| ???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1949Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Vieira, Najara Conceição de Oliveira | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5767242811091201 | por |
| dc.contributor.advisor1 | Santos, David Moisés Barreto dos | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5904935830618045 | por |
| dc.date.accessioned | 2025-10-10T14:43:09Z | - |
| dc.date.issued | 2025-03-31 | - |
| dc.identifier.citation | VIEIRA, Najara Conceição de Oliveira. Flores-Ser no sertão: uma intervenção pedagógica para refletir sobre projetos de vida de adolescente, 2025, 150 f., Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana. | por |
| dc.identifier.uri | http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1949 | - |
| dc.description.resumo | Esta pesquisa teve como objetivo avaliar como a intervenção pedagógica Flores-Ser contribuiu para o processo reflexivo de adolescentes do Ensino Fundamental Anos Finais sobre seus projetos de vida em uma escola da rede pública municipal, localizada em um bairro denominado quilombo urbano em Feira de Santana (BA), envolvendo 62 estudantes do 9º ano, com idades entre 13 a 19 anos. A metodologia adotada está ancorada em abordagem mista, com predominância qualitativa. Utilizou-se instrumentos como entrevistas semiestruturadas, questionários (pré e pós-intervenção), observação participante e diário de campo. A análise quantitativa foi conduzida baseada em estatísticas descritivas e testes t (pareado e não pareado) e a análise qualitativa baseou-se em critérios operacionais relacionados ao conceito de projeto de vida, como definição de metas, sentido de propósito e planejamento futuro. A oficina Flores-Ser foi estruturada em dois módulos: Projetando Valores, voltado ao fortalecimento das competências socioemocionais e do autoconhecimento; e Projetando Ideias, fundamentado na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), o qual envolveu os estudantes na investigação de problemas reais da comunidade escolar e na proposição de soluções criativas e colaborativas. Os resultados evidenciaram transformações nas percepções dos adolescentes sobre seus projetos de vida, indicando a potencialidade da intervenção como dispositivo pedagógico complementar. Ademais, as estratégias utilizadas mostraram-se eficazes na promoção do autoconhecimento, da autoestima, da resiliência e do engajamento comunitário como também escolar. Portanto, a oficina Flores-Ser demonstrou potencial como proposta pedagógica e educativa integradora como também significativa, alinhada à formação integral dos adolescentes, promovendo conexões entre o currículo escolar, a subjetividade e os desafios de seu contexto sociocultural, educativo e socioemocional. | por |
| dc.description.abstract | This research aimed to evaluate how the pedagogical intervention Flores-Ser contributed to the reflective process of adolescents in the lower secondary education regarding their purpose in a public school located in an urban quilombo neighborhood in Feira de Santana (BA). The study involved 62 ninth-grade students, aged between 13 and 19. The methodology adopted was based on a mixed-methods approach, with a predominance of qualitative analysis. Data were collected through semi-structured interviews, questionnaires (pre- and post-intervention), participant observation, and a field diary. Quantitative analysis was conducted using descriptive statistics and t-tests (paired and unpaired), while qualitative analysis was guided by operational criteria related to the concept of purpose, such as goal setting, motivation, and future planning. The Flores-Ser workshop was structured into two modules: Designing Values, aimed at strengthening socioemotional skills and self-awareness; and Designing Ideas, grounded in Problem-Based Learning (PBL), which engaged students in investigating real-world issues within the school community and proposing creative and collaborative solutions. The results revealed transformations in adolescents' perceptions of their purpose, highlighting the potential of the intervention as a complementary pedagogical resource. Furthermore, the strategies employed proved effective in promoting selfawareness, self-esteem, resilience, and engagement with both the school and the community. Therefore, the Flores-Ser workshop demonstrated potential as an integrative and meaningful pedagogical and educational proposal, aligned with the holistic development of adolescents, fostering connections between the school curriculum, subjectivity, and the challenges posed by their sociocultural, educational, and socio-emotional contexts. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Daniela Costa (dmscosta@uefs.br) on 2025-10-10T14:43:09Z No. of bitstreams: 1 NAJARA CONCEIÇÃO DE OLIVEIRA VIEIRA - Dissertação.pdf: 2367964 bytes, checksum: 63778fb341233339f700c67b3b5aaef9 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-10-10T14:43:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NAJARA CONCEIÇÃO DE OLIVEIRA VIEIRA - Dissertação.pdf: 2367964 bytes, checksum: 63778fb341233339f700c67b3b5aaef9 (MD5) Previous issue date: 2025-03-31 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.thumbnail.url | http://tede2.uefs.br:8080/retrieve/8133/NAJARA%20CONCEI%c3%87%c3%83O%20DE%20OLIVEIRA%20VIEIRA%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual de Feira de Santana | por |
| dc.publisher.department | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UEFS | por |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Projeto de Vida | por |
| dc.subject | Ensino Fundamental Anos Finais | por |
| dc.subject | Adolescência | por |
| dc.subject | Intervenção Pedagógica | por |
| dc.subject | Formação Integral | por |
| dc.subject | Purpose | eng |
| dc.subject | Lower secondary education | eng |
| dc.subject | Adolescence | eng |
| dc.subject | Pedagogical Intervention | eng |
| dc.subject | Holistic Development | eng |
| dc.subject.cnpq | EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
| dc.title | Flores-Ser no sertão: uma intervenção pedagógica para refletir sobre projetos de vida de adolescente | por |
| dc.type | Dissertação | por |
| Appears in Collections: | Coleção UEFS | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| NAJARA CONCEIÇÃO DE OLIVEIRA VIEIRA - Dissertação.pdf | Vieira, Najara Conceição de Oliveira - Dissertação | 2.31 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

