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dc.creatorDuarte , Ana Paula Mendes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2391528536058737por
dc.contributor.advisor1Silva, Fábio Dantas de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4895226886312268por
dc.date.accessioned2025-09-04T18:33:27Z-
dc.date.issued2025-02-22-
dc.identifier.citationDUARTE, Ana Paula Mendes. Lugares e não-lugares da educação do campo: um olhar para as políticas públicas educacionais em Santa Bárbara-Ba. 2025. 186 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) - Departamento de Educação, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2025.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1928-
dc.description.resumoEste estudo analisa o impacto das políticas públicas de educação na Educação do Campo em Santa Bárbara-BA, tomando como referência o processo de elaboração e implementação do Plano Municipal de Educação (PME) e sua consonância (ou não) com as demandas específicas das populações do campo. O problema da pesquisa tem como questão: “Qual o impacto das políticas públicas de Educação, a partir da elaboração e implementação do Plano Municipal de Educação (PME) de Santa Bárbara-BA, na Educação do Campo do município?”. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, baseada na análise documental do PME, do Documento Curricular Referencial Municipal de Santa Bárbara (DCRMSB) e de produções acadêmicas correlatas, identificando um esvaziamento das pautas do campo no planejamento municipal, evidenciado pela ausência de metas específicas e estratégias aprofundadas, assim como a não participação dos Movimentos Sociais do Campo no processo decisório. Os resultados apontam que, sem a participação efetiva desses sujeitos, as diretrizes municipais permanecem descontextualizadas, comprometendo a construção de uma Educação do Campo equitativa e transformadora. Conclui-se, portanto, que o fortalecimento da Educação do Campo exige a revisão dos procedimentos de elaboração das políticas públicas, com a incorporação de diagnósticos situacionais robustos e de práticas participativas que assegurem voz aos sujeitos do campo, materializando uma práxis que ultrapasse o caráter meramente documental e promova a educação enquanto direito, a justiça social e a pluralidade.por
dc.description.abstractThis study analyzes the impact of public education policies on Rural Education in Santa Bárbara, Bahia, using as a reference the process of drafting and implementing the Municipal Education Plan (PME) and its alignment (or lack thereof) with the specific demands of rural populations. The research question guiding this study is: “What is the impact of public education policies, based on the drafting and implementation of the Municipal Education Plan (PME) of Santa Bárbara-BA, on Rural Education in the municipality?”. The research adopts a qualitative approach, based on document analysis of the PME, the Municipal Curricular Reference Document of Santa Bárbara (DCRMSB), and related academic works. It identifies a neglect of rural education issues in municipal planning, as evidenced by the absence of specific goals and detailed strategies, as well as the lack of participation by Rural Social Movements in the decision-making process. The findings indicate that, without the effective participation of these actors, municipal guidelines remain disconnected from local realities, thereby undermining the development of an equitable and transformative Rural Education. It is concluded, therefore, that strengthening Rural Education requires a revision of the procedures for formulating public policies, with the incorporation of robust situational diagnoses and participatory practices that ensure the voices of rural subjects are heard, materializing a praxis that goes beyond a merely documental character and promotes education as a right, social justice, and plurality.eng
dc.description.abstractEste estudio analiza el impacto de las políticas públicas de educación en la Educación del Campo en Santa Bárbara, Bahía, tomando como referencia el proceso de elaboración e implementación del Plan Municipal de Educación (PME) y su consonancia (o no) con las demandas específicas de las poblaciones rurales. La pregunta de investigación que orienta este estudio es: “¿Cuál es el impacto de las políticas públicas de educación, a partir de la elaboración e implementación del Plan Municipal de Educación (PME) de Santa Bárbara-BA, en la Educación del Campo del municipio?”. La investigación adopta un enfoque cualitativo, basado en el análisis documental del PME, del Documento Curricular Referencial Municipal de Santa Bárbara (DCRMSB) y de producciones académicas relacionadas. Se identifica un vaciamiento de las pautas rurales en la planificación municipal, evidenciado por la ausencia de metas específicas y estrategias detalladas, así como por la no participación de los Movimientos Sociales del Campo en el proceso de toma de decisiones. Los resultados indican que, sin la participación efectiva de estos sujetos, las directrices municipales permanecen descontextualizadas, comprometiendo la construcción de una Educación del Campo equitativa y transformadora. Se concluye, por tanto, que el fortalecimiento de la Educación del Campo exige una revisión de los procedimientos de elaboración de las políticas públicas, con la incorporación de diagnósticos situacionales sólidos y de prácticas participativas que garanticen la voz de los sujetos del campo, materializando una praxis que trascienda el carácter meramente documental y promueva la educación como derecho, la justicia social y la pluralidad.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Aline Souza Silva (rassilva@uefs.br) on 2025-09-04T18:33:27Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO - ANA PAULA MENDES DUARTE.pdf: 2257192 bytes, checksum: 5d9cfe9645005f4620d25b940902efe4 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-04T18:33:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO - ANA PAULA MENDES DUARTE.pdf: 2257192 bytes, checksum: 5d9cfe9645005f4620d25b940902efe4 (MD5) Previous issue date: 2025-02-22eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.uefs.br:8080/retrieve/7884/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20-%20ANA%20PAULA%20MENDES%20DUARTE.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação do Campopor
dc.subjectPolíticas Públicaspor
dc.subjectPlano Municipal de Educaçãopor
dc.subjectSanta Bárbara-BApor
dc.subjectRural Educationeng
dc.subjectPublic Policieseng
dc.subjectMunicipal Education Planeng
dc.subjectSanta Bárbara-BAeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleLugares e não-lugares da educação do campo: um olhar para as políticas públicas educacionais em Santa Bárbara-Bapor
dc.typeDissertaçãopor
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