???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1914
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: “Fé que pensa, razão que crê”: uma análise da relação entre as experiências religiosas e acadêmicas de estudantes de pedagogia da UEFS
???metadata.dc.creator???: Carneiro, Iane de Jesus 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Faria, Ivan
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho tem como objetivo analisar de que forma se relacionam o conhecimento científico e as experiências religiosas de estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Fundamenta-se teoricamente nas teorias sobre habitus híbrido e socialização, bem como nos estudos sobre juventude universitária e religiosidade. A metodologia articula técnicas quantitativas e qualitativas, envolvendo aplicação de 89 questionários e 7 entrevistas a discentes do curso de Pedagogia da UEFS, produzindo dados que foram analisados por meio de análises estatísticas descritivas e categorização temáticas das respostas obtidas com os depoimentos. Os resultados da pesquisa mostraram que 84,2% dos estudantes encontram-se na faixa etária entre os 17 a 25 anos de idade. Com relação à identificação etnicorracial, 85,4% dos estudantes consideram-se pretos, sendo que destes 41% são pardos e 43,8% são pretos. Observou-se a predominância de duas religiões cristãs, sendo que os protestantes representam 31,5% de adeptos e os católicos compõem 28,1%. Acompanhando o que os estudos de Scheliga, Knoblauch e Bellotti (2020) sinalizam, foi possível observar que o curso de Pedagogia acompanha o cenário do campo religioso brasileiro com o aumento do número dos “sem religião” ou dos sem uma identidade religiosa e dos evangélicos/protestantes. Conclui-se que a religiosidade de estudantes universitários exercem influência direta em suas trajetórias de vida, nas formas de enxergar e entender o mundo, na vida acadêmica e em sua formação profissional.
Abstract: The present work aims to analyze how scientific knowledge and religious experiences of students on the Degree in Pedagogy of State University of Feira de Santana (UEFS) are related. It is theoretically based on theories about hybrid habitus and socialization, as well as studies on university youth and religiosity. It is theoretically based on theories about hybrid habitus and socialization, as well as studies on university youth and religiosity. The methodology articulates quantitative and qualitative techniques, involving the application of 89 questionnaires and 7 interviews with students on the Pedagogy course at UEFS producing data that were analyzed through descriptive statistical analysis and thematic categorization of the responses obtained from the statements. The search results showed that 84.2% of students are between 17 and 25 years old. Regarding ethnic and racial identification, 85.4% of students consider themselves black, of which 41% are brown and 43.8% are black. The predominance of two Christian religions was observed, with Protestants making up 31.5% of followers and Catholics making up 28.1%. Following what the studies by Scheliga, Knoblauch and Bellotti (2020) indicate, it was possible to observe that the Pedagogy course follows the scenario of the Brazilian religious field with the increase in the number of “without religion” or those without a religious identity and evangelicals/protestants. It is concluded that the religiosity of university students has a direct influence on their life trajectories, on their ways of seeing and understanding the world, on their academic life and on their professional training
Keywords: Juventude universitária
Ciência
Religiosidade
University youth; science; religiosity
University youth
Science
Religiosity
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Acadêmico em Educação
Citation: CARNEIRO, Iane de Jesus. “Fé que pensa, razão que crê”: uma análise da relação entre as experiências religiosas e acadêmicas de estudantes de pedagogia da UEFS. 2023. f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) - Departamento de Educação, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1914
Issue Date: 30-Oct-2023
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO - IANE DE JESUS CARNEIRO.pdfDISSERTAÇÃO - IANE DE JESUS CARNEIRO4.03 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.