Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1962
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Giullyano Cordeiro dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0343196404350642por
dc.contributor.advisor1Farias, Franz Peter Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2971030070547146por
dc.contributor.advisor-co1Cardeal, João de Azevedo-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1216210630580841por
dc.date.accessioned2025-11-13T20:16:32Z-
dc.date.issued2025-08-08-
dc.identifier.citationSANTOS, Giullyano Cordeiro dos. Ensino de Semicondutores no Ensino Médio usando Softwares Educacionais e Design Thinking, 2025, 178f., Dissertação (mestrado), Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Física, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1962-
dc.description.resumoEnsinar o conteúdo de semicondutores no ensino médio pode ser um desafio considerável. O objetivo desse trabalho é desenvolver uma metodologia eficaz para o ensino de semicondutores no Ensino Médio, integrando teoria e prática. Para isto foi utilizada a teoria sociocultural de Vygotsky, junto com o Design Thinking e ferramentas digitais como as plataformas Tinkercad e Falstad. A intenção é tornar conceitos físicos mais acessíveis e envolventes para os alunos, promovendo a interação social, a colaboração e o aprendizado, preparando-os para carreiras científicas em uma sociedade cada vez mais tecnológica. Os dados coletados durante a aplicação demonstraram que essa estratégia foi eficaz, promovendo maior compreensão dos conceitos e maior engajamento dos alunos. A integração entre simulação virtual, Design Thinking e aprendizagem colaborativa facilitou o ensino de conteúdos abstratos, tornando a Física mais dinâmica e próxima da realidade dos estudantes. Os resultados indicam que unir tecnologia, metodologias ativas e ensino contextualizado não apenas amplia a compreensão científica, mas também prepara os alunos para um mundo cada vez mais dependente da ciência e tecnologia. Assim, conectar a Física ao cotidiano com ferramentas digitais torna o aprendizado mais significativo e duradouro.por
dc.description.abstractTeaching semiconductor content in high school can be a considerable challenge. This work aims to develop an effective methodology for teaching semiconductors in high school by integrating theory and practice. The sociocultural theory of Vygotsky, combined with Design Thinking and digital tools such as Tinkercad and Falstad platforms, was employed. The intention is to make physical concepts more accessible and engaging for students, promoting social interaction, collaboration, and learning, thus preparing them for scientific careers in an increasingly technological society. Data collected during implementation demonstrated that this strategy was effective, promoting greater conceptual understanding and student engagement. The integration of virtual simulation, Design Thinking, and collaborative learning facilitated teaching abstract concepts, making Physics more dynamic and relatable for students. Results indicate that combining technology, active methodologies, and contextualized teaching not only expands scientific comprehension but also prepares students for a world increasingly reliant on science and technology. Thus, connecting Physics to everyday life through digital tools makes learning more meaningful and lasting.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniela Costa (dmscosta@uefs.br) on 2025-11-13T20:16:32Z No. of bitstreams: 1 Giullyano_Cordeiro_dos_Santo - Dissertação.pdf: 5604179 bytes, checksum: 0576831f8d3a356a51b92a4ba7d3e0d9 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-11-13T20:16:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Giullyano_Cordeiro_dos_Santo - Dissertação.pdf: 5604179 bytes, checksum: 0576831f8d3a356a51b92a4ba7d3e0d9 (MD5) Previous issue date: 2025-08-08eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE FÍSICApor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Nacional Profissional em Físicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Físicapor
dc.subjectSemicondutorespor
dc.subjectVygotskypor
dc.subjectTinkercadpor
dc.subjectFalstadpor
dc.subjectDesign Thinkingpor
dc.subjectPhysics Teachingeng
dc.subjectSemiconductorseng
dc.subjectVygotskyeng
dc.subjectTinkercadeng
dc.subjectFalstadeng
dc.subjectDesign Thinkingeng
dc.subject.cnpqFISICA GERAL::INSTRUMENTACAO ESPECIFICA DE USO GERAL EM FISICApor
dc.titleEnsino de Semicondutores no Ensino Médio usando Softwares Educacionais e Design Thinkingpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Coleção UEFS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Giullyano_Cordeiro_dos_Santo - Dissertação.pdfSantos, Giullyano Cordeiro dos - Dissertação5,47 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.