???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1917
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Denise Cerqueira da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6676593364173088por
dc.contributor.advisor1Trinchão, Gláucia Maria Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9270635173528305por
dc.contributor.advisor-co1Bastos, Dorotea Souza-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2082750774559836por
dc.date.accessioned2025-09-01T17:55:29Z-
dc.date.issued2025-04-29-
dc.identifier.citationSILVA, Denise Cerqueira da. Carmen Sandiego: a cultura brasileira nas narrativas visuais da série animada, 2025, 101 f., Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Desenho Cultura e Interatividade, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1917-
dc.description.resumoEste trabalho dissertativo é resultado de uma pesquisa exploratória e documental que teve por objetivo fazer um exercício interpretativo das imagens que trazem traços representativos da cultura brasileira, expostos na série animada Carmen Sandiego (2019), exibida na Plataforma de Streaming Netflix. Tal produção estadunidense nos levou a refletir e analisar de que forma é construída a imagem do Brasil e do brasileiro em narrativas audiovisuais hegemônicas e como tais imagens podem dar margem para a criação, propagação e manutenção de caricaturas e estereótipos. Com este estudo foi permitido verificar que muitas brasilidades são silenciadas e que a iconografia internacional de Brasil, criada e divulgada por estrangeiros, é fruto de um imaginário que, não raro, foi construído em cima de narrativas de brasilidade que circulavam desde muito tempo em seus países, nos apresentando imagens com vivências majoritariamente desconcertantes sobre o Brasil. Este estudo alcança sua relevância por sorte do interesse de explorar a produção de sentidos sobre as narrativas visuais, o registro de imagens e sua importância para a apreciação de questões que envolvam o homem e sua produção cultural. Nossas investigações foram fundamentadas nos estudos de pesquisadores como Stuart Hall (2006; 2016), Chimamanda Ngozi Adichie (2019), Homi Bhabha (1998), Roque Laraia (2007), Jacques Aumont (2009), Michel Pêcheux (1995), Eni Orlandi (2005), Edson Ferreira (2000; 2024), Gláucia Maria Costa Trinchão (2012; 2024), Antônio Amâncio (2000), Rodrigo Seabra (2017), entre outros. Dessa forma, ponderou-se acerca de conceitos como cultura, representação, estereótipo, tendo como situação contextual a travessia pela Vermelha nos espaços diversos onde sua ação é executada.por
dc.description.abstractEste trabajo de tesis es resultado de una investigación exploratoria y documental que tuvo como objetivo realizar un ejercicio interpretativo de imágenes que traen rasgos representativos de la cultura brasileña, expuestas en la serie animada Carmen Sandiego (2019), exhibida en la plataforma de streaming Netflix. Tal producción estadounidense nos llevó a reflexionar y analizar cómo la imagen de Brasil y de los brasileños se construye en las narrativas audiovisuales hegemónicas y cómo dichas imágenes pueden dar lugar a la creación, propagación y mantenimiento de caricaturas y estereotipos. Este estudio permitió verificar que muchas brasilidades son silenciadas y que la iconografía internacional de Brasil, creada y difundida por extranjeros, es el resultado de un imaginario que, muchas veces, se construyó sobre narrativas de la brasilidad que circulaban desde hacía mucho tiempo en sus países, presentándonos imágenes con vivencias en su mayoría desconcertantes sobre Brasil. Este estudio alcanza su relevancia por el interés en explorar la producción de significados sobre las narrativas visuales, el registro de imágenes y su importancia para la apreciación de cuestiones que involucran al hombre y su producción cultural. Nuestras investigaciones se basaron en los estudios de investigadores como Stuart Hall (2006; 2016), Chimamanda Ngozi Adichie (2019), Homi Bhabha (1998), Roque Laraia (2007), Jacques Aumont (2009), Michel Pêcheux (1995), Eni Orlandi (2005), Edson Ferreira (2000; 2024), Gláucia Maria Costa Trinchão (2012; 2024), Antônio Amâncio (2000), Rodrigo Seabra (2017), entre otros. De esta manera, consideramos conceptos como cultura, representación, estereotipo, teniendo como situación contextual el cruce de Vermelha en los diferentes espacios donde se desarrolla su acción.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Daniela Costa (dmscosta@uefs.br) on 2025-09-01T17:55:29Z No. of bitstreams: 1 DENISE CERQUEIRA DA SILVA - Dissertacao.pdf: 13186692 bytes, checksum: 0b2616962c18a5322fc083f758eb2c73 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-01T17:55:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DENISE CERQUEIRA DA SILVA - Dissertacao.pdf: 13186692 bytes, checksum: 0b2616962c18a5322fc083f758eb2c73 (MD5) Previous issue date: 2025-04-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.uefs.br:8080/retrieve/7998/DENISE%20CERQUEIRA%20DA%20SILVA%20-%20Dissertacao.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTESpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Desenho Cultura e Interatividadepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDesenho de animaçãopor
dc.subjectCultura brasileirapor
dc.subjectRepresentaçãopor
dc.subjectEstereótipopor
dc.subjectAudiovisualpor
dc.subjectDibujo de animaciónspa
dc.subjectCultura brasileñaspa
dc.subjectRepresentaciónspa
dc.subjectEstereotipospa
dc.subjectAudiovisualspa
dc.subject.cnpqARTES PLASTICAS::DESENHOpor
dc.titleCarmen Sandiego: a cultura brasileira nas narrativas visuais da série animadapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DENISE CERQUEIRA DA SILVA - Dissertacao.pdfSilva, Denise Cerqueira da - Dissertação12.88 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.