???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1951
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Gilvan Gomes dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8099217105617174por
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Carlos Alberto de Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7472225340994044por
dc.date.accessioned2025-10-13T17:34:43Z-
dc.date.issued2025-07-31-
dc.identifier.citationSANTOS, Gilvan Gomes dos. Um estudo sobre a atmosfera de planetas rochosos: uma contribuição para o letramento científico por meio da Astronomia de estudantes do 1º ano do Ensino Médio, 2025, 122 f., Dissertação, Mestrado Profissional em Astronomia, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1951-
dc.description.resumoEsta pesquisa exploratória de abordagem qualitativa com apoio em análise descritiva de dados quantitativos simples, analisou as atmosferas de Mercúrio, Vênus, Terra e Marte para desenvolver o Letramento Científico em 171 estudantes do 1º ano do Ensino Médio da escola SESI José Carvalho em Feira de Santana, BA. Utilizamos Gamificação, Questionários, Recursos audiovisuais e Produção de Roteiros Científicos para produzir o nosso Produto Educacional, a Sequência Didática, que foi aplicada e evidenciou que os alunos compreenderam os distintos processos de formação atmosférica dos planetas rochosos e conseguiram relacionar às mudanças climáticas terrestres com a ação antrópica e as emissões de gases estufa, demonstrando avanço significativo na aprendizagem científica.por
dc.description.abstractThis exploratory research with a qualitative approach supported by descriptive analysis of simple quantitative data analyzed the atmospheres of Mercury, Venus, Earth and Mars to develop Scientific Literacy in 171 students in the 1st year of SESI José Carvalho High School in Feira de Santana, BA. We used Gamification, Questionnaires, Audiovisual Resources and Production of Scientific Scripts to produce our Educational Product, the Didactics Sequence, which was applied and showed that the students understood the different processes of atmospheric formation of the rocky planets and were able to relate Earth's climate changes to anthropic action and greenhouse gas emissions, demonstrating significant progress in scientific learning.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniela Costa (dmscosta@uefs.br) on 2025-10-13T17:34:43Z No. of bitstreams: 1 GILVAN GOMES DOS SANTOS - Dissertação.pdf: 3743090 bytes, checksum: ad01291a9d8e1e2d32de5dfb27f978b0 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-10-13T17:34:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GILVAN GOMES DOS SANTOS - Dissertação.pdf: 3743090 bytes, checksum: ad01291a9d8e1e2d32de5dfb27f978b0 (MD5) Previous issue date: 2025-07-31eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.uefs.br:8080/retrieve/8143/GILVAN%20GOMES%20DOS%20SANTOS%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE FÍSICApor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Astronomiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Geografiapor
dc.subjectEnsino de Astronomiapor
dc.subjectSequência Didáticapor
dc.subjectPlanetas Rochosospor
dc.subjectAtmosferapor
dc.subjectGeography Teachingeng
dc.subjectAstronomy Teachingeng
dc.subjectTeaching Sequenceeng
dc.subjectRocky Planetseng
dc.subject.cnpqASTRONOMIA::INSTRUMENTACAO ASTRONOMICApor
dc.titleUm estudo sobre a atmosfera de planetas rochosos: uma contribuição para o letramento científico por meio da Astronomia de estudantes do 1º ano do Ensino Médiopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GILVAN GOMES DOS SANTOS - Dissertação.pdfSantos, Gilvan Gomes dos - Dissertação3.66 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.