???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1899
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilveira, Lucivane Oliveira de Santana-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4148099662319831por
dc.contributor.advisor1Araújo, Maria de Lourdes Haywanon Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2656783072132516por
dc.date.accessioned2025-08-12T18:56:27Z-
dc.date.issued2025-03-26-
dc.identifier.citationSILVEIRA, Lucivane Oliveira de Santana. O uso dos resultados do Saeb no sistema municipal de Educação de Ipecaetá-BA, 2025, 166 f., Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1899-
dc.description.resumoO Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) tem um papel central nas políticas educacionais do Brasil. Pesquisadores da área educacional destacam a importância dos resultados do Saeb na formulação e implementação de políticas públicas educacionais. Em particular, os estudos se concentram em como esses resultados são utilizados para influenciar e direcionar decisões no campo educacional. Com base nisso, as discussões realizadas sobre o tema ressaltam a relevância do instrumento na melhoria da qualidade da educação no Brasil. Por isso, o presente trabalho buscou compreender como a utilização dos resultados das avaliações educacionais de larga escala do Saeb contribui na qualidade da educação do município de Ipecaetá-BA. A metodologia de pesquisa adotada para este estudo foi a abordagem qualitativa, que permite a compreensão aprofundada do tema e a análise de experiências e percepções dos envolvidos. Além disso, foi utilizado um método descritivo e exploratório, utilizando-se das técnicas da análise documental e da entrevista com as gestões escolares das escolas do ensino fundamental anos finais. Através desse percurso identificamos que o município não utiliza os resultados das avaliações do Saeb como instrumento, na construção das políticas públicas, nem na melhoria da qualidade da educação, estando ausente nos documentos oficiais que regem a educação do município, bem como nas ações das gestões escolar, o que, por sua vez, indica a necessidade de investir na capacitação dos profissionais da gestão escolar sobre o tema.por
dc.description.abstractThe Basic Education Assessment System (SAEB) plays a central role in Brazil's educational policies. Researchers in the educational field highlight the importance of SAEB results in the formulation and implementation of public educational policies. In particular, studies focus on how these results are used to influence and direct decisions in the educational field. Based on this, discussions held on the topic highlight the relevance of the instrument in improving the quality of education in Brazil. Therefore, this study sought to understand how the use of the results of large-scale educational assessments from SAEB contributes to the quality of education in the municipality of Ipecaetá-BA. The research methodology adopted for this study was the qualitative approach, which allows for an in-depth understanding of thetopic and the analysis of the experiences and perceptions of those involved. In addition, a descriptive and exploratory method was used, using techniques of document analysis and interviews with school administrators of final years of elementary school. Through this process, we identified that the municipality does not use the results of the Saeb assessments as an instrument in the construction of public policies, nor in improving the quality of education, being absent in the official documents that govern the education of the municipality, as well as in the actions of school management, which, in turn, indicates the need to invest in the training of school management professionals on the subject.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniela Costa (dmscosta@uefs.br) on 2025-08-12T18:56:27Z No. of bitstreams: 1 LUCIVANE OLIVEIRA DE SANTANA SILVEIRA - Dissertação.pdf: 2565067 bytes, checksum: f2555b4e82322bbced2f91fe492756ba (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-12T18:56:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LUCIVANE OLIVEIRA DE SANTANA SILVEIRA - Dissertação.pdf: 2565067 bytes, checksum: f2555b4e82322bbced2f91fe492756ba (MD5) Previous issue date: 2025-03-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.uefs.br:8080/retrieve/8048/LUCIVANE%20OLIVEIRA%20DE%20SANTANA%20SILVEIRA%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSaebpor
dc.subjectAvaliação educacionalpor
dc.subjectQualidadepor
dc.subjectIpecaetápor
dc.subjectUso dos resultadospor
dc.subjectSaebeng
dc.subjectEducational assessmenteng
dc.subjectQualityeng
dc.subjectIpecaetáeng
dc.subjectuso dos resultadoseng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.titleO uso dos resultados do Saeb no sistema municipal de Educação de Ipecaetá-BApor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUCIVANE OLIVEIRA DE SANTANA SILVEIRA - Dissertação.pdfSilveira, Lucivane Oliveira de Santana - Dissertação2.5 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.