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dc.creatorSantos, Renata de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3561950667556532por
dc.contributor.advisor1Santos, Maria da Graça Rodrigues dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2222355226347915por
dc.date.accessioned2025-08-08T19:48:26Z-
dc.date.issued2025-07-01-
dc.identifier.citationSANTOS, Renata de Souza. A linguagem imagética na sociedade contemporânea: uma abordagem a partir do filme “Emoji”, de 2017, 2025, 161 p., Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Desenho Cultura e Interatividade, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1891-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo compreender como as narrativas das temáticas sociais presentes em “Emoji – O Filme” (2017) dialogam com as interações sociais contemporâneas do sujeito conectado, considerando o uso dos emojis como linguagem na comunicação digital. Apoiado nas reflexões de Fredric Jameson (1991), parte-se da ideia de que a cultura pósmoderna é marcada pela fragmentação, pelo pastiche e pela intensificação do consumo de imagens. No contexto dessa sociedade completamente imagética, os emojis operam como signos que integram e organizam experiências comunicacionais instantâneas. Inspirado na leitura de Carlos Vázquez (2002), o ambiente digital é interpretado como uma cidade simbólica — como “Textópolis”, no filme —, onde fluxos culturais, afetivos e identitários se cruzam, se normatizam e se reconfiguram. Com base em Flusser (1983), Hall (1997), Gombrich (1999), Debord (1997) e Baudrillard (1981), a pesquisa articula uma abordagem qualitativa, interpretativa e descritiva (Minayo, 1992), centrada na análise audiovisual do filme, segundo os métodos de Feldman (1993) e Penafria (2001). Os resultados revelam que os emojis não apenas representam emoções, mas produzem sentidos, regulam interações e participam de disputas simbólicas em ambientes mediados por tecnologia. Mais do que modos superficiais de expressão, os emojis constituem formas de comunicação baseadas em expressões visuais codificadas e traduzem os paradoxos da sociedade em rede (Castells, 1999). Assim, o estudo propõe uma leitura crítica dos emojis como formas imagéticas de existir, sentir e se comunicar na era contemporânea digital.por
dc.description.abstractThis research aims to understand how the narratives of social thematic present in “The Emoji Movie” (2017) establish dialogue with the contemporary social interactions of the connected subject, considering the use of emojis as a language in digital communication. Based on the reflections of Fredric Jameson (1991), it starts on the idea that postmodern culture is marked by fragmentation, pastiche and the intensification of image consumption. In the context of this completely image-based society, emojis operate as signs that integrate and organize instantaneous communication experiences. Inspired by the reading of Carlos Vázquez (2002), the digital environment is interpreted as symbolic city - such as “Textopolis”, in the film —, where cultural, affective and identity flows intersect, are standardized and reconfigured. Based on Flusser (1983), Hall (1997), Gombrich (1999), Debord (1997) and Baudrillard (1981), the research articulates a qualitative, interpretative and descriptive approach (Minayo, 1992), centered on the audiovisual analysis of the film, according to the methods of Feldman (1993) and Penafria (2001). The results reveal that emojis not only represent emotions, but also produce meanings, regulate interactions and participate in symbolic disputes in environments mediated by technology. More than superficial modes of expression, emojis constitute forms of communication based on coded visual expressions and translate the paradoxes of the network society (Castells, 1999). Thus, the study proposes a critical reading of emojis as imagistic forms of existing, feeling and communicating in the contemporary digital era.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniela Costa (dmscosta@uefs.br) on 2025-08-08T19:48:26Z No. of bitstreams: 1 RENATA DE SOUZA SANTOS - Dissertação.pdf: 8438996 bytes, checksum: 081c0d55ee18836de8f51e74c0f81474 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-08T19:48:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RENATA DE SOUZA SANTOS - Dissertação.pdf: 8438996 bytes, checksum: 081c0d55ee18836de8f51e74c0f81474 (MD5) Previous issue date: 2025-07-01eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.uefs.br:8080/retrieve/7982/RENATA%20DE%20SOUZA%20SANTOS%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTESpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Desenho Cultura e Interatividadepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLinguagem imagéticapor
dc.subjectSociedade em redepor
dc.subjectEmojispor
dc.subjectComunicação digitalpor
dc.subjectTemáticas sociaispor
dc.subjectImage-based languageeng
dc.subjectNetwork societyeng
dc.subjectEmojiseng
dc.subjectDigital communicationeng
dc.subjectSocial thematicseng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.titleA linguagem imagética na sociedade contemporânea: uma abordagem a partir do filme “Emoji”, de 2017por
dc.typeDissertaçãopor
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