???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1909
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | O coordenador pedagógico na educação pública municipal de Feira de Santana-BA: implicações do desenvolvimento da práxis em escolas de educação infantil (2005-2021) |
???metadata.dc.creator???: | Santos, Patrícia Amorim Bispo dos ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Santos, Solange Mary Moreira |
???metadata.dc.description.resumo???: | A presente pesquisa apresenta como temática central o coordenador pedagógico na educação pública municipal de Feira de Santana e as implicações do desenvolvimento da práxis em escolas de Educação Infantil. Buscou-se respostas para a seguinte questão de pesquisa: como o coordenador pedagógico da educação pública municipal de Feira de Santana desenvolve sua práxis em escolas de educação infantil? Para investigar essa questão, foi estabelecido como objetivo geral analisar a práxis do coordenador pedagógico como o profissional que propicia mudanças na escola e na comunidade, a partir dos determinantes políticos e pedagógicos na educação pública municipal de Feira de Santana em escolas de educação infantil. Visando o alcance do objetivo geral, elencou-se os seguintes objetivos específicos: analisar a trajetória histórica, política, pedagógica e legal da constituição do coordenador pedagógico em âmbito nacional e local; analisar as relações estabelecidas entre teoria e prática da atuação de coordenadores pedagógicos em escolas municipais de educação infantil de Feira de Santana; refletir sobre o conceito de práxis relacionando com as ações do coordenador pedagógico. A pesquisa configurou-se dentro da matriz epistemológica crítico-dialética e da abordagem qualitativa, tendo como procedimento a análise documental e bibliográfica, utilizando como instrumentos de coleta de dados o questionário (formulários Google Forms) e a análise documental, com a participação de oito coordenadoras pedagógicas que atuam em escolas exclusivas de Educação Infantil. O recorte histórico da pesquisa foi delimitado para o período de 2005, ano no qual foram encontradas as primeiras informações oficiais sobre a função de coordenador pedagógico em Feira de Santana, até o ano de 2021, quando começou a coleta de dados para a pesquisa. O conceito de práxis foi discutido à luz dos pressupostos do materialismo histórico e dialético tendo como referência o filósofo Vázquez (2011), o educador Freire (1987, 2002) e o economista, filósofo, sociólogo e historiador Marx (2000, 2007). Ao apresentar os dados coletados e a análise dos mesmos, buscou-se identificar como o coordenador pedagógico desenvolve a práxis nas escolas públicas municipais de Educação Infantil em Feira de Santana. Os resultados da investigação apontam que o coordenador pedagógico propicia mudanças na escola e na comunidade através da sua práxis, organizando ações reais reflexivas, saindo do plano teórico, imaginário e concretizando as suas ações em práticas efetivas, significativas e transformadoras. Sendo assim, um coordenador comprometido com uma proposta política e não com o cumprimento de um papel alienado e repetitivo, tem a possibilidade de transformar a escola no exercício de sua função, efetivando a práxis. |
Abstract: | This research presents as its central theme the pedagogical coordinator in municipal public education in Feira de Santana and the implications of the development of praxis in early childhood education schools. Answers were sought for the following research question: how does the pedagogical coordinator of the municipal public education of Feira de Santana develop his practice in early childhood education schools? To investigate this issue, the general objective was to analyze the praxis of the pedagogical coordinator as the professional who promotes changes in the school and in the community, based on the social, political and pedagogical determinants of municipal public education in Feira de Santana in early childhood education schools. Aiming at reaching the general objective, the following specific objectives were listed: to analyze the historical, political, pedagogical and legal trajectory of the constitution of the Pedagogical Coordinator at national and local levels; analyze the relationships established between theory and practice in the performance of pedagogical coordinators in municipal schools for children's education in Feira de Santana; reflect on the concept of praxis relating to the actions of the pedagogical coordinator. The research was configured within the critical-dialectical epistemological matrix and the qualitative approach, having as a procedure the documental and bibliographic analysis using the questionnaire (Google Forms forms) and documental analysis as data collection instruments, with the participation of 8 (eight) pedagogical coordinators who work in exclusive early childhood education schools. The historical outline of the research was delimited for the period of 2005, the year when the function of pedagogical coordinator officially began in Feira de Santana, until the year 2021, when data collection for the research began. The concept of praxis was discussed in light of the assumptions of historical and dialectical materialism, having as reference the philosopher Vázquez (2011), the educator Freire (1987, 2002) and the economist, philosopher, sociologist and historian Marx (2000, 2007). By presenting the collected data and their analysis, we sought to identify how the pedagogical coordinator develops the praxis in municipal public schools for early childhood education in Feira de Santana. The results of the investigation show that the pedagogical coordinator promotes changes in the school and in the community through his/her praxis, organizing real reflective actions, leaving the theoretical, imaginary plan and implementing their actions in effective, meaningful and transforming practices. Therefore, a coordinator committed to a political proposal and not to the fulfillment of an alienated and repetitive role, has the possibility of transforming the school in the exercise of its function, making practice effective. |
Keywords: | Coordenador pedagógico Educação Infantil Práxis |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual de Feira de Santana |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UEFS |
???metadata.dc.publisher.department???: | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citation: | SANTOS, Patrícia Amorim Bispo dos. O coordenador pedagógico na educação pública municipal de Feira de Santana-BA: implicações do desenvolvimento da práxis em escolas de educação infantil (2005-2021). 2022. 191 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2022. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
???metadata.dc.identifier.doi???: | ID Lattes |
URI: | http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1909 |
Issue Date: | 9-Mar-2022 |
Appears in Collections: | Coleção UEFS |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SANTOS_Dissertacao_Educacao_2022 | SANTOS_Dissertacao_Educacao_2022 | 4.2 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.