???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1898
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Apoio pedagógico como política de permanência estudantil: contribuições do Núcleo de Apoío Psicossocial e Pedagógico para Discentes Cotistas da Universidade Estadual de Feira de Santana-BA
???metadata.dc.creator???: Jesus, Jeani Barbosa Sousa de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Mussi, Amali de Angelis
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo teve como objetivo analisar as contribuições do apoio pedagógico como elemento constituinte da política de permanência estudantil, com foco nas contribuições do apoio oferecido pelo Núcleo de Apoio Psicossocial e Pedagógico (NAPP) aos discentes cotistas da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), localizada na Bahia. A pesquisa investiga as estratégias pedagógicas, psicossociais e de acolhimento utilizadas para garantir a inclusão e permanência desses estudantes da educação superior no contexto universitário, considerando as especificidades e desafios enfrentados pelos estudantes que acessam a universidade por meio da política de cotas. O arcabouço teórico foi construído com base nos estudos de que consideram a permanência estudantil na universidade como elemento de transformação social, assim como de suas potencialidades: Alain Coulon, Kabengele Munanga, João Feres Júnior, Amali de Angelis Mussi, Otto Vinicius de Agra Figueiredo, dentre outros. O estudo parte da premissa de que políticas de apoio pedagógico são fundamentais para reduzir as desigualdades educacionais, especialmente no ensino superior, e proporcionar condições adequadas para o sucesso acadêmico e social dos estudantes provenientes de grupos historicamente marginalizados. A metodologia adotada envolve análise qualitativa, com aplicação de formulário direcionado aos participantes, visando compreender a percepção dos discentes sobre o suporte recebido e suas implicações no processo de adaptação e êxito acadêmico. Os resultados evidenciam a relevância de políticas afirmativas para a permanência estudantil, destacando o papel essencial do NAPP na construção de um ambiente universitário mais acessível e acolhedor para os discentes cotistas.
Abstract: This study aims to analyze the contributions of pedagogical support as a component of student retention policies, focusing on the assistance provided by the Psychosocial and Pedagogical Support Center (NAPP) to quota students at the State University of Feira de Santana (UEFS), located in Bahia, Brazil. The research investigates pedagogical, psychosocial, and welcoming strategies used to ensure the inclusion and permanence of these students in higher education, considering the specificities and challenges faced by those who access university through affirmative action policies. The theoretical framework is based on authors who view student retention in higher education as a driver of social transformation, including Alain Coulon, Kabengele Munanga, João Feres Júnior, Amali de Angelis Mussi, and Otto Vinicius de Agra Figueiredo, among others. The study is grounded on the premise that pedagogical support policies are essential to reducing educational inequalities, particularly in higher education, and to providing appropriate conditions for the academic and social success of students from historically marginalized groups. A qualitative methodology was employed, using a questionnaire aimed at participants to understand their perceptions of the support received and its implications for adaptation and academic success. The findings highlight the relevance of affirmative policies for student retention and underscore the essential role of NAPP in building a more inclusive and welcoming university environment for quota students.
Keywords: Políticas de permanência
Permanência estudantil
Apoio pedagógico
Acolhimento universitário
Estratégias pedagógicas
Retention policies
Student permanence
Pedagogical support
University inclusion
Pedagogical strategies
???metadata.dc.subject.cnpq???: EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: JESUS, Jeani Barbosa Sousa de. Apoio pedagógico como política de permanência estudantil: contribuições do Núcleo de Apoío Psicossocial e Pedagógico para Discentes Cotistas da Universidade Estadual de Feira de Santana-BA, 2025, 138 f., Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1898
Issue Date: 3-Apr-2025
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JEANI BARBOSA SOUSA DE JESUS - Dissertação.pdfJesus, Jeani Barbosa Sousa de - Dissertação1.96 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.