Recent Submissions
Do olhar para a cidade e dos conceitos de design biofílico: o que as imagens técnicas dos condomínios horizontais residenciais comunicam
Esta dissertação investiga a presença do design biofílico nas imagens técnicas que compõem os folders digitais publicitários de condomínios horizontais residenciais em Feira de Santana (BA). O objetivo principal é compreender o papel do design biofílico nessas imagens, relacionando-o ao contexto histórico do abandono do espaço urbano, do qual os condomínios fechados são um dos elementos. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, com abordagem documental e estudo de caso. Os resulta...
Trilhas ecológicas e a formação de agentes ambientais mirins: uma abordagem crítica de educação ambiental em Itaitu/Jacobina, Ba
As trilhas ecológicas são espaços que podem ser utilizadas com um caráter pedagógico a partir de estratégias de ensino envolvendo a criação de itinerários de aprendizado com atividades práticas e interativas. Essas trilhas proporcionam uma abordagem de ensino mais contextualizada na qual os estudantes podem aplicar o conhecimento em situações do mundo real. Assim, este estudo teve por objetivo investigar o potencial didático-pedagógico das trilhas ecológicas no distrito de Itaitu, Jacobi...
Tendências mercadológicas na era da economia criativa: um estudo sobre a cor na Casacor
Este trabalho tem como objetivo analisar as tendências mercadológicas na era da Economia Criativa através da análise da cor utilizada nos ambientes da Casacor São Paulo. O estudo caracteriza a Economia Criativa como novo contexto mercadológico, identifica qual é a cor apontada pela edição de 2021 da Casacor como tendência de mercado e verifica qual a importância da Casacor no mercado da Economia Criativa, analisando a cor tendência utilizada em um dos ambientes publicados no Anuário Cas...
(SOBRE)VIVER E (RE)EXISTIR: Identidade e territorialidade de mulheres em situação de rua, na SalvaDOR de cantos e malocas
A pesquisa nasceu de uma ori-entação, buscou compreender as estratégias cotidianas de sobrevivência de mulheres em situação de rua na Baixa dos Sapateiros, Salvador-BA. Objetivou fomentar reflexões e fortalecer o debate sobre tais dimensões, junto às interlocutoras e a rede de suporte de saúde e socioassistencial que atua com esse grupo. Correlacionei a construção sócio-histórica brasileira e o fenômeno população em situação de rua, refletindo sobre o que Saffioti (2013) chamou de ―nó‖, ...
Critérios editoriais e visuais nos livros infantis da EDUEFS: uma análise da relação entre texto, imagem e projeto gráfico
A pesquisa investigou o processo editorial de construção do desenho nos livros infantis da Editora da Universidade Estadual de Feira de Santana (EDUEFS), situando-o no contexto da produção universitária brasileira. Constatou-se que a literatura infantil ainda ocupa espaço marginal nas editoras universitárias, embora possua grande potencial formativo, especialmente por meio das imagens e ilustrações. As publicações infantis da EDUEFS, e a construção do seu processo editorial, sinaliza ino...
Letramento acadêmico e digital: práticas de leitura na formação inicial de professores no curso de licenciatura em Língua Inglesa
Com o avanço das tecnologias digitais, houve um aumento significativo na interação entre as pessoas por meio das mais diversas interfaces digitais e suportes tecnológicos. As tecnologias digitais já desempenhavam um papel relevante no contexto social brasileiro antes da pandemia da COVID-19 e os documentos educacionais já refletiam esse avanço da cultura digital com a publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em 2018. No entanto, durante a pandemia, houve uma intensificação no...
Reumanização no Desenho Técnico: uma análise sobre o aperfeiçoamento dos instrumentos de execução
Esta pesquisa analisa a evolução das tecnologias de Desenho Técnico nos últimos cinquenta anos e seus impactos na desumanização das representações gráficas, especialmente na formação identitária dos profissionais de Arquitetura e Engenharia. Com o avanço das ferramentas digitais, observou-se uma transição do desenho manual para o digital, o que trouxe benefícios como maior precisão, clareza e produtividade. No entanto, essa mudança também gerou um afastamento do projetista da experiência...
