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dc.creatorSilva, Renata Carnauba de Sousa da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1952797573678972por
dc.contributor.advisor1Mota, Charles Maycon de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8373498600378411por
dc.date.accessioned2025-08-19T18:56:44Z-
dc.date.issued2025-03-25-
dc.identifier.citationSILVA, Renata Carnauba de Sousa da. Diferença, interseccionalidade e culturas das infancias: tessituras docentes sobre o racismo na educação infantil, 2025, 101 f., Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1904-
dc.description.resumoA pesquisa buscou compreender como as professoras percebem a manifestação de racismo nas relações entre as crianças da Educação Infantil. O percurso metodológico pautou-se em uma abordagem qualitativa, através da pesquisa (auto)biográfica com a influência da pesquisa narrativa. Com relação aos dispositivos de pesquisa em campo, elegi as entrevistas narrativas e o diário narrativo etnográfico. As colaboradoras da pesquisa são duas professoras do grupo 4 e 5, de um Centro Municipal de Educação Infantil da cidade de Feira de Santana-Bahia, com o aporte do movimento compreensivo-interpretativo, a partir da leitura compreensiva das narrativas. As principais bases teóricas têm a fundamentação de autores a partir da Teoria dos Estudos Culturais, com as seguintes categorias teóricas - Identidade e diferença: Hall (1998); Baumann (2001); Skliar (2003), Bhabha (2005), Silva (2007, 2016); Woodward (2007); Candau (2008; 2011) e Mota (2019); Diferença, racismo e interseccionalidade na educação: Crenshaw (2004), Akotirene (2019) e Collins (2020) e Culturas das Infâncias: Bujes (2002), Quinteiro (2005), Borba (2008) e Coelho (2019), Cavalleiro (1998,1999), Gomes (2003, 2019 , 2023) e Santos (2024). A pesquisa concluiu que as professoras concebem a manifestação de racismo entre crianças (inclusive estrutural dentro das escolas), porém ainda têm dificuldade para perceberem em seu próprio âmbito escolar, até mesmo negando a existência entre as crianças de sua turma.por
dc.description.abstractThe research sought to understand how teachers perceive the manifestation of racism in relationships between children in Early Childhood Education. The methodological path was based on a qualitative approach, through (auto)biographical research with the influence of narrative research. Regarding the research devices in the field, I chose narrative interviews and the ethnographic narrative diary. The research collaborators are two teachers from groups 4 and 5, from a Municipal Early Childhood Education Center in the city of Feira de Santana-Bahia, with the contribution of the comprehensive-interpretative movement, based on the comprehensive reading of the narratives. The main theoretical bases are based on authors from the Theory of Cultural Studies, with the following theoretical categories - Identity and difference: Hall (1998); Baumann (2001); Skliar (2003), Bhabha (2005), Silva (2007, 2016); Woodward (2007); Candau (2008; 2011) and Mota (2019); Difference, racism and intersectionality in education: Crenshaw (2004), Akotirene (2019) and Collins (2020) and Cultures of Childhoods: Bujes (2002), Quinteiro (2005), Borba (2008) and Coelho (2019), Cavalleiro (1998, 1999), Gomes (2003, 2019, 2023) and Santos (2024). The research concluded that teachers understand the manifestation of racism among children (including structural racism within schools), but still have difficulty perceiving it in their own school environment, even denying its existence among the children in their class.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniela Costa (dmscosta@uefs.br) on 2025-08-19T18:56:44Z No. of bitstreams: 1 RENATA CARNAUBA DE SOUSA DA SILVA - Dissertação.pdf: 3858388 bytes, checksum: d48b242c07106df937282adb95551bc2 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-19T18:56:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RENATA CARNAUBA DE SOUSA DA SILVA - Dissertação.pdf: 3858388 bytes, checksum: d48b242c07106df937282adb95551bc2 (MD5) Previous issue date: 2025-03-25eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.uefs.br:8080/retrieve/8006/RENATA%20CARNAUBA%20DE%20SOUSA%20DA%20SILVA%20%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectIdentidade e diferençapor
dc.subjectRacismopor
dc.subjectInterseccionalidadepor
dc.subjectPesquisa (auto)biográficapor
dc.subjectCulturas das infânciaspor
dc.subjectIdentity and differenceeng
dc.subjectRacismeng
dc.subjectIntersectionalityeng
dc.subject(Auto)biographical researcheng
dc.subjectCultures of childhoodseng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.titleDiferença, interseccionalidade e culturas das infancias: tessituras docentes sobre o racismo na educação infantilpor
dc.typeDissertaçãopor
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