???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1931
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGomes, Karolyne Mota-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5261674644014729por
dc.contributor.advisor1Carmo, Maria Cláudia Silva do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1187523442842502por
dc.date.accessioned2025-09-08T19:09:39Z-
dc.date.issued2025-06-06-
dc.identifier.citationGOMES, Karolyne Mota. Podemos ser professoras de química? histórias de vida e experiências formativas das professoras do curso de Licenciatura em Química, 2025, 111 f., Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1931-
dc.description.resumoEsse estudo buscou compreender como as histórias de vida e as experiências formativas mobilizaram as professoras-formadoras do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual de Feira de Santana na escolha pela docência. Para tanto, optei pela abordagem qualitativa de pesquisa por meio do método (auto)biográfico tendo como as histórias de vida de três professoras-formadoras do curso de Licenciatura em Química da UEFS da área de ensino de química. Sendo assim, os dispositivos da pesquisa foram o questionário como entrada de campo e a entrevista narrativa e as informações coletadas nas entrevistas narrativas foram inspiradas por meio da análise interpretativa-compreensiva de Ricoeur (1976). Pensando nisso, as análises das entrevistas narrativas foram dialogadas em três eixos: o que narram as professoras-formadoras sobre a escolha pela docência em Química; sobre a docência na área de ensino de química e as compreensões sobre formação de professores(as) de química. A base teórica foi dialogada com Pinheiro (2020); Borges (2009); Moreira (2019); Larrosa (2014); Josso (2004); Macedo (2015); Delory-Momberger (2012); Josso (2006), Pineau e Le Grand (2012); Delory-Momberger (2006); Dal’Igna (2023) e Cunha (2010); Pimenta (1996), Tardif (2005) e Cunha (2010); Gauche et al (2008); Nóvoa et al (1999) e Gatti et al (2019). Concluiu-se que as histórias de vida e experiências formativas das professoras-formadoras influenciaram a escolha pela docência na área de ensino de química por meio das experiências ao longo da vida. A pesquisa apresentada valoriza o diálogo sobre a formação dos(as) professores(as) de química, convocando universidades, escolas e futuros(as) professores(as) a refletirem sobre seus próprios caminhos, suas escolhas e os sentidos que atribuem à docência em química como uma forma de ressignificá-la. Este estudo evidenciou ainda a importância do reconhecimento das itinerâncias singulares e reafirmou a urgência de repensar a formação dos(as) professores(as) de química. Portanto, a pesquisa realizada propõe-se como a valorização do diálogo sobre a formação dos(as) professores(as) de química, convocando universidades, escolas e futuros(as) professores(as) a refletirem sobre seus próprios caminhos, suas escolhas e os sentidos que atribuem à docência em química como uma forma de ressignificá-la. Dessa forma, as histórias de vida e as experiências formativas das professoras-formadoras são aspectos centrais na ressignificação docente e na escolha pela docência na área de ensino de Química.por
dc.description.abstractThis study sought to understand how life stories and formative experiences influenced teacher educators of the Chemistry Undergraduate Program at Feira de Santana State University in their decision to pursue teaching. To this end, I adopted a qualitative research approach using the (auto)biographical method, focusing on the life stories of three teacher educators of the Chemistry Undergraduate Program at UEFS, who taught chemistry. Therefore, the research tools used were the questionnaire as field input and the narrative interview. The information collected in the narrative interviews was inspired by Ricoeur's (1976) interpretative-comprehensive analysis. With this in mind, the analyses of the narrative interviews were dialogued along three axes: what the teacher-trainers narrate about their choice to teach Chemistry; about teaching in the area of chemistry education; and the understandings about chemistry teacher training. The theoretical basis was discussed with Pinheiro (2020); Borges (2009); Moreira (2019); Larrosa (2014); Josso (2004); Macedo (2015); Delory-Momberger (2012); Josso (2006), Pineau and Le Grand (2012); Delory-Momberger (2006); Dal’Igna (2023) and Cunha (2010); Pimenta (1996), Tardif (2005) and Cunha (2010); Gauche et al (2008); Nóvoa et al (1999) and Gatti et al (2019). It was concluded that the life stories and formative experiences of the teacher-trainers influenced the choice of teaching in the area of chemistry teaching through lifelong experiences. The research presented values dialogue on chemistry teacher training, urging universities, schools, and prospective teachers to reflect on their own paths, their choices, and the meanings they attribute to chemistry teaching as a way to redefine it. This study also highlighted the importance of recognizing unique itineraries and reaffirmed the urgency of rethinking chemistry teacher training. Therefore, this research aims to promote dialogue about chemistry teacher training, inviting universities, schools, and prospective teachers to reflect on their own paths, choices, and the meanings they attribute to chemistry teaching as a way to reframe it. Thus, the life stories and formative experiences of teacher educators are central aspects of the re-signification of teaching and the choice to teach in chemistry.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniela Costa (dmscosta@uefs.br) on 2025-09-08T19:09:39Z No. of bitstreams: 1 KAROLYNE MOTA GOMES - Dissertação.pdf: 2148030 bytes, checksum: 4c59e1f45c3592ab2a1b08e6a07e85e8 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-08T19:09:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KAROLYNE MOTA GOMES - Dissertação.pdf: 2148030 bytes, checksum: 4c59e1f45c3592ab2a1b08e6a07e85e8 (MD5) Previous issue date: 2025-06-06eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.uefs.br:8080/retrieve/8046/KAROLYNE%20MOTA%20GOMES%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação de professores(as)por
dc.subjectHistórias de vidapor
dc.subjectExperiência formativapor
dc.subjectLicenciatura em Químicapor
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectLife storieseng
dc.subjectTraining experienceeng
dc.subjectBachelor's Degree in Chemistryeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.titlePodemos ser professoras de química? histórias de vida e experiências formativas das professoras do curso de Licenciatura em Químicapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KAROLYNE MOTA GOMES - Dissertação.pdfGomes, Karolyne Mota - Dissertação2.1 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.