???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1924
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFerreira, Gabriel Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2401876840220552por
dc.contributor.advisor1Santos, Maria da Graça Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2222355226347915por
dc.date.accessioned2025-09-03T18:30:18Z-
dc.date.issued2025-06-16-
dc.identifier.citationFERREIRA, Gabriel Silva. O CUCA e a acessibilidade: espaço, memória e patrimônio feirense frente às adaptações para o uso contemporâneo, 2025, 176 f., Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Desenho, Cultura e Interatividade, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1924-
dc.description.resumoAs adaptações promovidas no Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA), em Feira de Santana, foram avaliadas e discutidas à luz da sua usabilidade para as demandas contemporâneas. De forma preliminar e sucinta, foram levantados os contextos e os fatos históricos mais relevantes que definiram suas particularidades enquanto patrimônio material e imaterial da cidade, endossados pela sua memória e pela sua arquitetura eclética. O objetivo desta pesquisa se firma na avaliação da acessibilidade interna do CUCA, cuja importância se volta ao atendimento, principalmente, das pessoas com deficiência (PcD) e mobilidade reduzida em espaços culturais dessa natureza. Para tanto, lançou-se mão de análise das características dos seus distintos edifícios, cuja abordagem se deu em conformidade com a Instrução Normativa n.º 1 do IPHAN, de 2003; com a NBR-9050; com o Decreto Federal n.º 5.296, de 2004; e com a Lei Federal n.º 13.146, de 2015. Dessa maneira, o CUCA também foi abordado enquanto patrimônio público tombado pelo IPAC-BA, enquanto espaço histórico da Escola Normal de 1927, bem como espaço que abrigou outras importantes instituições, tais como a Faculdade de Educação de Feira de Santana-BA, de 1969, embrião da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atualmente, o CUCA é a unidade de execução da política cultural da UEFS e se faz relevante na promoção de atividades artísticas e educacionais, desde a sua inauguração, enquanto tal, em 1995. Os resultados desta pesquisa foram obtidos através da avaliação de oito itens de acessibilidade, pautados em um roteiro de análise, elaborado por Castro (2022), elencando-se elementos essenciais a uma edificação, tais como as boas condições das calçadas adjacentes ao prédio, a disposição das entradas e das rotas acessíveis internas, a conformidade de balcões de atendimento, a existência de sanitários acessíveis e de sinalização visual e tátil, a disponibilidade de vagas de estacionamento exclusivas, bem como a existência de elevador ou plataforma elevatória, já que a unidade possui dois pavimentos e diferenças de nível consideráveis. Ao lado das importantes contribuições de Cambiagui (2012), Barbosa e Albuquerque (2010), Bueno e Guedes (2019), Prates (2015) e Tojal (2020), o presente estudo de caso revelou que as condições de acessibilidade no espaço interno do CUCA se encontram em déficit com as normas de acessibilidade e legislação vigente; portanto, não oferecem plena segurança, autonomia e conforto para o público usuário, especificamente para PcDpor
dc.description.abstractThe adaptations made to the University Center of Culture and Art (CUCA) in Feira de Santana were evaluated and discussed in light of their usability for contemporary demands. Initially, a brief overview was provided of the most relevant historical contexts and facts that defined its particularities as a tangible and intangible heritage of the city, supported by its memory and eclectic architecture. The objective of this research is to assess the internal accessibility of the CUCA, whose importance lies primarily in serving people with disabilities (PWD) and reduced mobility in cultural spaces of this nature. To this end, an analysis of the characteristics of its various buildings was undertaken, and this approach was conducted in accordance with IPHAN Normative Instruction No. 1 of 2003; NBR-9050; Federal Decree No. 5,296 of 2004; and Federal Law No. 13,146 of 2015. Thus, CUCA was also considered a public heritage site listed by IPAC-BA, as a historic site of the Normal School from 1927, as well as a site that housed other important institutions, such as the Feira de Santana-BA School of Education from 1969, the embryo of the Feira de Santana State University (UEFS). Currently, CUCA is the implementation unit of UEFS's cultural policy and has been relevant in the promotion of artistic and educational activities since its inauguration in 1995. The results of this research were obtained through the evaluation of eight accessibility items, based on an analysis guide developed by Castro (2022), listing essential elements of a building, such as the good condition of the sidewalks adjacent to the building, the layout of entrances and internal accessible routes, the conformity of service counters, the existence of accessible restrooms and visual and tactile signage, the availability of exclusive parking spaces, as well as the existence of an elevator or lifting platform, since the unit has two floors and considerable differences in level. Along with the important contributions of Cambiagui (2012), Barbosa and Albuquerque (2010), Bueno and Guedes (2019), Prates (2015), and Tojal (2020), this case study revealed that accessibility conditions in the internal space of CUCA are lacking in accordance with accessibility standards and current legislation; therefore, they do not offer full safety, autonomy, and comfort for the public, specifically for PcD.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniela Costa (dmscosta@uefs.br) on 2025-09-03T18:30:18Z No. of bitstreams: 1 GABRIEL SILVA FERREIRA - Dissertação.pdf: 15274592 bytes, checksum: 9e23873fb8270afb73b2ab265f1771bf (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-03T18:30:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GABRIEL SILVA FERREIRA - Dissertação.pdf: 15274592 bytes, checksum: 9e23873fb8270afb73b2ab265f1771bf (MD5) Previous issue date: 2025-06-16eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.uefs.br:8080/retrieve/7994/GABRIEL%20SILVA%20FERREIRA%20%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTESpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Desenho Cultura e Interatividadepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAcessibilidadepor
dc.subjectDesenho Universalpor
dc.subjectPatrimônio Culturalpor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectCUCApor
dc.subjectAccessibilityeng
dc.subjectUniversal Designeng
dc.subjectCultural Heritageeng
dc.subjectMemoryeng
dc.subjectCUCAeng
dc.subject.cnpqARTES PLASTICAS::DESENHOpor
dc.titleO CUCA e a acessibilidade: espaço, memória e patrimônio feirense frente às adaptações para o uso contemporâneopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GABRIEL SILVA FERREIRA - Dissertação.pdfFerreira, Gabriel Silva - Dissertação14.92 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.