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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Na esteira dos saberes e práticas da docência na educação infantil: as relações entre professoras e auxiliares no cotidiano de um CMEI
???metadata.dc.creator???: Santos, Mauricia Evangelista dos 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Iriart, Mirela Figueiredo Santos
???metadata.dc.description.resumo???: É a partir do processo de municipalização da Educação em Infantil, que no município de Salvador ocorreu em 2007, impulsionado pela política de descentralização, através da Emenda Constitucional 143 (de 12 de setembro de 1996) e da aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394 (de 20 de dezembro de 1996) que se desenvolve o objetivo central da presente dissertação: compreender como se configuram as relações entre as diferentes profissionais (professoras e auxiliares) que atuam em um CMEI, tendo como referência as especificidades das suas práticas, permeadas por crenças, valores, sentidos, significações construídas no cotidiano do trabalho. A pesquisa coloca em discussão as relações entre a formação acadêmica das professoras e a atuação prática das auxiliares de sala, em torno de questões relacionadas ao cuidar e ao educar e aos sentidos e os modos pelos quais cada profissional significa suas práticas e seus saberes nas relações que tecem umas com as outras, atravessadas por relações de poder. Para atender a tais objetivos o desenho metodológico da pesquisa é de cunho qualitativo, apoiado na abordagem teórica-metodologica da Rede de Significações (RedSig), de modo a nos permitir capturar o contexto discursivo e os processos de significação que se desenrolam no cotidiano do CMEI, recorrendo às estratégias da análise documental, observação participante, entrevistas semi-estruturadas e realização de grupos focais. Constituem-se sujeitos da pesquisa educadoras, auxiliares de desenvolvimento infantil e as gestoras da instituição. Os resultados indicam que as relações entre as professoras e as auxiliares configuram-se em meio aos micropoderes que medeiam relações hierárquicas no cotidiano da instituição, apontando para os sentidos e os significados sobre o próprio trabalho e o trabalho umas das outras, produzidos a partir do lugar social e institucional que cada grupo de profissionais ocupa. As análises evidenciam uma divisão social e de gênero no trabalho na educação infantil, que contribui para a construção de relações conflitivas entre auxiliares e professoras, observando-se poucos episódios de compartilhamento das ações docentes. Através das práticas discursivas, reconfiguradas com a interação pesqusiadora-pesquisadas, engendram-se processos de re-significação das suas identidades.
Abstract: Fue a partir del proceso de municipalización de la educación Infantil, que tuvo lugar en la ciudad de Salvador, en 2007, impulsada por la política de descentralización, a través de la Enmienda Constitucional nº 143 (del 12 de septiembre, 1996) y de la aprobación de la Ley de Directrices y Bases Educación Nacional nº 9394 ( del 20 de diciembre de 1996) que se desarrolló la idea central de esta tesina, con el objetivo de: comprender cómo se configuraran las relaciones entre los diferentes profesionales (maestras y asistentes) que trabajan en un CMEI, tomando como referencia las especificidades de sus prácticas impregnadas por creencias, valores, sentidos y significados construidos en el trabajo diario. Esa investigación pone en jeque las relaciones entre la formación academicista de las maestras y la actuación práctica de sus asistentes en aula, en temas relacionados con los cuidados diarios y la educación, así como también en los sentidos y formas que cada profesional atribuye a sus prácticas y a sus saberes en las relaciones que tejen entre sí, esas a su vez, traspasadas por relaciones de poder. Para alcanzar los objetivos pensados, el diseño metodológico de la investigación asumió un carácter cualitativo, basado en el abordaje teórico de la red de significados (RedSig), de modo a buscar la captura y comprensión del contexto discursivo, y de los procesos de significación que se desarrollan en el CMEI diariamente, a través de ciertos instrumentos y estrategias de investigación como: análisis documental, observación participante, entrevista informal y grupo focal. Se constituyeron sujetos de esa investigación: maestras, asistentes y miembros del grupo gestor de la institución in foco. Los resultados indicaron que las relaciones tejidas entre las maestras y sus asistentes se configuran en medio a micro poderes que median relaciones jerárquicas en la institución todos los días, señalando los sentidos y significados de su propio trabajo y del trabajo de los demás, sentidos esos, producidos desde un lugar y ámbito social e institucional que cada grupo profesional ocupa. Los análisis revelaron una división social y de género en el trabajo con la educación en la primera infancia en el CMEI, hecho que contribuye para la construcción y fortalecimiento de las relaciones conflictivas entre las maestras y sus asistentes, habiendo raras ocasiones de intercambio de las prácticas de enseñanza entre estos educadores. A través de las prácticas discursivas, reconfiguradas en las interacciones entre investigadora y sujetos investigados se engendraron procesos de redefinición de sus identidades
Keywords: Profissionais de Educação Infantil
saberes e práticas
papéis e posicionamento
relações de saber/poder
Profesionales de la primera infancia
saberes y prácticas
roles y posicionamiento
relaciones de saber / poder
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Acadêmico em Educação
Citation: SANTOS, Maurícia Evangelista dos. Na esteira dos saberes e práticas da docência na educação infantil: as relações entre professoras e auxiliares no cotidiano de um CMEI. 2013. 157f., Dissertação( Mestrado Acadêmico em Educação)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2013.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/206
Issue Date: 18-Apr-2013
Appears in Collections:Coleção UEFS

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