Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/193
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Mônica Naiara Pereira da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7395528745655766por
dc.contributor.advisor1Pereira, Elvya Shirley Ribeiro-
dc.date.accessioned2015-09-15T00:08:32Z-
dc.date.issued2013-08-01-
dc.identifier.citationSantos, Mônica Naiara Pereira da Silva. Cenários histórico-literários de uma nação na prosa de Ana Miranda. 2013. 130 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Estudos Literários)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2013.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/193-
dc.description.resumoO principal objetivo nesta dissertação é a compreensão do processo de formação da consciência nacional e da identidade brasileira na prosa da escritora Ana Miranda, com ênfase no romance Desmundo (1996). Para tanto, considera-se a relevância do importante conceito pós-moderno de “presentificação do passado” nos textos literários contemporâneos, e nos modos como esse conceito introduz questões relativas ao processo de construção da nação e da identidade nacional nos romances de metaficção historiográfica. Portanto, apoiando-se numa metodologia bibliográfica, de cunho descritivo-analítica, são apresentadas discussões teórico-metodológicas de estudiosos dos temas da pós-modernidade, da formação da consciência e da identidade nacional, a saber: Hutcheon (1991), Baudrillard (1991; 2001), Jameson (2002; 2006), White (2001), Renan (1997), Anderson (2008), Santos (1997), Guibernau (1997), Bhabha (1997; 1998), Hall (2003), Bauman (2005), dentre outros. Na análise da prosa mirandina, discute-se a formação da nação brasileira e da consciência nacional a partir de sua gênese – o Brasil Colônia –, que é, em síntese, baseada na transgressão, no preconceito e na discriminação, numa pseudo “rigorosa” estrutura de classes e no abuso de poder. Examina-se, ainda, a presença paródica do mito fundacional e de origem da nação e da identidade do povo brasileiro, em que se enfatiza a importância do autoconhecimento do indivíduo. Observa-se, em suma, que a protagonista do romance pode ser considerada um modelo de representação desse processo de autoconhecimento identitário. Tal processo é, ao mesmo tempo, plural, multifacetado e descentralizado.por
dc.description.abstractThis document aims at comprehending the formation process of the national awareness as well as the Brazilian identity in Ana Miranda‟s works, focusing on the novel Desmundo (1996). To do so, it is taken into account the relevance of the important post-modern concept of „presenting of the past‟ in the literary and contemporary texts and the way this concept introduces issues related to the process of construction of the national identity in the novels of historiographic metafiction. Therefore, based upon a descriptive and analytical bibliographical methodology, it is presented theoretical and methodological discussions raised by scholars of post-modernity, formation of awareness and national identity such as: Hutcheon (1991), Baudrillard (1991; 2001), Jameson (2002; 2006), White (2001), Renan (1997), Anderson (2008), Santos (1997), Guibernau (1997), Bhabha (1997; 1998), Hall (2003), Bauman (2005), and so forth. In the analysis of Miranda‟s works it is discussed the formation of the Brazilian nation and the national awareness since its genesis – the colonial period - , which is, broadly speaking, based on transgression, prejudice and discrimination, in a taken-as „rigorous‟ classes structure and power abuse. Furthermore, it is examined the parody presence of the foundational myth, as well as the origin of the nation and the Brazilian identity, emphasizing the importance of the individual acknowledgement. To sum up, it can be noticed that the protagonist of the novel can be taken as a standard of representation of this process of identity acknowledgement. Such process is, at the same time, a plural, multifaceted and decentralized one.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Ricardo Cedraz Duque Moliterno (ricardo.moliterno@uefs.br) on 2015-09-15T00:08:32Z No. of bitstreams: 1 Dissertação completa.pdf: 952706 bytes, checksum: dbfb5dc1aeed460dc95bc5485e87bf85 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-09-15T00:08:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação completa.pdf: 952706 bytes, checksum: dbfb5dc1aeed460dc95bc5485e87bf85 (MD5) Previous issue date: 2013-08-01eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPEBpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTESpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Estudos Literáriospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPós-modernidadepor
dc.subjectMetaficção historiográficapor
dc.subjectConsciência nacionalpor
dc.subjectNação brasileirapor
dc.subjectIdentidade nacionalpor
dc.subjectPost-modernityeng
dc.subjectHistoriographic metafictioneng
dc.subjectNational awarenesseng
dc.subjectBrazilian nationeng
dc.subjectNational identityeng
dc.subject.cnpqLETRAS::LITERATURA BRASILEIRApor
dc.titleCenários histórico-literários de uma nação na prosa de Ana Mirandapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Coleção UEFS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação completa.pdfArquivo de texto completo930,38 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.