???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1948
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantiago, Paloma Virgens-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1019507809865847por
dc.contributor.advisor1Cazumbá, Renailda Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9219723139474960por
dc.date.accessioned2025-10-08T19:46:53Z-
dc.date.issued2025-06-06-
dc.identifier.citationSANTIAGO, Paloma Virgens. “Quem aprende a escrever, conhece o peso da caneta”: análises críticas e proposições insurgentes para a construção de um currículo baseado nas relações étnico-raciais no Instituto Federal do Paraná”, 2025, 198 f., Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1948-
dc.description.resumoO ensino de língua inglesa no Brasil ainda tem se estruturado a partir de práticas eurocentradas e embranquecidas que reafirmam a ideia de neutralidade da língua e de um falante ideal branco, europeu ou norte-americano. Diante dessa problemática, a presente dissertação tem como objetivo analisar como os documentos oficiais dos campi de Paranavaí e Paranaguá do Instituto Federal do Paraná (IFPR) evidenciam (ou não) uma educação voltada para as relações étnico-raciais no ensino de língua inglesa com vistas à proposição de encaminhamentos curriculares insurgentes. A pesquisa ancora-se na escrita de si através da escrevivência, aporte teórico que parte das minhas vivências enquanto mulher negra, docente e pesquisadora, que ocupa os espaços analisados. Além disso, evoca vozes de intelectuais negras como Djamila Ribeiro (2019), Nilma Lino Gomes (2005), Sueli Carneiro (2005), Chimamanda Adichie (2019), bell hooks (2013), Bárbara Carine (2023), Aparecida Ferreira (2024), entre outras. O caminho metodológico se baseia na análise de conteúdo conforme explicita Bardin (1977), e é organizada em três fases: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. Os documentos analisados compreendem os Projetos Políticos Pedagógicos (PPP), os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) e os planos de ensino das disciplinas de língua inglesa dos referidos campi. Tal análise me permitiu delinear categorias organizadas em três eixos: 1. a presença ou ausência das políticas afirmativas, 2. o cumprimento das Leis 10.639/03 e 11.645/08, e 3. o desalinhamento dos planos de ensino em relação às Diretrizes Curriculares Nacionais. Os resultados apontam lacunas significativas na efetivação de uma proposta curricular antirracista, revelando uma prática pedagógica ainda distante dos preceitos legais e da valorização da diversidade étnico-racial. A partir dessa constatação, foram estabelecidas propostas para a construção de um currículo insurgente que se baseiam no trabalho desenvolvido por Santos (2021) e reconhecem os saberes e os corpos dos estudantes negros como centrais para o processo educativo. Ao articular escrevivências, análise crítica e referenciais teóricos comprometidos com a justiça social, esta dissertação propõe caminhos para a desconstrução do ensino de inglês enquanto prática eurocentrada, reafirmando o potencial da educação como instrumento de transformação social.por
dc.description.abstractEnglish language teaching in Brazil continues to be structured around Eurocentric and whitened practices that reinforce the idea of linguistic neutrality and the image of an ideal speaker as white, European, or North American. In response to this issue, this dissertation aims to analyze how the official documents from the Paranavaí and Paranaguá campuses of the Federal Institute of Paraná (IFPR) reveal (or not) an education committed to ethnic-racial relations in English language teaching, with a view to proposing insurgent curricular pathways. The research is grounded in autobiographical writing through escrevivência, a theoretical-methodological approach based on my lived experiences as a Black woman, teacher, and researcher occupying the spaces under analysis. It also draws on the voices of Black intellectuals such as Djamila Ribeiro (2019), Nilma Lino Gomes (2005), Sueli Carneiro (2005), Chimamanda Adichie (2019), bell hooks (2013), Bárbara Carine (2023), Aparecida Ferreira (2024), among others. The methodological path is based on content analysis, as defined by Bardin (1977), and is structured into three phases: pre-analysis, material exploration, and results treatment. The documents examined include the Political-Pedagogical Projects (PPP), Course Pedagogical Projects (PPC), and English language teaching plans of the aforementioned campuses. This analysis enabled the construction of categories organized around three axes: (1) the presence or absence of affirmative action policies; (2) the implementation of Laws 10.639/03 and 11.645/08; and (3) the misalignment of teaching plans with the National Curriculum Guidelines. The results point to significant gaps in the implementation of an antiracist curricular proposal, revealing pedagogical practices that remain far removed from legal frameworks and from the recognition of ethnic-racial diversity. Based on this diagnosis, this study proposes the construction of an insurgent curriculum inspired by the work of Santos (2021), recognizing the knowledge and bodies of Black students as central to the educational process. By articulating escrevivências, critical analysis, and theoretical frameworks committed to social justice, this dissertation outlines pathways to deconstruct English language teaching as a Eurocentric practice, reaffirming the potential of education as a tool for social transformation.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniela Costa (dmscosta@uefs.br) on 2025-10-08T19:46:53Z No. of bitstreams: 1 Paloma_Virgens_Santiago - Dissertação.pdf: 9509066 bytes, checksum: 30c7df681a4c1149ea210f25eac462a9 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-10-08T19:46:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Paloma_Virgens_Santiago - Dissertação.pdf: 9509066 bytes, checksum: 30c7df681a4c1149ea210f25eac462a9 (MD5) Previous issue date: 2025-06-06eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.uefs.br:8080/retrieve/8124/Paloma_Virgens_Santiago%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectRelações étnico-raciaispor
dc.subjectEducação profissionalpor
dc.subjectEnsino de língua inglesapor
dc.subjectEscrevivênciapor
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectEthnic-racial relationseng
dc.subjectProfessional educationeng
dc.subjectEnglish language teachingeng
dc.subjectEscreviências (Writing experiences)eng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.title“Quem aprende a escrever, conhece o peso da caneta”: análises críticas e proposições insurgentes para a construção de um currículo baseado nas relações étnico-raciais no Instituto Federal do Paraná”por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Paloma_Virgens_Santiago - Dissertação.pdfSantiago, Paloma Virgens - Dissertação9.29 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.