???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1937
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCampos, Murillo Almeida Cerqueira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5235909326769525por
dc.contributor.advisor1Andrade, Carla Borges de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0811866653627494por
dc.date.accessioned2025-09-17T13:09:26Z-
dc.date.issued2025-07-03-
dc.identifier.citationCAMPOS, Murillo Almeida Cerqueira. Critérios editoriais e visuais nos livros infantis da EDUEFS: uma análise da relação entre texto, imagem e projeto gráfico, 2025, 99 f., Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Desenho Cultura e Interatividade, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1937-
dc.description.resumoA pesquisa investigou o processo editorial de construção do desenho nos livros infantis da Editora da Universidade Estadual de Feira de Santana (EDUEFS), situando-o no contexto da produção universitária brasileira. Constatou-se que a literatura infantil ainda ocupa espaço marginal nas editoras universitárias, embora possua grande potencial formativo, especialmente por meio das imagens e ilustrações. As publicações infantis da EDUEFS, e a construção do seu processo editorial, sinaliza inovação e compromisso social, ao explorar narrativas diversas, experimentações gráficas e discussões sobre o uso de inteligência artificial. A análise evidenciou que o desenho constitui linguagem autônoma e estruturante, dialogando com o texto e ampliando a recepção estética infantil. Esse processo requer articulação entre autores, ilustradores, designers e editores, em práticas colaborativas que valorizem a autoria compartilhada. A pesquisa também destacou a importância de instrumentos técnicos, como a ficha analítica, para qualificar a produção infantojuvenil. Ao mesmo tempo, reafirmou o papel das editoras universitárias como mediadoras entre ciência, cultura e sociedade, assumindo a infância como público legítimo. Historicamente, a trajetória editorial brasileira e baiana mostrou avanços significativos, ampliando a democratização do conhecimento. Nesse cenário, a EDUEFS consolidou-se como espaço de experimentação estética e de inclusão, unindo rigor acadêmico, identidade regional e inovação tecnológica. A pesquisa conclui que os livros infantis universitários, ao conjugar texto e imagem, configuram-se como artefatos culturais, pedagógicos e políticos, capazes de formar leitores críticos e sensíveis, ao mesmo tempo em que demandam reflexão ética e jurídica diante das novas tecnologias.por
dc.description.abstractThe research investigated the editorial process of constructing drawings in children’s books published by the State University of Feira de Santana Press (EDUEFS), placing it within the context of Brazilian university publishing. It was found that children’s literature still occupies a marginal space in university presses, although it has great formative potential, especially through images and illustrations. The children’s publications of EDUEFS, and the construction of their editorial process, signal innovation and social commitment by exploring diverse narratives, graphic experiments, and discussions on the use of artificial intelligence. The analysis revealed that drawing constitutes an autonomous and structuring language, in dialogue with the text and enhancing children’s aesthetic reception. This process requires articulation among authors, illustrators, designers, and editors, in collaborative practices that value shared authorship. The research also highlighted the importance of technical tools, such as the analytical record, to qualify children’s publishing. At the same time, it reaffirmed the role of university presses as mediators between science, culture, and society, recognizing childhood as a legitimate audience. Historically, the Brazilian and Bahian editorial trajectory has shown significant advances, expanding the democratization of knowledge. In this context, EDUEFS has consolidated itself as a space for aesthetic experimentation and inclusion, combining academic rigor, regional identity, and technological innovation. The study concludes that university children’s books, by combining text and image, are configured as cultural, pedagogical, and political artifacts, capable of shaping critical and sensitive readers, while also demanding ethical and legal reflection in the face of newtechnologies.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniela Costa (dmscosta@uefs.br) on 2025-09-17T13:09:26Z No. of bitstreams: 1 MURILLO ALMEIDA CERQUEIRA CAMPOS - Dissertação.pdf: 21008830 bytes, checksum: 50f48ff4a4f812fac737c6f2844ab7bb (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-17T13:09:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MURILLO ALMEIDA CERQUEIRA CAMPOS - Dissertação.pdf: 21008830 bytes, checksum: 50f48ff4a4f812fac737c6f2844ab7bb (MD5) Previous issue date: 2025-07-03eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.uefs.br:8080/retrieve/8080/MURILLO%20ALMEIDA%20CERQUEIRA%20CAMPOS%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTESpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Desenho Cultura e Interatividadepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLivro infantilpor
dc.subjectIlustração — Desenhopor
dc.subjectProdução editorial universitáriapor
dc.subjectChildren’s bookeng
dc.subjectIllustration — Drawingeng
dc.subjectUniversity Editorial productioneng
dc.subject.cnpqARTES PLASTICAS::DESENHOpor
dc.titleCritérios editoriais e visuais nos livros infantis da EDUEFS: uma análise da relação entre texto, imagem e projeto gráficopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MURILLO ALMEIDA CERQUEIRA CAMPOS - Dissertação.pdfCampos, Murillo Almeida Cerqueira - Dissertação 20.52 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.