???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1930
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Sandy Emanuele Sampaio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9575622919403981por
dc.contributor.advisor1Miranda, Eduardo Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5839993151692776por
dc.date.accessioned2025-09-05T14:36:57Z-
dc.date.issued2025-03-27-
dc.identifier.citationSANTOS, Sandy Emanuele Sampaio. Pedagogia arteira: autoria pedagógica antirracista na educação infantil. 2025. 125 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) - Departamento de Educação, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2025.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1930-
dc.description.resumoMulheres negras existem, resistem e inventam outros mundos! E quando essa mulher negra é professora de “menino pequeno” ela se torna uma professora-negra-arteira, que ao abaixar para ouvir e falar com as crianças negras, aprende com elas a arte de inventar, e assim suas invenções forjam novas perspectivas resistentes e criativas de ser, estar e pertencer ao mundo da educação que a todo tempo tenta nos invisibilizar. Neste sentido, o presente trabalho tem por objetivo: Compreender de que forma o meu corpo-território escrevivente forja um Giro Pedagógico enquanto possibilidade para a educação das relações étnico-raciais na educação infantil. Para respondê-lo se fez necessário evidenciar a importância do letramento racial para o forjamento do meu corpo-território de professora negra antirracista das infâncias, além de apontar o diálogo entre a Pedagogia Decolonial com a Pedagogia Arteira criada a partir do Giro Pedagógico e, por fim, apresentar os caminhos introdutórios do aporte teórico-metodológico de Akilomwana, que aponta a possibilidade de akilombamento entre crianças na educação infantil. A investigação realizada foi de cunho qualitativo, a partir da metodologia de Escrevivências de Conceição Evaristo (2005), inspirada na potência criadora e inventiva de Nanã. O debate teórico da revisão bibliográfica centrou-se nos campos das epistemologias feministas negras, da decolonialidade, da educação das relações étnico-raciais e das filosofias afro-brasileiras e africanas, pensando as crianças negras, suas infâncias e as práticas pedagógicas antirracistas. Para isto, as autoras e autores utilizados foram: bell hooks (2017; 2020), Paulo Freire (1982; 2003;), Aparecida Ferreira (2019), Eduardo Miranda (2014; 2020), Marta Santos (2008; 2024), Nilma Lino Gomes (2002; 2012), Kabengele Munanga (2005), Catherine Walsh (2006), Renato Noguera (2016; 2019), Fuki-au; Lukondo-Wamba (2000), Azoilda Loretto Trindade (2005). O estudo evidenciou como a autoria pedagógica de uma professora negra da educação infantil pode propor fissuras na ordem vigente da educação, através do movimento ancestral, feminino e decolonial de pensar práticas pedagógicas antirracistas através da arte-educação para a primeira infância, partindo de suas vivências e experiências ao longo da sua trajetória educacional.por
dc.description.abstractBlack women exist, they resist and invent other worlds! And when this black woman is a teacher of “little boys” she becomes a crafty black teacher, who, by bending down to listen and speak to black children, learns from them the art of invention and thus her inventions forge new, resistant and creative perspectives of being, belonging and belonging to the world of education that constantly tries to make us invisible. In this sense, the present work aims to: Understand how my writing body-territory forges a Pedagogical Turn as a possibility for the education of ethnic-racial relations in early childhood education. To answer it, it was necessary to highlight the importance of racial literacy for the forging of my body-territory as an anti-racist black teacher of childhoods, in addition to pointing out the dialogue between Decolonial Pedagogy and Arteira Pedagogy created from the Pedagogical Turn and finally presenting the introductory paths of Akilomwana's theoretical-methodological contribution, which points to the possibility of akilombamento among children in early childhood education. The research carried out was qualitative in nature, based on the methodology of Escrevivências by Conceição Evaristo (2005) inspired by the creative and inventive power of Nanã, which is strengthened through the theoretical debate of the bibliographic review centered on the fields of black feminist epistemologies, decoloniality, education of ethnic-racial relations and Afro-Brazilian and African philosophies thinking about black children, their childhoods and anti-racist pedagogical practices, for this, the authors used were: bell hooks (2017; 2020), Paulo Freire (1982; 2003;), Aparecida Ferreira (2019), Eduardo Miranda (2014; 2020), Marta Santos (2008; 2024), Nilma Lino Gomes (2002; 2012), Kabengele Munanga (2005), Catherine Walsh (2006), Renato Noguera (2016; 2019), Fuki-au;Lukondo-Wamba (2000), Azoilda Loretto Trindade (2005). The study highlighted how the pedagogical authorship of a black early childhood teacher can propose fissures in the current order of education, through the ancestral, feminine and decolonial movement of thinking about anti-racist pedagogical practices through art education for early childhood, based on her experiences throughout her educational trajectory.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Aline Souza Silva (rassilva@uefs.br) on 2025-09-05T14:36:57Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO - SANDY EMANUELE SAMPAIO SANTOS.pdf: 1854065 bytes, checksum: 12637de9c7bc32a55adcd49634862740 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-05T14:36:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO - SANDY EMANUELE SAMPAIO SANTOS.pdf: 1854065 bytes, checksum: 12637de9c7bc32a55adcd49634862740 (MD5) Previous issue date: 2025-03-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.uefs.br:8080/retrieve/8000/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20-%20SANDY%20EMANUELE%20SAMPAIO%20SANTOS.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação das relações étnico-raciaispor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectInfâncias negraspor
dc.subjectEscrevivênciaspor
dc.subjectAutoria pedagógicapor
dc.subjectEducation of ethnic-racial relationseng
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.subjectBlack childhoodseng
dc.subjectEscrevivênciaseng
dc.subjectPedagogical authorshipeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePedagogia arteira: autoria pedagógica antirracista na educação infantilpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO - SANDY EMANUELE SAMPAIO SANTOS.pdfDISSERTAÇÃO - SANDY EMANUELE SAMPAIO SANTOS1.81 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.