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dc.creatorAlbuquerque Filho, José Leopoldo Torres de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9808948813937861por
dc.contributor.advisor1Rocha, Washington de Jesus Sant’anna da Franca-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6817204233903341por
dc.contributor.advisor-co1Nolasco, Marjorie Cseko-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3140556424871309por
dc.date.accessioned2025-10-08T16:54:07Z-
dc.date.issued2025-07-05-
dc.identifier.citationALBUQUERQUE FILHO, José Leopoldo Torres de. Geodiversidade e educação ambiental: uma proposta didática aplicada ao Geoparque Serra do Sincorá - Bahia, 2025, 122 f., Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1947-
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta uma abordagem didática interdisciplinar voltada ao Ensino Fundamental II, tendo como eixo central a geodiversidade do Geoparque Serra do Sincorá, localizado na Chapada Diamantina, Bahia. A proposta buscou valorizar o patrimônio geológico local e promover a educação ambiental como componente fundamental do ensino das Ciências Ambientais no ciclo básico. Partindo do pressuposto de que a geodiversidade ainda é um tema pouco explorado no contexto escolar, apesar de sua relevância para a compreensão dos processos naturais e para a formação de uma consciência crítica sobre a relação sociedadenatureza, a pesquisa integrou conteúdos científicos a realidade local por meio de práticas pedagógicas contextualizadas. As atividades foram estruturadas em quatro eixos principais: sensibilização da comunidade escolar, estudo conceitual de geodiversidade e geoconservação, realização de visitas a geossítios e incentivo à reflexão crítica sobre a sustentabilidade. Entre as ações, destacam-se a produção de materiais didáticos, a construção de mapas temáticos, trilhas interpretativas e a elaboração de um guia de campo escolar como produto educacional. A metodologia adotada foi a pesquisa-ação, que possibilitou a participação ativa dos estudantes, a cooperação entre professores, alunos e famílias e a integração entre teoria e prática em um processo de aprendizagem significativo. Os resultados indicaram que os alunos ampliaram a compreensão sobre os elementos da geodiversidade, desenvolveram maior valorização do patrimônio natural da Chapada Diamantina e fortaleceram o sentimento de pertencimento ao território. Além disso, as atividades favoreceram a construção de saberes situados e despertaram nos estudantes atitudes de responsabilidade socioambiental. Conclui-se que a geodiversidade, quando integrada ao currículo escolar, constitui uma ferramenta eficaz para o ensino das Ciências Ambientais, contribuindo para a identidade cultural e ecológica dos alunos e para a promoção de práticas educativas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente aqueles relacionados à educação de qualidade, cidades sustentáveis, ação climática e vida terrestre.por
dc.description.abstractThis research presents an interdisciplinary teaching approach for elementary school students, focusing on the geodiversity of the Serra do Sincorá Geopark, located in Chapada Diamantina, Bahia. The proposal sought to highlight the local geological heritage and promote environmental education as a fundamental component of environmental science teaching in elementary school. Based on the premise that geodiversity remains an underexplored topic in schools, despite its relevance for understanding natural processes and developing a critical awareness of the relationship between society and nature, the research integrated scientific content with local contexts through contextualized pedagogical practices. The activities were structured around four main areas: raising awareness within the school community, conceptualizing geodiversity and geoconservation, visiting geosites, and encouraging critical reflection on sustainability. Among the activities, the production of teaching materials, the construction of thematic maps, interpretative trails, and the creation of a school field guide as an educational product stand out. The methodology adopted was action research, which enabled active student participation, cooperation between teachers, students, and families, and the integration of theory and practice in a meaningful learning process. The results indicated that students expanded their understanding of the elements of geodiversity, developed a greater appreciation for the natural heritage of Chapada Diamantina, and strengthened their sense of belonging to the region. Furthermore, the activities fostered the development of situated knowledge and fostered attitudes of socio-environmental responsibility. It is concluded that geodiversity, when integrated into the school curriculum, constitutes an effective tool for teaching Environmental Sciences, contributing to students' cultural and ecological identity and promoting educational practices aligned with the Sustainable Development Goals (SDGs), especially those related to quality education, sustainable cities, climate action, and life on land.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniela Costa (dmscosta@uefs.br) on 2025-10-08T16:54:07Z No. of bitstreams: 1 JOSÉ LEOPOLDO TORRES DE ALBUQUERQUE FILHO - Dissertacao.pdf: 2798931 bytes, checksum: c8a8e2c419c79b5f7e924fd06df9e7bf (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-10-08T16:54:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JOSÉ LEOPOLDO TORRES DE ALBUQUERQUE FILHO - Dissertacao.pdf: 2798931 bytes, checksum: c8a8e2c419c79b5f7e924fd06df9e7bf (MD5) Previous issue date: 2025-07-05eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.uefs.br:8080/retrieve/8122/JOS%c3%89%20LEOPOLDO%20TORRES%20DE%20ALBUQUERQUE%20FILHO%20-%20Dissertacao.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATASpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientaispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSequência Didáticapor
dc.subjectGeossítiopor
dc.subjectGuia Escolarpor
dc.subjectGeoconservaçãopor
dc.subjectEnsino Fundamentalpor
dc.subjectGeodiversityeng
dc.subjectEnvironmental Educationeng
dc.subjectGeoconservationeng
dc.subjectElementary School.eng
dc.subjectGeoparkeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApor
dc.titleGeodiversidade e educação ambiental: uma proposta didática aplicada ao Geoparque Serra do Sincorá - Bahiapor
dc.typeDissertaçãopor
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