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http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1922
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Ramos, Darlean de Sá | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4629859571693213 | por |
dc.contributor.advisor1 | Vilas Boas, Fabíola Silva de Oliveira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3323038834894198 | por |
dc.date.accessioned | 2025-09-02T19:58:11Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-28 | - |
dc.identifier.citation | RAMOS, Darlean de Sá. Formação continuada e implicações à prática educativa de professoras do programa Conhecer, Analisar e Transformar a educação do campo (CAT) em Lamarão/BA, 2025, 140 f., Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1922 | - |
dc.description.resumo | O processo de formação continuada vivenciado por professoras que participam do Programa CAT (Conhecer, Analisar e Transformar a realidade do campo) constitui a temática deste estudo. O CAT é um Programa de extensão iniciado no ano de 1997, na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), desenvolvido em parceria com as Prefeituras Municipais de 19 municípios baianos e com o Movimento de Organização Comunitária (MOC), que se propõe a oferecer formação continuada a docentes que atuam em escolas do campo, de modo a favorecer uma Educação contextualizada para a população do campo. Para tanto, traçou-se como objetivo geral da pesquisa compreender as implicações existentes entre a formação continuada oferecida pelo Programa CAT e a prática educativa de professoras das escolas do campo da Rede Municipal de Ensino de Lamarão/BA. O aporte teórico dialoga com a perspectiva de formação baseada na reflexividade da prática educativa, que busca focalizar o movimento crítico sobre a prática, tomando como base estudos de Freire (1996); Dourado (2016); Gatti (2010); Imbernón (2010); Libâneo (2004); com a defesa de uma educação do campo contextualizada e voltada às necessidades da população do campo, a partir de Arroyo (2007); Molina; Nadal (2012), Caldart (2000; 2009; 2012), Santos; Ferreira (2018) Werlang; Pereira (2021), dentre outros. No que se refere aos fundamentos metodológicos, o estudo, que é de caráter qualitativo, foi desenvolvido com inspiração na pesquisa do tipo colaborativa, tal como propõe Ibiapina (2018), pautada na perspectiva do diálogo e da partilha. Para a produção de dados em parceria com as professoras colaboradoras, foram realizados grupos de discussão, que se caracterizam como rodas de conversa que visam refletir coletivamente sobre a prática educativa em escolas do campo e as implicações da formação continuada do CAT para o desenvolvimento do trabalho docente. Os resultados da pesquisa apontam que a formação continuada ofertada pelo Programa CAT é uma medida necessária à formação das professoras que atuam em escolas do campo e fundamental na valorização das populações do campo e de seu modo de vida. Entende-se que os princípios abordados visam à universalização dos conhecimentos trabalhados e ao fortalecimento do currículo e das práticas educativas. Porém, faz-se necessário elaborar alternativas voltadas à construção de um olhar crítico-reflexivo sobre a realidade que circunda o cotidiano da escola do campo, uma vez que Programas que oferecem formação continuada a docentes precisam considerar a os docentes como autores de sua formação, de maneira que estes possam ressignificar e transformar a educação do campo como uma política pública. | por |
dc.description.abstract | The ongoing training process experienced by teachers who participate in the CAT Program (Knowing, Analyzing and Transforming the Reality of the Countryside) is the theme of this study. The CAT is an extension program initiated in 1997 at the State University of Feira de Santana (UEFS), developed in partnership with the Municipal Governments of 19 municipalities in Bahia and with the Community Organization Movement (MOC), which aims to offer ongoing training to teachers who work in rural schools, in order to promote contextualized education for the rural population. To this end, the general objective of the research was to understand the implications between the ongoing training offered by the CAT Program and the educational practice of teachers in rural schools of the Municipal Education Network of Lamarão/BA. The theoretical contribution dialogues with the perspective of training based on the reflexivity of educational practice, which seeks to focus the critical movement on practice, based on studies by Freire (1996); Dourado (2016); Gatti (2010); Imbernón (2010); Libâneo (2004); with the defense of a contextualized rural education focused on the needs of the rural population, based on Arroyo (2007); Molina; Nadal (2012), Caldart (2000; 2009; 2012), Santos; Ferreira (2018) Werlang; Pereira (2021), among others. Regarding the methodological foundations, the study, which is qualitative in nature, was developed with inspiration from collaborative research, as proposed by Ibiapina (2018), based on the perspective of dialogue and sharing. To produce data in partnership with the study's collaborating subjects, discussion groups were held, which are characterized as group conversation circles that aim to collectively reflect on educational practice in rural schools and the implications of CAT's ongoing training in the development of teaching work. The results of the research indicate that the continuing education offered by the CAT Program is essential in valuing rural populations and their way of life, as it is based on their specificities and rights, considering that the universalization of this knowledge contributes to strengthening the curriculum, educational practices and student subjects. However, it is necessary to observe the development of alternatives to involve not only teacher training, but also training for the community, as well as including the entire educational ecosystem in the perspective of training, a fact that involves the issue within the scope of CAT's public infrastructure, technical and administrative policies. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Daniela Costa (dmscosta@uefs.br) on 2025-09-02T19:58:11Z No. of bitstreams: 1 Darlean_de_Sa_Ramos _ Dissertação.pdf: 1202122 bytes, checksum: a7a1c352ada97d9d9f944b9f206f1b2e (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-09-02T19:58:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Darlean_de_Sa_Ramos _ Dissertação.pdf: 1202122 bytes, checksum: a7a1c352ada97d9d9f944b9f206f1b2e (MD5) Previous issue date: 2025-03-28 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://tede2.uefs.br:8080/retrieve/8010/Darlean_de_Sa_Ramos%20_%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual de Feira de Santana | por |
dc.publisher.department | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEFS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Formação Continuada de professoras | por |
dc.subject | Programa CAT | por |
dc.subject | Prática Educativa | por |
dc.subject | Educação do Campo | por |
dc.subject | Continuing Teacher Training | eng |
dc.subject | CAT Program | eng |
dc.subject | Educational Practice | eng |
dc.subject | Rural Education | eng |
dc.subject.cnpq | EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.title | Formação continuada e implicações à prática educativa de professoras do programa Conhecer, Analisar e Transformar a educação do campo (CAT) em Lamarão/BA | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Coleção UEFS |
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File | Description | Size | Format | |
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Darlean_de_Sa_Ramos _ Dissertação.pdf | Ramos, Darlean de Sá - Dissertação | 1.17 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
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