???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1904
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Diferença, interseccionalidade e culturas das infancias: tessituras docentes sobre o racismo na educação infantil
???metadata.dc.creator???: Silva, Renata Carnauba de Sousa da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Mota, Charles Maycon de Almeida
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa buscou compreender como as professoras percebem a manifestação de racismo nas relações entre as crianças da Educação Infantil. O percurso metodológico pautou-se em uma abordagem qualitativa, através da pesquisa (auto)biográfica com a influência da pesquisa narrativa. Com relação aos dispositivos de pesquisa em campo, elegi as entrevistas narrativas e o diário narrativo etnográfico. As colaboradoras da pesquisa são duas professoras do grupo 4 e 5, de um Centro Municipal de Educação Infantil da cidade de Feira de Santana-Bahia, com o aporte do movimento compreensivo-interpretativo, a partir da leitura compreensiva das narrativas. As principais bases teóricas têm a fundamentação de autores a partir da Teoria dos Estudos Culturais, com as seguintes categorias teóricas - Identidade e diferença: Hall (1998); Baumann (2001); Skliar (2003), Bhabha (2005), Silva (2007, 2016); Woodward (2007); Candau (2008; 2011) e Mota (2019); Diferença, racismo e interseccionalidade na educação: Crenshaw (2004), Akotirene (2019) e Collins (2020) e Culturas das Infâncias: Bujes (2002), Quinteiro (2005), Borba (2008) e Coelho (2019), Cavalleiro (1998,1999), Gomes (2003, 2019 , 2023) e Santos (2024). A pesquisa concluiu que as professoras concebem a manifestação de racismo entre crianças (inclusive estrutural dentro das escolas), porém ainda têm dificuldade para perceberem em seu próprio âmbito escolar, até mesmo negando a existência entre as crianças de sua turma.
Abstract: The research sought to understand how teachers perceive the manifestation of racism in relationships between children in Early Childhood Education. The methodological path was based on a qualitative approach, through (auto)biographical research with the influence of narrative research. Regarding the research devices in the field, I chose narrative interviews and the ethnographic narrative diary. The research collaborators are two teachers from groups 4 and 5, from a Municipal Early Childhood Education Center in the city of Feira de Santana-Bahia, with the contribution of the comprehensive-interpretative movement, based on the comprehensive reading of the narratives. The main theoretical bases are based on authors from the Theory of Cultural Studies, with the following theoretical categories - Identity and difference: Hall (1998); Baumann (2001); Skliar (2003), Bhabha (2005), Silva (2007, 2016); Woodward (2007); Candau (2008; 2011) and Mota (2019); Difference, racism and intersectionality in education: Crenshaw (2004), Akotirene (2019) and Collins (2020) and Cultures of Childhoods: Bujes (2002), Quinteiro (2005), Borba (2008) and Coelho (2019), Cavalleiro (1998, 1999), Gomes (2003, 2019, 2023) and Santos (2024). The research concluded that teachers understand the manifestation of racism among children (including structural racism within schools), but still have difficulty perceiving it in their own school environment, even denying its existence among the children in their class.
Keywords: Identidade e diferença
Racismo
Interseccionalidade
Pesquisa (auto)biográfica
Culturas das infâncias
Identity and difference
Racism
Intersectionality
(Auto)biographical research
Cultures of childhoods
???metadata.dc.subject.cnpq???: EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: SILVA, Renata Carnauba de Sousa da. Diferença, interseccionalidade e culturas das infancias: tessituras docentes sobre o racismo na educação infantil, 2025, 101 f., Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1904
Issue Date: 25-Mar-2025
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RENATA CARNAUBA DE SOUSA DA SILVA - Dissertação.pdfSilva, Renata Carnauba de Sousa da - Dissertação3.77 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.