???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1902
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Práticas de leitura hipertextual online no contexto de um curso de especialização em EAD: um estudo sobre a leitura na cultura digital |
???metadata.dc.creator???: | Manuel, Arcedes José ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Anecleto, Úrsula Cunha |
???metadata.dc.description.resumo???: | Esta dissertação aborda sobre as práticas de leitura hipertextual na cultura digital, tendo como objetivo geral analisar de que maneira os estudantes do curso de especialização em Educação na Cultura Digital constituem-se como leitores do texto digital e específicos a) identificar o perfil leitor dos estudantes, participantes da pesquisa, na leitura de hipertextos digitais e b) analisar como os estudantes agenciam as práticas de leitura para a constituição como leitores do hipertexto em ambiente virtual de aprendizagem. Teoricamente, ancoramo-nos nos conceitos de texto digital, leitura em ambiente digital, perfil e formação do leitor na cultura digital e os estudos sobre navegação em ambientes digitais. Metodologicamente, adotamos uma abordagem de natureza qualitativa, baseada no uso da netnografia enquanto método. Como dispositivos de pesquisa, utilizamos o questionário online e o fórum de discussão, realizado no componente EDC003: Letramentos Digitais e Formação do Professor, ministrado pela profa. Dra. Jaqueline Barreto Lé, na especialização supracitada. A escolha por esse componente se deu devido às discussões teóricas promovidas durante o desenvolvimento das aulas, principalmente, em relação às questões de leitura de hipertextos e dos letramentos digitais. Para a análise das informações construídas em campo, utilizamos a análise de codificação netnográfica, que prevê as seguintes etapas: codificação; abstração e comparação; verificação e comparação e a teorização. Além do mais, em alguns momentos, utilizamos o software para pesquisas qualitativas, o MaxQda, para a revelação de categorias e a ampliação das análises das informações construídas no estudo. O locus da pesquisa foi o curso de Especialização em Educação na Cultura Digital, da Universidade Estadual de Feira de Santana, realizado na modalidade de Educação a Distância. Os participantes foram 22 estudantes matriculados no curso ECD que, após terem sido apresentados à proposta de pesquisa, aceitaram participar e colaborar na construção das informações, de forma livre e voluntária. Ademais, para a análise dos achados construídos no campo, foram retomadas e ampliadas informações já apresentadas em pesquisa anterior, intitulada “Multiletramentos, hipertextos e práticas textuais em curso de Formação Continuada na EaD”, de Beserra (2023). Os resultados obtidos revelaram que o perfil leitor dos estudantes, participantes da pesquisa, na leitura de textos da cultura digital é de hiperleitor, embora esse ainda precise ampliar outras habilidades de letramento digital para atuar de forma autônoma em diversos ambientes digitais. Além disso, foi possível compreender que os agenciamentos de leitura de hipertextos, propostos pelos participantes da pesquisa, são alineares, fragmentários, multissemióticos e interativos, o que atende à própria perspectiva textual da cultura digital. |
Abstract: | This dissertation addresses hypertextual reading practices in digital culture, with the general objective of analyzing how students on the specialization course in Education in Digital Culture constitute themselves as readers of digital text, and specific a) identify the reading profile of the students, participants in the research, in reading digital hypertexts and b) analyze how students manage reading practices to constitute themselves as readers of hypertext in a virtual learning environment.Theoretically, we are anchored in the concepts of digital text, reading in a digital environment, reader profile and training in digital culture and studies on navigation in digital environments. Methodologically, we adopted a qualitative approach, based on the use of netnography as a method. As research devices, we used the online questionnaire and the discussion forum, carried out in the EDC003 component: Digital Literacy and Teaching, taught by profa. Dr. Jaqueline Barreto Lé, in the aforementioned specialization. The choice for this component was due to the theoretical discussions promoted during the development of the classes, mainly in relation to the issues of reading hypertexts and digital literacies. To analyze the information constructed in the field, we used netnographic coding analysis, which foresees the following steps: coding; abstraction and comparison; verification and comparison and theorization. Furthermore, at times, we used the software for qualitative research, MaxQda, to reveal categories and expand the analysis of the information constructed in the study. The locus of the research was the Specialization course in Education in Digital Culture, at the State University of Feira de Santana, carried out in the Distance Education modality. The participants were 22 students enrolled in the ECD course who, after being presented with the research proposal, agreed to participate and collaborate in the construction of information, freely and voluntarily. Furthermore, for the analysis of the findings constructed in the field, information already presented in previous research, entitled “Multiliteracies, hypertexts and textual practices in a Continuing Education course in EaD”, by Beserra (2023) was taken up and expanded. The results obtained revealed that the reader profile of the students, research participants, when reading digital culture texts is that of a hyperreader, although they still need to expand other digital literacy skills to act autonomously in different digital environments. Furthermore, it was possible to understand that the hypertext reading arrangements proposed by the research participants are linear, fragmentary, multisemiotic and interactive, which meets the textual perspective of digital culture. |
Keywords: | Práticas de leitura Leitura hipertextual Texto digital Habilidades de leitura Reading practices Hypertextual reading Digital text Reading skills |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual de Feira de Santana |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UEFS |
???metadata.dc.publisher.department???: | DEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTES |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos |
Citation: | MANUEL, Arcedes José. Práticas de leitura hipertextual online no contexto de um curso de especialização em EAD: um estudo sobre a leitura na cultura digital, 2025, 160 f., Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1902 |
Issue Date: | 20-Mar-2025 |
Appears in Collections: | Coleção UEFS |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ARCEDES JOSÉ MANUEL - Dissertação.pdf | Manuel, Arcedes José - Dissertação | 3.16 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.