Entre traços e memórias: o Urban Sketchers e o registro da paisagem urbana de Feira de Santana
Este estudo investiga a prática do Urban Sketchers e sua relação com a memória e as transformações urbanas, destacando como o desenho in loco contribui para a construção de narrativas tanto pessoais quanto coletivas. Tem por objetivo, analisar como os registros visuais produzidos, por mim, durante os encontros do Urban Sketchers Feira de Santana refletem as mudanças da cidade e a vivência de seus habitantes, evidenciando o potencial do desenho como instrumento de observação e interpretaç...
Planejamento territorial em Feira de Santana (BA): urbanização e requalificação da Lagoa do Subaé
Este trabalho tem como tema o planejamento territorial com ênfase em projetos de urbanização e requalificação urbana. Nesse contexto, como objetivo geral elaborouse um projeto de infraestrutura e urbanismo para a Lagoa do Subaé em Feira de Santana apoiado no planejamento territorial integrado urbano. Para dar suporte a esta proposição, buscou-se compreender a dinâmica e evolução urbana da área de estudo a partir do seu entorno, delimitando a Área de Preservação Permanente (APP); mapeou-s...
Desenvolvimento de sistema de nanoemulsão contendo geraniol com a avaliação da sua atividade in vivo e in vitro para o tratamento de desordens gastrointestinais e respiratórias
O geraniol (GE) é um monoterpeno majoritário de algumas espécies vegetais utilizadas na medicina popular, possuindo propriedades farmacológicas relevantes, incluindo antitumoral, antiinflamatória, antioxidativa, antimicrobiana, efeitos hepatoprotetores, cardioprotetores e neuroprotetores. Apesar da ampla descrição sobre seus efeitos, a atividade do GE para o tratamento de desordens respiratórias e gastrointestinais não foi explorada, tampouco em sistemas de nanoemulsões, que por sua vez m...
Podemos ser professoras de química? histórias de vida e experiências formativas das professoras do curso de Licenciatura em Química
Esse estudo buscou compreender como as histórias de vida e as experiências formativas mobilizaram as professoras-formadoras do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual de Feira de Santana na escolha pela docência. Para tanto, optei pela abordagem qualitativa de pesquisa por meio do método (auto)biográfico tendo como as histórias de vida de três professoras-formadoras do curso de Licenciatura em Química da UEFS da área de ensino de química. Sendo assim, os dispositivos da...
Pedagogia arteira: autoria pedagógica antirracista na educação infantil
Mulheres negras existem, resistem e inventam outros mundos! E quando essa mulher negra é professora de “menino pequeno” ela se torna uma professora-negra-arteira, que ao abaixar para ouvir e falar com as crianças negras, aprende com elas a arte de inventar, e assim suas invenções forjam novas perspectivas resistentes e criativas de ser, estar e pertencer ao mundo da educação que a todo tempo tenta nos invisibilizar. Neste sentido, o presente trabalho tem por objetivo: Compreender de que forma...
Uso de Few-shot Learning para lidar com o desbalanceamento severo de dados na classificação de lesões glomerulares
No contexto da nefropatologia, a classificação automática de imagens de biópsias renais é essencial para apoiar o diagnóstico e tratamento de pacientes. Técnicas de Machine Learning (ML), especialmente aquelas baseadas em redes neurais convolucionais (Convolutional Neural Networks – CNN), têm permitido a automatização dessa tarefa, oferecendo ganhos operacionais. No entanto, essas técnicas geralmente requerem grandes volumes de dados balanceados para alcançar bom desempenho, sendo negativame...
Lugares e não-lugares da educação do campo: um olhar para as políticas públicas educacionais em Santa Bárbara-Ba
Este estudo analisa o impacto das políticas públicas de educação na Educação do Campo em Santa Bárbara-BA, tomando como referência o processo de elaboração e implementação do Plano Municipal de Educação (PME) e sua consonância (ou não) com as demandas específicas das populações do campo. O problema da pesquisa tem como questão: “Qual o impacto das políticas públicas de Educação, a partir da elaboração e implementação do Plano Municipal de Educação (PME) de Santa Bárbara-BA, na Educação do Cam...
