANTANA DE ALMEIDA - Dissertação.pdf | Almeida, Larissa Santana de - Dissertação | 1.99 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.