Extrativismo e manejo de cipós em uma comunidade quilombola do semiárido nordestino
As lianas, conhecidas como cipós, são essenciais para muitos povos tradicionais devido ao seu valor econômico e cultural relacionado ao fitoartesanato. Este estudo investigou as práticas de manejo e conservação de cipós em uma comunidade quilombola no semiárido baiano, combinando uma revisão integrativa realizada de 2000 a 2020 e um estudo de caso. Os principais desafios identificados incluem o manejo inadequado, a falta de conhecimento sobre a biologia e ecologia das plantas e o desmat...
Letramento acadêmico e digital: práticas de leitura na formação inicial de professores no curso de licenciatura em Língua Inglesa
Com o avanço das tecnologias digitais, houve um aumento significativo na interação entre as pessoas por meio das mais diversas interfaces digitais e suportes tecnológicos. As tecnologias digitais já desempenhavam um papel relevante no contexto social brasileiro antes da pandemia da COVID-19 e os documentos educacionais já refletiam esse avanço da cultura digital com a publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em 2018. No entanto, durante a pandemia, houve uma intensificação no...
Letramento imagético no livro didático de língua portuguesa, de uma escola do campo, do município de Santo Estevão/Ba
O texto dessa pesquisa aborda a discussão dos sentidos das imagens do livro didático e sua proposta de processo de ensino na formação de letrados visuais no contexto do campo. O objetivo é compreender os sentidos trazidos nas imagens do livro utilizado na escola do campo de Santo Estevão, avaliando o efetivo letramento imagético representativo do campo. Analisou-se o livro “Se Liga na Língua”, ed. moderna, 1º edição, 2020/2023 com metodologia de abordagem qualitativa pela análise do disc...
O CUCA e a acessibilidade: espaço, memória e patrimônio feirense frente às adaptações para o uso contemporâneo
As adaptações promovidas no Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA), em Feira de Santana, foram avaliadas e discutidas à luz da sua usabilidade para as demandas contemporâneas. De forma preliminar e sucinta, foram levantados os contextos e os fatos históricos mais relevantes que definiram suas particularidades enquanto patrimônio material e imaterial da cidade, endossados pela sua memória e pela sua arquitetura eclética. O objetivo desta pesquisa se firma na avaliação da acessibili...
Novo Ensino Médio: proposta didático-pedagógica para o componente curricular Estações dos Saberes VI- Ética e Meio Ambiente
Este estudo analisa os impactos da implementação do Novo Ensino Médio, instituído pela Lei nº 13.415/2017, no Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Zenilda Fernandes, na Bahia, e investiga de que modo o componente curricular Estações dos Saberes VI – Ética e Meio Ambiente pode contribuir para a construção de uma proposta didático-pedagógica fundamentada na perspectiva da Educação Ambiental Crítica, que sirva como diretriz para os professores que lecionam o referido componente. A...
Formação continuada e implicações à prática educativa de professoras do programa Conhecer, Analisar e Transformar a educação do campo (CAT) em Lamarão/BA
O processo de formação continuada vivenciado por professoras que participam do Programa CAT (Conhecer, Analisar e Transformar a realidade do campo) constitui a temática deste estudo. O CAT é um Programa de extensão iniciado no ano de 1997, na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), desenvolvido em parceria com as Prefeituras Municipais de 19 municípios baianos e com o Movimento de Organização Comunitária (MOC), que se propõe a oferecer formação continuada a docentes que atuam ...
- 13 Design
- 13 Educação do campo
- 13 Gender
- 13 Germination
- 13 Germinação
- 13 Learning
- 13 Políticas públicas
- . < previous next >
- 1921 UEFS
- 378 DEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTES
- 361 |||
- 186 |||
- 162 |||
- 129 |||
- 120 DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA
- 111 DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
- . next >
- 1733 Dissertação
- 188 Tese
- 571 2020 - 2025
- 1214 2010 - 2019
- 134 2001 - 2009
- 50 2008
- 1921 Acesso Aberto